Search

NAATZ APOSTA EM SUCESSO DE JORGINHO MELLO; ZILLI PRESIDE COMISSÃO NA ALESC; E MUITO MAIS

 “O governador Jorge de Mello (PL) será o melhor governador da história de Santa Catarina”.

Isto foi o que disse o deputado estadual Ivan Naatz (PL) na entrevista que concedeu à POST TV na manhã desta quinta-feira (17).

Para o deputado, a forma com que Mello tem tratado com Assembleia Legislativa já é uma garantia de que não irá cometer os mesmos erros cometidos pelo ex-governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos).

Em relação ao seu mandato parlamentar, ele deverá focar ações em Turismo, Pesca e fiscalização e questão tributária.

 

PODEMOS PRESIDE CCJ

Mesmo tendo eleito apenas três deputados entre os 40 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Podemos irá presidir a principal Comissão da Casa. A Comissão de Constituição e Justiça ficou com Camilo Martins, advogado e ex-prefeito de Palhoça, como presidente, e o deputado da Amurel, Volnei Weber do MDB, como vice-presidente.

O deputado Tiago Zilli do MDB, também em seu primeiro mandato, irá fazer parte da comissão junto com outro deputado da Amurel, Pepê Collaço (PP) também em primeiro mandato. Complementam a CCJ os deputados Ana Campagnolo (PL), Júlio Garcia (PSD), Sérgio Guimarães (Uniao), Március Machado (PL) e Fabiano da Luz (PT).

A primeira missão da CCJ será analisar a reforma administrativa do governador Jorginho Mello (PL).

 

PL PRESIDE COMISSÃO DE TRABALHO

O deputado Ivan Naatz (PL) não irá mais ser o líder do PL na Assembleia Legislativa, cargo que ocupou por três anos, mas ocupará uma função de destaque ao presidir a terceira comissão mais importante da Assembleia Legislativa, a Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público, composta por 9 deputados. Ele antecipou esta informação em entrevista a POST TV  antes mesmo da reunião queria definir presidente e vice nesta quinta-feira (16). O vice-presidente será também o deputado Volnei Weber do MDB.

Deputado José Milton Scheffer do PP, é membro desta comissão.

LÍDERES DO PL

O partido também definiu que Ana Campagnolo Será líder na Alesc, enquanto Edilson Massoco, será o líder do governo. Naatz foi escolhido como coordenador Estadual do PL. Sua missão será a de articular as lideranças do partido nos municípios em busca da eleição de 100 prefeitos do PL em 2024. Na entrevista a POST TV Naatz apontou que os parceiros principais do PL em 2024 devem ser PP e MDB.

 

PREPARAÇÃO PARA 2024

O deputado estadual e ex vice-prefeito de Concórdia, Edilson Massoco (PL) assume a liderança do governo na Alesc com uma missão já bem definida: irá se preparar para a eleição de prefeito de Concórdia em 2024.

O prefeito Rogério Pacheco (PSDB), que  ficou sem vice, está em segundo mandato.

Assim como Carlos Humberto (PL), que era vice em Balneário Camboriú, e foi eleito deputado. Deverá ser candidato em 2024 já que o prefeito Fabrício Oliveira (PL) já está em segundo mandato e deverá buscar espaço na majoritária ao Governo do Estado em 2026.

 

FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO

Segunda comissão mais importante da casa será comandada pelo PSDB. O presidente será o deputado Marcos Vieira e o vice-presidente também será do Podemos, Deputado de primeiro mandato, Lucas Neves. Do Sul apenas o deputado Jessé Lopes, do PL, como membro desta comissão.

PRESIDENTE TIAGO

Estreante como o deputado estadual Tiago Zilli, assume o comando da comissão de assuntos municipais. Ex-prefeito de Turvo, o deputado irá comandar uma comissão que tem dois ex-prefeitos de municípios importantes de Santa Catarina. Napoleão Bernardes, do PSD, de Blumenau, será o vice-presidente, e Neodi Saretta (PT), ex-prefeito de Concórdia, será membro da comissão.

AMESC NAS COMISSÕES

Os dois deputados da região da mesc, Tiago Zilli (MDB) e Zé Milton Scheffer (PP), fazem parte de quatro comissões permanentes da Assembleia Legislativa.

 

ATRÁS DE EMENDAS

O prefeito Elisandro “Fanica” Machado (PP) e o vice Rodrigo Mariani (PSDB), de Praia Grande, estão em Brasília em busca de recursos.

MUDANÇAS NO LEGISLATIVO

No município, pelo menos 2 trocas devem acontecer na Câmara até 2024: o presidente Eliseu Espíndola Pereira deve trocar o MDB pelo PSDB, enquanto Nereu Cristóvão Scheffer deve mudar também de sigla na abertura da janela. É o que se especula hoje.

MICHELLE E O PL MULHER

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) participou nesta quarta-feira (15) da reunião que anunciou Michelle Bolsonaro como nova presidente do PL Mulher. Na ocasião, Zanatta cumprimentou Michelle Bolsonaro pela nova posição. Júlia atua para fortalecer a participação feminina em cargos públicos.

MOVIMENTO HUMANIZA SC

Nesta quinta-feira (16), o Movimento Humaniza SC reuniu na sede estadual do PT os partidos defensores dos valores democráticos com o objetivo de articular uma frente em defesa da democracia, contra o progressivo aumento de crimes cometidos por grupos de caráter nazifascistas. Participaram desta reunião preliminar PT, PCdoB, Rede, PSOL, PSB, PDT, PV e Solidariedade.

Depois de uma avaliação feita pelos representantes dos partidos presentes e da coordenação do Movimento Humaniza SC, chegou-se à posição de organizar um manifesto conjunto em que estes e outros partidos, bem como parlamentares e organizações sociais, anunciem sua disposição de lutar e resistir aos crimes que estão sendo cometidos por esses grupos em ato público a ser programado para um futuro próximo.

A grande maioria das ameaças de morte foi realizada contra mulheres parlamentares, além de ameaçar o presidente do PDT de SC, a reunião decidiu pela realização de atos nas cidades em que tais violências foram cometidas, considerando o próximo 8 de Março e tendo por objetivo levar a luta de resistência aos diretórios estaduais e municipais, bem como às associações e sindicatos para fazer chegar às suas subsedes e filiados.

A avaliação de todos é que a exacerbação das manifestações golpistas e ameaçadoras à vida de parlamentares e lideranças políticas de maneira geral, é um fato de extrema gravidade – particularmente em Santa Catarina – que exige um posicionamento mais geral urgente de toda a sociedade catarinense.