Search

Máquinas trabalham em desassoreamento de rios em Timbé do Sul

Atividade contribui para escoamento de água devido fortes chuvas, evitando futuros transtornos para município e região.

Foram iniciadas as obras relacionadas ao desassoreamento de rios em Timbé do Sul. A empresa ganhadora da licitação, a Transterra, tomou as atividades no final de 2022.

O município possui alto índice pluviométrico devido a região de Serra. Com isso, as fortes chuvas trazem grande quantidade de seixo rolado, proporcionando acumulo de material na calha do rio, dificultando o escoamento de água. Muitas vezes este escoamento traz transtornos aos moradores tanto de Timbé quanto da região que os rios cruzam. Para amenizar esta situação, o desassoreamento foi uma das alternativas tomadas pela Prefeitura Municipal de Timbé do Sul.

As máquinas atuam nos rios Serra Velha II (Serra Velha), Rio Figueira (Vila Nova), Rio Amola Faca (Molha Coco), Rio Figueira (Figueira Bordignon), Rio Figueira (Vila Nova), Rio Molha Coco (Molha Coco Alto), Rio Amola Faca (Nova Vicença) Rio Rocinha (Rocinha), totalizando uma extensão de 5.848,00 metros.

Com recursos da Agência Nacional de Petróleo (ANP), as máquinas atuarão, com licença ambiental, depositando o seixo rolado nas margens do rio, sendo esta uma barreira também para amortecimento para que as águas, na época de cheias, não destruam as encostas, dificultando a invasão da água nas propriedades lindeiras.

“Nossa intenção é sempre pensar e prestar o bem estar da população. Buscamos realizar esta obra, tendo a licença ambiental e seguindo o padrão conforme as normas e regulamentações vigentes da ABNT e do CONAMA, visando manter os princípios da simplicidade, funcionalidade e economia”, explicou o prefeito, Roberto Biava.

As máquinas realizam os serviços, no perímetro selecionado, no prazo de doze meses.