Search

Almides eleito; MDB-PDT no comando da Alesc; Lira e Pacheco favoritos; nomeados do Estado; e mais

Almides, prefeito de Santa Rosa do Sul, assume presidência da AMESC

Conforme havia informado a coluna em primeira mão, o prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa (PSDB) irá acumular a presidência da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e do CIS AMESC (Consórcio Intermunicipal de Saúde), para o qual foi reeleito. A eleição aconteceu na manhã desta terça-feira (31).

O prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava (PP), passou o comando da Associação para Almides na primeira assembleia de 2023 do colegiado de prefeitos. Antes deles, o comando foi do prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira (MDB) em 2021, em plena pandemia da covid-19.

Sob a gestão de Almides haverá continuidade Plano de Dese nvolvimento Sócioeconômico (Unesc-Sebrae), busca da expansão do potencial turístico da região.

A data da solenidade de posse do presidente Almides e da nova diretoria será definida nos próximos dias. A nova diretoria, que deve ter Eder Mattos (PL), prefeito de Meleiro, como vice, já que ele deve ser o presidente em 2024.

 

CIS Amesc em dia

Depois da eleição, os prefeitos trataram da prestação de contas do CIS AMESC na gestão de Almides, que assumiu o posto do ex prefeito de Ermo Paulinho Dellavechia (MDB). A boa notícia é que o Cis Amesc já possui certidão negativa de débitos, conseguiu parcelar débitos federais, está comprando exames e consultas. Falta apenas a volta da compra de remédios para voltar a operar como antes acontecia.

 

Consórcio em stand by

Os prefeitos decidiram adiar em uma semana a definição sobre a continuidade ou extinção do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública da Amesc – CIMGEPA, que é comandado pelo prefeito João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB).

Há propostas de manter e aguardar o que fará Jorginho Mello (PL), extinguir ou anexar a Amesc (hoje é a parte). Além de ter perdido a força pelo formato que Carlos Moisés (Republicanos) encaminhou a liberação de verbas, a região fez outros consórcios para usina de asfalto.

 

Temporal provoca estragos

No mesmo dia em que Almides foi eleito presidente da Amesc, um temporal provocou estragos (casas destelhadas, queda de árvores, interrupção de rede elétrica e vias interditadas) em seu município, Santa Rosa do Sul, que está sob o comando do vice-prefeito Pedrinho Dávila (MDB).

 

Situação de Emergência em Turvo

O prefeito Sandro Cirimbelli (PP), junto do vice-prefeito Osvaldo Favaro (PP); a secretária de Saúde, Renata Pacheco Ribeiro; a secretária de Assistência Social, Elenita Scarabelot Pazini; o coordenador da Defesa Civil Municipal, Gustavo Simon; o assessor Jurídico Municipal, Pedro Henrique Rovaris de Souza; e o secretário de Obras, Vanderlei Pazini (Nino), trataram dos estragos produzidos pela chuva de domingo (29).

 

R$ 1,3 milhão em obra na educação

A Prefeitura de Sombrio entregou nesta terça-feira (31), no gabinete da prefeita Gislaine Cunha (MDB), ordem de serviço para reforma da escola municipal Alda Santos de Vargas, do bairro Januária, que completa 50 anos em 2023.

O investimento acima de R$ 1,3 milhão é fruto de emenda do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), para uma revitalização total da maior escola de Sombrio pela empresa Premolder Construções.

Na assinatura estavam a secretária de Educação, Rita de Cássia, da diretora da escola, Magali Abatti, professoras da escola, representante da APP, Valdemar Rodrigues de Souza, presidente da Câmara Dimi Cardoso (MDB), vereadores Chico do Maracujá (MDB), Joelmo Silveira (MDB) e Rafael Enfermeiro (PL).

“É uma escola que já fui diretora, quando de sua primeira grande ampliação, no início da década de 90 […]”, comentou a prefeita Gislaine Cunha.

 

Jornalistas na Press Trip Embratur e Sebrae

A jornalista italiana Silvia Gavino, chefe de reportagem da Revista F, que cobre notícias de atualidades e turismo, voou em balão. Ela e mais três jornalistas italianos estiveram em Praia Grande, para conhecer os principais atrativos turísticos na terça-feira (31), sob o olhar do prefeito Elisandro Pereira Machado (Fanica).

A Press Trip é organizada pela Embratur e pelo Sebrae em parceria com a Santur, Câmara Estadual de Turismo de Santa Catarina, Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, Federação dos Conventions Bureau e os Conventions, Floripa Airport, UFSC e Secretarias Municipais de Turismo.

O grupo contava com Ambra Ronzoni, jornalista freelancer que trabalha como repórter de viagens há mais de sete anos para a Revista National Geographic; Stefania Bonacina, jornalista freelancer que trabalha há vários anos para a Revista Elle Itália, com notícias sobre turismo; e Mark Perna, autor de televisão, rádio e teatro e diretor de documentários.

 

Asfalto na Ciclovia Sombrio-Gaivota

Na segunda-feira (30), a empresa Setep Engenharia iniciou a pavimentação asfáltica da ciclovia entre a ponte do Rio Caverá e acesso na Avenida Santa Catarina em Balneário Gaivota, por 4,2 quilômetros lineares nas margens da rodovia estadual, passando pelas lagoas de Fora e da Terneira.

 

Nadal e Minotto

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) deverá mesmo ser vice de Mauro de Nadal (MDB). Isto porque Ana Campagnolo (PL) foi apresentada para ser vice de Zé Milton (PP). O que pareceu é que agora, já que estava se encaminhando a derrota de 26 x 14, o PL encaminhou a proposta de ser vice e formar uma chapa de consenso.

O bloco e 6 votos – PT, Psol e PDT, se colocou como garantia de vitória a Nadal, que tinha como chegar a 20 votos e mais 6 do bloco. Então, o PL está forçando para ter espaço na nova Mesa, mas havia acordo firmado para dar suporte a vitória do bloco MDB/Podemos (9), PSD/UB/PTB (7) e o 6 da esquerda. Somente estes 3 já chegariam a 22 votos.

Está-se em busca de algum espaço importante para o PL na composição para que haja eleição por consenso.

 

Sem força contrária

Na Câmara dos Deputados, a situação de Arthur Lira (PP) é mais confortável. Mesmo com o antagonismo entre PT e PL, ambos partidos, que detém as maiores bancas, devem votar pela manutenção de Lira no cargo. Ele foi presidente na gestão de Bolsonaro (PL) depois de Rodrigo Maia (hoje PSDB).

Mesmo assim, o Psol deve indicar o deputado do Rio de Janeiro, Chico Alencar, que volta à Câmara, para concorrer contra Lira. Marcel Van Hattem (Novo) também lança nome à direita. Tem candidatos ao centro, direita e esquerda.

 

Pacheco ainda favorito

Rodrigo Pacheco (PSD) tem apoio do MDB, PSD, União Brasil, e dos senadores ligados ao Governo Lula – do PSB, PDT e PT.

A contagem na véspera estava em torno de 46 x 35 – 11 votos de diferença, se consideramos que o senador Eduardo Girão (Podemos) deve desistir e levar seus votos para Marinho. A tendência é de que a diferença ainda seja menor que 11 votos.

Já Rogério Marinho (PL) contava com pelo menos 21 votos do bloco PL, PP e Republicanos, ainda tinha votos desgarrados do PSDB e do MDB, como a senadora Ivete Apel da Silveira (MDB). Os 3 senadores de Santa Catarina – Amin e Seif também, votam no candidato da oposição Marinho.

Sérgio Moro (União Brasil), por óbvio, vai de Marinho.

 

Frente Parlamentar da Legítima Defesa

A deputada Júlia Zanatta (PL-SC) assume mandato nesta quarta (1º de Fevereiro) e se une aos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Marcos Pollon (PL-MS) para criar a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Liberdade e pelo Direito à Legítima Defesa. São necessárias 198 assinaturas.

“[…] precisamos debater e esclarecer a questão das armas e da autodefesa para a população. Existe um preconceito contra armas porque há desinformação sobre o tema”, afirma Zanatta, que irá atuar para derrubar os novos decretos de Lula (PL) sobre o setor de armas e em favor; e ainda em favor dos empreendedores na área da prática do tiro esportivo.

 

Fiesc visita as bases

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, finalizou nesta terça-feira, dia 31, a agenda de visitas à região Sul do estado. Ao longo dos dois dias, foram realizadas visitas a indústrias, órgãos públicos e entidades de classe nas cidades Criciúma, Orleans e Içara.

Os nomes do governo Jorginho:

  • Saúde: Carmem Zanotto
  • Educação: Aristides Cimadon
  • Fazenda: Cleverson Siewert
  • Administração: Moisés Diersmann
  • Casa Civil: Estener Soratto
  • Geral de Governo: Danieli Pinheiro Porporatti
  • Infraestrutura e Mobilidade: interino Ricardo Grando (deve ir para o MDB)
  • Agricultura e Pesca: Valdir Colatto
  • Proteção e Defesa Civil: Coronel Armando
  • Ação Social Mulher e Família: Alice Kuerten
  • Comunicação: João Debiasi
  • Ciência, Tecnologia e Inovação: Marcelo Fett
  • Procurador Geral: Márcio Vicari
  • Articulação Internacional: Juliano Froehner
  • Articulação Nacional: Vânia Franco
  • Executivo de Relações Institucionais: Edgard Usuy
  • Chefe da Casa Militar: Ten. Cel. José Eduardo Vieira
  • Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) Edenilson Schelbauer
  • Com Geral da PM: Aurélio José Pezolato
  • Com Geral do CBM: Cel Fabiano de Souza
  • Perita Geral da Pol Científica: Andressa Froza
  • CIASC: Fábio Machado
  • FCEE: Jeane Rauh Probst Leite
  • Secretaria de Estado da Comunicação (Secom): João Evaristo Debiasi
  • Diretora de Imprensa: Aline Coral
  • Presidência da SCPAR Porto de Imbituba: Luís Antônio Braga Martins
  • Presidência do Instituto do Meio Ambiente (IMA): Scheila Meirelles
  • Ciência e Tecnologia: deverá ficar com Silvio Dreveck, do PP

Os que faltam?

Celesc; Casan; Badesc; Cidasc (nome cogitado de Celes Regina de Matos); Detran; Epagri; Fapesc; Fesporte; Santur; SCPar; Controladoria-Geral do Estado (CGE); Secretarias do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE); do Desenvolvimento Social (SDS); Segurança Pública; Ciência e Tecnologia; Portos e Aeroportos; Executiva de Assuntos Internacionais; Executiva do Meio Ambiente.

No aguardo da reforma administrativa.