Search

PSDB irá comandar Amesc e Cis Amesc em inédita gestão unificada

A manhã desta terça-feira (31) será movimentada por três reuniões na sede da Amesc em Araranguá, com início às 9 horas:

a) para prestação de contas do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS AMESC, que ficará sobre o comando do prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg da Rosa (PSDB);

b) outra para a escolha do novo presidente do consórcio multifinalitário da Amesc, hoje sobre o comando do prefeito de Jacinto Machado, João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB);

c) e eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – Amesc, que foi comandada por Moacir Teixeira (MDB), prefeito de São João do Sul em 2021; por Betinho Biava (PP), de 2022 até 31 de Janeiro de 2023.

A eleição será para homologar a decisão tomada dentro do próprio PSDB, já que a definição passaria pelos 2 prefeitos do partido, Everaldo “Kekinha” dos Santos, prefeito de Balneário Gaivota, e Almides, prefeito de Santa Rosa do Sul.

A definição foi tomada em consenso pelos prefeitos em um almoço nesta segunda-feira (30). Ficou acertado que Almides irá acumular o comando tanto de Amesc quanto de Cis Amesc.

Esta foi inclusive uma sugestão do então presidente da Amesc, Arlindo “Lale” Rocha (ex-PSDB), para melhorar a transparência do Cis Amesc, mas o tema não foi para frente. Agora, com este acordo dos prefeitos tucanos, ao menos em 2023, haverá esta unificação.

Pode ser extinto

Já o consórcio multifinalitário da Amesc, que serviria para receber obras e melhorias do Governo do Estado, apesar de ter toda a documentação executada, não saiu do papel.

Nunca houve a assinatura do convênio por parte do governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos), que acabou optando por outros meios de encaminhar recursos aos municípios como o chamado pix (até 5 milhões) e mesmo o Plano 1000.