Search

Eleições na Alesc; repercussões da invasão dos poderes; Sul nas nomeações de Jorginho; e mais

  • Política Estadual

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA AINDA PODE TER SURPRESAS

Natan Monteiro Osório, subchefe da Casa Civil de Jorginho Mello (PL), disse a Post TV em entrevista na segunda-feira (9) que o governador se dispôs a oferecer os 11 votos do PL para os primeiros 2 anos de comando da Assembleia Legislativa a quem conquistasse a maioria. Por esta tese, basta a um dos pré-candidatos a presidente conseguir 15 votos para garantir apoio do PL.

Mauro de Nadal (MDB) e Zé Milton (PP) seguem em busca de conquistar esta maioria, mas para o ex prefeito de Sombrio, a conta teria 11 do PL, mais 3 do PP, e precisaria de mais 7 votos para chegar aos 21 necessários para formar maioria.

MDB e Podemos teriam 9 votos; PSD e União Brasil 6, o que já garantiria 15 votos dos 29 que sobram. Se o PL apoiasse este grupo a eleição já estaria decidida.

PT, PDT e Psol, com 6 deputados também podem ser decisivos nesta eleição.

Assim como o PSDB, com 2 deputados, Republicanos, Novo e PTB, que somam mais 5 votos.

 

OUTRAS POSSIBILIDADES

Por outro lado, se for formado um bloco MDB/Podemos – com 9 votos; PSD/União Brasil – com 6 votos; com a esquerda PT/PDT/Psol – com 6 votos; já teriam 21 votos sem precisar contar com os 11 votos do PL.

O líder de Jorginho na Alesc, Ivan Naatz, disse a Zé Milton (PP) que se ele conseguisse os votos para fazer maioria poderia contar com 11 votos do PL. Neste caso, Ana Paula Campagnolo (PL) seria a 1ª vice presidente.

Haja linha e agulha.

 

NOVO DG É DO SUL

O delegado Ulisses Gabriel, atual delegado de Urussanga, será o novo Delegado Geral da Polícia Civil. Ele atuava antes em Orleans, quando chegou ao comando da Adepol – Associação dos Delegados de Polícia de SC. Depois disso se filiou ao PSD e foi candidato a deputado estadual em 2018, quando ficou na suplência. Deixou o partido pela proximidade com Paulinho Bornhausen, que também deixou o PSD e foi para o Podemos. Ulisses preferiu ficar sem filiação e não concorrer no pleito de 2022. Agora, Ulisses aparece como terceiro nome do Sul a ser indicado para o governo de Jorginho Mello (PL), depois de Estener Soratto Jr. e Natan Monteiro Osório (ambos na Casa Civil).

Também foram nomeados Daniel Regis para a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic); Gustavo Madeira para a Diretoria de Inteligência; e André Bermudes para a Academia da Polícia Civil (Acadepol).

 

BENEDET ESPECULADO

Outro nome especulado para ocupar cargo no Estado é do ex deputado federal Ronaldo Benedet, de Criciúma, para o comando da Segurança Pública.

No início da manhã desta quarta-feira (11), Benedet disse à coluna que não havia nada formal, já que não havia conversado com o governador Jorginho Mello (PL), que foi seu colega de Alesc nos mandatos de 1999-2003 e 2003-2007.

 

IMPASSE NA CELESC

Conforme informação da coluna de Moacir Pereira, o Conselho de Administração da Celesc, após empate, não aprovou o nomes do diretor comercial Vitor Lopes Guimarães para assumir a presidência da Companhia. A votação ficou 5 x 5 porque teve os votos contrários dos indicados pelo ex governador Carlos Moisés (Republicanos). O atual presidente Cleicio Poletto Martins já morou em Araranguá.

 

  • Política Nacional

 

MEDIDAS EXTREMAS

Após o decreto de intervenção federal até 31 de Janeiro, com nomeação do adjunto da Justiça, Ricardo Garcia Capelli como interventor; o afastamento por 90 dias do governador Ibaneiz Rocha (MDB) – que o plenário do STF irá validar ou não, e a vice Celina Leão (PP) assumir o governo do DF; mandato de prisão contra o comandante da PMDF Fábio Augusto Vieira, e do secretário de Justiça exonerado Anderson Torres; e detenção de cerca de 1500 pessoas; a invasão estilo capitólio americano, não para de produzir efeitos. Medidas extremas contra atos de extremismo.

 

DESGASTE PALACIANO

No episódio de vandalismo e invasão ao prédio do Palácio do Planalto no último domingo (8), há desgaste a pelo menos três ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro Filho (Defesa) e general Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional – GSI).

 

APOIO A CATARINENSES

O governador Jorginho Mello (PL) acaba de criar um precedente ao apoiar juridicamente os 19 cidadãos catarinenses que estão detidos na PF de Brasília investigados pelos atos de vandalismo contra os 3 poderes. Vânia Franco, secretária de Articulação Nacional, está cuidando do caso.

Esta conduta deverá ser a mesma em todo o governo para cidadãos catarinenses em apuros no país e até mesmo fora dele, independente da coloração ideológico-partidária, sob pena de ser cobrado depois.

 

  • Política Regional

 

MUDANÇAS NO PARLAMENTO

O gabinete 205, que era ocupado pelo deputado estadual reeleito Jerry Comper – MDB (eleito como Jerry do Aldo herdeiro de Aldo Schneider, que faleceu), será ocupado pelo estreante Tiago Zilli (MDB), ex prefeito de Turvo.

O novo deputado já está no trecho. Com a volta dos trabalhos na Assembleia Legislativa já esteve na capital do Estado e participou do sorteio para escolha do número dos gabinetes, conduzido pelo presidente Moacir Sopelsa (MDB).

Tiago teve reunião na terça-feira (10) com Valdir Colatto (PL), secretário de Agricultura, acompanhando o prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), sobre o repasse de recursos para realização da Festa do Colono e Feira Agropecuária do município.

 

DOBRADINHA PSDB/PSD

Nícola Martins (PSDB) é indicado para presidir a Escola do Legislativo pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Salésio Lima (PSD), no biênio 2023/2024. A gestão terá foco na qualificação de lideranças políticas e na disseminação de conhecimento para despertar a cidadania e aproximar o parlamento da sociedade.

Nícola é jornalista e administrador público por formação. É mestrando em Desenvolvimento Socioeconômico e leciona Administração Pública no curso de Administração, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

 

PT REAGA CONTRA PROTESTOS

 

Araranguá esteve representada no final do dia de segunda-feira (9), no Largo da Alfândega na capital do estado, contra os atos de vandalismo contra com os 3 poderes ocorridos no domingo (8). Presença dos vereador e presidente do PT municipal , Jair Anastácio , ex vereador e atual coordenador regional do PT do Vale do Araranguá, Ozair Banha da Silva, e a suplente de vereadora e secretaria geral do PT, Sayonara de Araújo Pessoa.

“Foi um grande ato público que manifestou a indignação, a revolta e a tristeza de grande parte da população catarinense com os atos terroristas e de vandalismos caudados aos três poderes em Brasília. Não vamos aceitar esta ameaça a nossa democracia. Aceitem o resultados das urnas”, desabafou Anastácio em sua conta do Instagram.

 

SOMBRIO COM PL JOVEM

O nascimento da ala jovem do partido coincide com a filiação do radialista Northon Costa nesta quarta-feira (11), que entra para o partido do governador Jorginho Mello, e terá a missão de organizar a juventude liberal em Sombrio.

Costa entrou pelas mãos do presidente municipal e coordenador regional do PL, André Fernandes, vereador Rafa Enfermeiro, Giovanni Amorim e Éverton Gonçalves.

Antes, em março de 2022, o PL havia criado em março de 2022 o PL Mulher.

 

LIMPEZA DAS MARGENS DO RIO

O Rio Araranguá, por receber a foz que encontra o mar (Oceano Atlântico), também é presenteado com todo tipo se sujeira que desce rio abaixo desde o nascedouro. Todos os anos, são retiradas toneladas de lixo das margens sul e norte.

Por iniciativa da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA); Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae); Prefeitura Municipal e um grande número de parceiros da iniciativa privada; sábado pela manhã (14) haverá uma nova edição do Projeto Arco Iris.

A ação foi adiada dia 8 de Dezembro pelo mau tempo, mas agora deverá ser executada, com participação da imprensa.

 

  • Espaço Empresarial

 

DIA DE INAUGUAÇÃO

O empresário José Tramontin, que possui larga experiência no ramo da construção civil, irá abrir as portas na segunda-feira (16), para receber convidados para inauguração de sua sede, na Avenida Florianópolis, 1199, em Balneário Arroio do Silva.

A empresa Tramonta Imobiliária e Construções irá aproveitar o know how de seu fundador para investir pesado especialmente na construção de novas casas. Antes mesmo de abrir as portas, já tem pelo menos 6 obras em andamento.

 

VEM NOVIDADE AÍ

A Cidade Universitária (Projeto Cidades Inteligentes da Weber) foi palco de reunião para discussão de futuros projetos para a unidade de Araranguá. Weber Empreendimentos, Fábula, Colégio Dehon, Post TV e Igreja Vida Para Nações participaram desta troca de ideias e experiências.

 

PREPARAÇÃO DO TIME

A empresa Licks Empreendimentos Imobiliários resolveu expandir seus negócios e abriu um escritório em plena temporada de verão na movimentada Avenida Santa Catarina no sentido centro-lado sul. O registro é de uma reunião de alinhamento que aconteceu no início desta semana.

 

COLHEITA DO ARROZ

Coletiva de imprensa em Tubarão nesta quarta-feira (11), 19h30min, no Restaurante Porto 37, para lançamento oficial da 5a Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina.