Search

Bolsonaro sai derrotado com a vitória de Pacheco na eleição; nome para Cored; e muito mais

Rodrigo Pacheco (PSD) fez 49 votos x 32 votos de Rogério Marinho (PL) e segue no comando no Senado Federal.

A eleição segue com a composição da Mesa Diretora que tem além das vagas de presidente; 1º vice-presidente; 2º vice-presidente; 1º secretário; 2º secretário; 3º secretário e 4º secretário; e mais os 4 respectivos suplentes.

Eduardo Girão (Podemos/CE) renunciou em favor do candidato bolsonarista Rogério Marinho (PL/RN). Este recebeu apoio do PL, PP e Republicanos, e na reta final de Jair Bolsonaro (dos Estados Unidos) e Michelle Bolsonaro (PL) que fez campanha corpo-a-corpo no Senado. E teve ainda a declaração de voto de Sérgio Moro (União Brasil) em seu favor.

Já Rodrigo Pacheco (PSD/MG) contou com apoio de MDB, PSD, União Brasil, PSB, PDT e PT, além da articulação política de Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), e trabalho forte da base do governo Lula. É dito que o governo teve que entregar muitos espaços para aliados de Pacheco para não arriscar ter um presidente bolsonarista no Senado Federal.

O que facilitou chegada de Marinho com condições de disputar em pé de igualdade foi o fato de a eleição no Senado ser em voto secreto e em papel.

Mesmo assim, esperava-se pelo menos mais 4 votos, até chegar a 36 votos.

Santa Catarina está do lado dos derrotados, já que Esperidião Amin (PP), Jorge Seif (PL) e Ivete Apel (MDB) declararam voto em Marinho.

 

Lira tem folga

A eleição da Câmara dos Deputados não deve ter muitas surpresas. Arthur Lira (PP) conseguiu formar uma grande base de apoio em torno dele, com apoio desde o PL até o PT. Marcel Van Hattem (Novo) e Chico Alencar (Psol) colocaram os nomes pra dar um recado de pluralidade do Legislativo.

 

Luto no MDB

Faleceu, nesta terça-feira (31), aos 87 anos o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Concórdia, Luiz Suzin Marini (PMDB), de grande popularidade na sua região. Natural de Concórdia foi vereador, prefeito do município, deputado estadual por dois mandatos e presidente do Tribunal de Contas do Estado. Na terra natal, desenvolveu atividades na agropecuária e no comércio. Foi reeleito deputado, mas renunciou ao mandato em 1995, para assumir o cargo de Conselheiro no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). Entre 2007 e 2008, foi Secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia.

 

Pacote de obras

O prefeito César Cesa (MDB), que se afasta em férias na sexta-feira (3), fez a segunda rodada de inaugurações de obras em Araranguá. Tano Costa (PSD) assume o cargo nas férias do titular.

 

Clésio Salvaro com Jorginho

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), cumpriu agenda em Florianópolis nesta quarta-feira (1º), onde acompanhou a posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Na capital do estado, Salvaro participou de reunião com o governador Jorginho Mello (PL) para tratar da segurança pública no município, tema que preocupa a população no momento.

 

Comando da Cored

Suplente de vereador pelo PP, o professor Luis Carlos Pessi deixou o partido e foi ao PL. Com a vitória do governador Jorginho Mello (PL), Pessi foi escolhido como coordenador geral da Coordenadoria Regional de Educação – CORED, vaga que era ocupada pela professora Cleusa Maria Felisbrto Tavares e antes de Rosane Castelan durante o governo de Carlos Moisés (Republicanos).