Search

Sombrio na agenda do governador; conservadores no governo; MDB será ou não governo?; e mais

POLÍTICA ESTADUAL

 

Jorginho já se lança para 2026

Em um dos momentos de destaque do governador em Sombrio, Mello disse que irá trabalhar para acabar com a fila de cirurgias nos próximos 6 anos. Ou seja, em seu segundo mandato. Baita confiança.

Em relação à Educação, o governador disse que será sua prioridade neste mandato (2023-2026), para além do ensino gratuito. Quer fazer parceria com o Sistema S (Senac, Senai, Sesc…) para ampliar a oferta de ensino profissionalizante.

 

Segurança em peso

A perita Andreza Boer Fronza foi apresentada como Diretora Geral da Polícia Científica.  Ela participou do ato de entrega dos equipamentos para a Segurança Pública do Extremo Sul, ao lado do Delegado Geral da Polícia Civil Ulisses Gabriel, Comandante da PM Estadual Pezolatto, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, e representantes do Poder Judiciário da Comarca de Sombrio.

 

Foram entregues nove viaturas e nove computadores para as delegacias de polícia da região

https://estado.sc.gov.br/noticias/em-visita-a-sombrio-jorginho-mello-entrega-viaturas-e-computadores-para-a-policia-civil-da-regiao/

 

 

Do Dnit a Seinfra

O MDB decide de aceita a pasta da infraestrutura, que terá dois diretores de peso e bem conhecidos de Mello, Ronaldo Carioni e Vissilar Pretto, ambos indicados superintendentes do DNIT SC, primeiro quando o governador Jorginho era deputado federal e depois quando era senador.

Se o MDB aceitar será o deputado Jerry Comper o secretário na pasta antes ocupada por Valdir Cobalchini e Luiz Fernando Vampiro.

 

Pautas conservadoras

O governador Jorginho Mello (PL) levou o deputado estadual Estener Soratto para a Casa Civil e a Alesc recebeu o já empossado Maurício Peixer (PL), ex vereador de Joinville. A Alesc perdeu um deputado mais para o Centro e ganhou um mais à direita, que defende pautas do bolsonarismo.

 

Indicação conservadora

Para tentar minimizar o veto do bloco de esquerda (PT, PDT e Psol) contra Ana Caroline Campagnolo (PL) o governador Jorginho Mello (PL) aceitou a indicação de um olavista (seguidor de Olavo de Carvalho como Ana e Júlia Zanatta) na Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Rafael Nogueira foi presidente da Biblioteca Nacional.

 

O poder de Júlio

Nas eleições de 2022, Jorginho Mello (PL) impôs uma derrota ao time apoiado por Júlio Garcia (PSD), com Gean Loureiro (União Brasil) e especialmente com Eron Giordani (PSD), que foi chefe de gabinete de Garcia na Alesc. Agora, nas eleições da Assembleia Legislativa foi a vez de Júlio mostrar seu poder de articulação. Os deputados atribuíram a ele o acordo que garantiu 37 dos 40 votos na disputa. A deputada Paulinha (Podemos) definiu bem durante a votação. “Júlio, tu é f…”.

 

O lixo e a política

Depois de 4 prisões, a Operação Mensageiro, bem que poderia se chamar Operação Pesadelo. Ao menos para os 6 prefeitos que foram detidos por suposta corrupção num esquema que envolve empresas de coleta de lixo. As últimas 2 prisões foram dos prefeitos Vicente Correia Costa, de Capivari de Baixo, e Antônio Ceron (PSD), prefeito de Lages. O prefeito Ceron é aliado histórico de Raimundo Colombo (PSD), apoiador da campanha de Gean Loureiro (União Brasil) e Eron Giordani (PSD).

 

Republicanos com Moisés

Apesar de uma fonte da coluna ter dito que houve uma disputa interna no Republicanos para substituir o deputado bispo Sérgio Motta na presidência, entre Lucas Esmeraldino e Carlos Moisés, quem deverá mesmo ficar com a missão de fazer o Republicanos em Santa Catarina é o ex governador. Lucas não se elegeu para Câmara Federal e Moisés ficou em terceiro lugar na disputa e não foi para o segundo turno, disputado entre Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT).

O Republicanos, ex aliado de Bolsonaro (PL), ficou com a vice-presidência da Câmara dos Deputados, com o presidente nacional pastor Marcos Pereira, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Além disso, elegeu o ex vice-presidente Hamilton Mourão como senador pelo Rio Grande do Sul.