Search

Eleição na Cersul, Federação PP/União; ruído na Cidasc?; sessão da Câmara de Araranguá; e mais

Cersul: apoios expressivos à chapa 1

Depois que Ari Pessi, ligado ao PP, deixou a cooperativa em 2003. Depois dele houve um acordo para que um grupo passasse a comandar a Cersul de forma mais empresarial e até suprapartidário. Ronaldo Carlessi (2003-2007) iniciou esta fase; seguido de Renato Luiz Manenti (2007-2011); Moacir Antônio Daniel (2011-2015); e Everton Aldir Schmidt (2015-2019).

Depois de 16 anos, em 2019, a eleição para comandar a cooperativa contou com 4 candidaturas: Jonnei Zanette, do PP (acabou vencendo e ficou no comando de 2019 até 2023); Selvino Londero, do MDB (segundo colocado); Marcos Leone de Oliveira, do PSDB (terceiro colocado); e Arnildo Steckert, ex PSL (em quarto).

Agora em 2023, apenas duas chapas disputam o comando da Cersul. A chapa de situação, comandada por Andrei Magagnin, ligado ao PP de Turvo, conta com o ex-prefeito de Morro Grande

Valdo Rocha (PSD) como candidato a vice.

O atual grupo que comanda a Cersul conta com o apoio de 3 prefeitos do PP da comarca atendida pela cooperativa: Sandro Cirimbelli (Turvo), Keio Olivo (Morro Grande) e Betinho Biava (Timbé do Sul). Tem ainda o apoio do atual vice-prefeito de Meleiro, Pedro Luiz Schuwartz (PL).

Também apoiam a chapa 3 ex prefeitos de Meleiro – Jonnei Zanette, Vitor Hugo Coral e Jairo Canella – os 3 do PP; e o ex prefeito de Ermo, Marquinhos Leone, do PSDB.

O grupo defende uma gestão que estás com as contas em dia e que investiu pelo menos R$ 64 milhões em melhorias. Deste valor, R$ 34 milhões foram investidos em uma rede / linha 69Kv, de Turvo a Forquilhinha. Com isto, evita-se pagamento de frete, o que gera grande economia aos cofres.

 

Apoios suprapartidários

Além dos ex-prefeitos, a chapa 1 deve receber apoio dos deputados estaduais Zé Milton (PP), Tiago Zilli (MDB) e Rodrigo Minotto (PDT), muitos vereadores dos mais diversos partidos.

A chapa 2, de Slvino Londero e Pedrinho Mota, por sua vez, deve ter apoio do deputado estadual Volnei Weber (MDB). Além, destes apoios a chapa deve receber apoio dos prefeitos de Meleiro, Eder Mattos (PL) e Paulinho Dellavechia (MDB), de Ermo.

 

Federação PP/União

Em entrevista na manhã de sexta-feira (10), ao programa Enfoque na Post TV, o presidente do União Brasil, Gean Loureiro, falou sobre o movimento nacional para federação entre seu partido e o Progressistas. Caso o assunto avance para uma federação (União Progressista) a ideia é fazer uma fusão logo depois que o União Brasil encerrar a quarentena, já que em 8 de fevereiro de 2022 foi produto de uma fusão entre Democratas e PSL. Não pode fundir com outro por enquanto.

Para Loureiro, Santa Catarina não será empecilho para confirmar este acordo. A conversa fluiu bem entre as lideranças de ambos os partidos. Caso o superpartido saia do papel, esta federação poderá ter mais peso nas próximas eleições.

Na região do Vale do Araranguá, onde o União Brasil tem pouca expressão e não conta com nenhuma prefeitura, o PP, que tem 5 prefeituras (Turvo, Timbé do Sul, Morro Grande, Praia Grande e Passo de Torres), poderia ganhar um reforço para as eleições de 2024.

 

Sem surpresas

Gean Loureiro (União Brasil) disse que é natural o seu apoio à reeleição de Topázio Neto (Republicanos), em Florianópolis.

 

Portas abertas

Para Loureiro, a eventual entrada de Raimundo Colombo (PSD) e Gelson Merísio (Solidariedade) no Progressistas será bem aceita, não há portas fechadas para minguem.

 

Filia Brasil do PL

Lideranças do PL participaram no final de semana na região do Vale do Itajaí do movimento Filia Brasil. Na ocasião, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) recebeu uma homenagem do Clube Blumenauense de Caça e Tiro pelo apoio à categoria. 

 

Apoio às mulheres / Saúde

A deputada federal Ana Paula Lima (PT) foi entrevistada pela post TV na última sexta-feira (10) e falou sobre a situação das mulheres, especialmente sobre a atenção que o governo do presidente Lula (PT) dá a este tema. A deputada também lembrou que o Governo Federal aportou recursos para que Santa Catarina pudesse acabar com a fila de espera de 105 mil pacientes do SUS.

 

Água e Agronegócio

Dia 22 de Março, além de ser Dia Mundial da Água, também vai ter um momento importante para o agronegócio em Araranguá.

Isto porque quem fala com os alunos da aula inaugural do curso de agronegócio da Unesc Araranguá no dia 22 de Março, 19h30, é a presidente da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Elaine Steinwandter, uma das 100 mulheres poderosas do agro da Revista Forbes. Ela deixou o cargo para ser candidata a deputada estadual pelo Republicanos, e está de volta à presidência.

 

Climão na Cidasc?

De acordo com informações que chegam à coluna, a situação da presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, não é das mais consolidadas. Apesar de ter sido indicada por aliados de Jorginho Mello (PL), Celles não está muito bem com a cúpula do governo. O nome dela foi especulado pela primeira vez nesta coluna para comandar a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, fato que se confirmou.

 

3° Plano Diretor Municipal

A Secretaria de Planejamento Urbano, Órgão do Poder Executivo de Araranguá, tornou público o edital de Audiência Pública do Plano Diretor Municipal de Araranguá, que tem por objetivo a apresentação, deliberação de ementas, sua eventual composição e votação atinente ao Conjunto de Leis e respectivos anexos do Plano Diretor Municipal de Araranguá, denominado 3° PDMA.

Para apresentar sugestões, o edital completo está no link: 

https://www.ararangua.sc.gov.br/concursos/index/detalhes/codMapaItem/4607/codConcurso/19658.

 

Violência política

Tiros contra a casa de um vereador em Forquilhinha e assalto à casa de praia do vereador Zairo Casagrande (PDT) agitaram os bastidores da última semana na região da Amrec.

 

Momento de luta

Thatianne Ferro Teixeira, a Thati Teixeira (Cidadania), está passando por momento difícil de saúde, conforme informou a colega Maga Stopassoli. Thati passou pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Social Democrático (PSD), Partido Popular Socialista (PPS), Cidadania e ainda o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi presidente da Câmara de Vereadores e prefeita interina de Criciúma, e candidata a deputada estadual em 2022 pelo Patriotas.

 

Proteção Animal

Nesta terça-feira (14), 14 horas, na Acadepol, no evento de entrega de viaturas e computadores para a Grande Florianópolis, além da inauguração da Divisão de Proteção Animal, o delegado geral Ulisses Gabriel vai assinar a ordem de serviço para conclusão de Delegacia de Forquilhinha.

 

Posto Erechim fechado  

Nota da Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva informa que nesta terça-feira (14/03) a sala de vacinação do Posto de Saúde Marinho Miguel de Souza (Erechim) estará fechada e retorna na quarta-feira (15) o atendimento.