Search

Novas Mesas Diretoras nas Câmaras de Sombrio, Gaivota, Turvo, Meleiro, Ermo, Praia Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul ; e mais

Rafa Enfermeiro favorito

A eleição marcada para quinta-feira (22) não deve trazer surpresas. De acordo com informações obtidas pela coluna, já na terça-feira (20), o MDB havia fechado questão para apoiar a candidatura de Rafael de Souza (PL).  

Várias reuniões foram feitas para buscar a costura da chapa, que pode ser apresentada até 30 minutos antes da eleição da Mesa Diretora.

Se isto se confirmar, com 1 vereador do PL, 3 do MDB, 1 do PDT e 1 do União Brasil, o grupo tem os 6 votos para fazer maioria.  

A oposição tem 4 votos do PP e costura uma aliança com o PRTB. Cogitava-se 2 nomes a presidente para buscar a formação de uma chapa: Fernando da Silva Pereira (PP) ou o vereador Magrão (PRTB).

Ao mesmo tempo, nesta quarta-feira (21), em que acontecia reunião da base do governo para ajustar os ponteiros, o Progressistas se reunia em busca de uma estratégia pra quebrar a maioria da base de Gislaine Cunha (MDB) e Jeriel Isoppo (MDB).

 

Tom de despedida

Segunda-feira (19), o vereador Gean Albino (União Brasil), se despediu da tribuna com seu último discurso oficial. Fez um balanço das ações da Câmara de Sombrio e da mediação entre a população e o governo da prefeita Gislaine Cunha (MDB). Antecipou que não tinha mais interesse em concorrer à presidência. O vereador irá apoiar Rafa, caso seja confirmada a sua candidatura.

 

PP no comando na Gaivota

Como a coluna havia antecipado, Paulo Roberto da Silva – Paulinho (PP), que ajudou a oposição a eleger a atual bancada, foi para a situação, e, alinhado com o prefeito, definiu o comandado da Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota para o biênio 2023-2024. Paulinho, recebeu 6 votos, e foi eleito presidente com o apoio dos vereadores Felipe Agostinho dos Santos (PSDB), líder do Governo de Kekinha dos Santos (PSDB) e Jonatã Coelho (Republicanos), que será o vice-presidente; do colega de partido Josimar Ramos Borges (PSDB), que será 1º secretário; e Maria Leandro Nunes (MDB), que assume a 2ª secretária. Nesta votação, Ênio Borges, o Ênio do Pedro Chico (PP), recebeu 3 votos.

Foi um movimento inverso a 2020, quando Fernando Gonçalves Batista – Fernando do Tide (PSB) foi eleito fora da base de Kekinha e Jonatã, que queriam Maria Leandro como presidente. Agora foi o governo quem trouxe um vereador do PP para se aliar e ser presidente da Câmara com seu apoio.

 

PP no comando em Meleiro

Na sessão de 12/12, penúltima sessão antes do Recesso Parlamentar, a Câmara de Vereadores manteve acordo firmado por PL, PSD e PP em 2020 e seguiu rodízio de presidentes, que começou com Joel de Luca (PP), passou por Anderson Scardueli (PL), e agora alcança o vereador Jonas Ostetto (PP) – que já comandou a Casa, e fica em 2023. Ele recebeu 7 dos 9 votos.

A nova Mesa terá ainda Antônio Simoni Oliveira (PSD) como vice; 1ª secretária Morgana de Almeida Figueiredo (PL); e 2º secretário Anderson Scardueli (PL). Pelo acordo, 2024, a presidência é de Antônio Simoni Oliveira (PSD).

 

MDB comanda Câmara de Turvo

A Câmara de Vereadores de Turvo elegeu segunda-feira (19) a nova Mesa para 2023/2024 com a volta de Luiz Lucinei “Nei” Vitto (MDB), que assume pela 4ª vez a presidência; vice-presidente Rogério Dagostin (MDB); 1º secretário Patrick Favaro Nazari (PP) e; 2º secretário Giovani Carlessi (PSDB), que renunciou ao cargo, que será preenchido em 2023.

O PP, com 4 vereadores contra 4 do MDB, conseguiu a vitória em 2020 e Samuel Neotti (PP) ficou 2 anos. O governo preferiu apoiar Nei Vitto, que não fez oposição ao prefeito Cirimbelli (PP), a dar a presidência a Carlessi, do PSDB.

 

Ex presidentes

A Câmara inaugurou ainda a galeria dos 41 ex-presidentes, desde Altemar Esteves de Aguiar (In memoriam), até Samuel Neoti, passando por ex prefeitos Iris Olivo (In memoriam), Ari Pessi (In memoriam), e José Brina Tramontin (In memoriam), que presidiram a Casa.

 

PSD segue no comando

Em Ermo, encerra o mandato de Claudionor de Souza, o Kal (PSD), mas o partido segue no comando da Casa Legislativa em 2023. Foi eleito nesta terça-feira (20), a chapa com Rogério Fagundes (PSD) a presidente; e Gian Rovaris de Vargas (PDT).

 

MDB assume comando

Cristiani Lima Scandolara da Silva (PP) deixa o comando da Câmara em São João do Sul, que volta a ser comandada pelo MDB. A chapa eleita tem como presidente Ismael Sant’Ana de Oliveira (MDB); 1º vice Juliano Raupp (PDT); 2ª vice Carla Jacioni da Silva Anacleto (MDB); 1º secretário Márcio Grei (MDB); e 2º secretário José Lucas Delfino, o Jusa (PSD).

 

MDB comanda Santa Rosa do Sul

Na sessão de segunda-feira (19), o vereador Elpídio de Souza Rodrigues (MDB) foi eleito o novo presidente da Câmara de Santa Rosa do Sul para o biênio 2023-2024, com 5 votos a 4 do vereador Jailson Mota Luiz (PSDB). O vice será Willian Sartor de Souza (PP), 1º secretário Moisés de Melo Réus (PSD) e o 2º secretário Higor de Souza Teixeira (PSD).

 

Eleição em 27/12 no Passo

No município de Passo de Torres, a eleição acontece em 27/12.

 

MDB comanda Praia Grande

O vereador Elizeu Espindula Pereira, o Colonão (MDB), foi eleito dia 14/12 para presidir a Câmara de Praia Grande para 2023/2024, com Altemir Bortolin de Jesus, o Nego (PSDB) de vice-presidente), Hélio Roque Speck (PSD) de 1º secretário; e Antenor Colares Gomes, o Loro (PP), de 2º secretário.

 

REGRA DO ITCM

Na terça-feira (20), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o Projeto de Lei, de autoria dos deputados Bruno Souza (NOVO), Jessé Lopes (PL) e Milton Hobus (PSD), que aumenta de 12 para 48 meses o parcelamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e doação de quaisquer Bens ou Direitos – ITCMD. O mais comum é a transmissão é a herança. A ideia é beneficiar quem informa sem precisar de notificação fiscal. Em resumo, quem não informa, tem 24 meses para pagar após notificação. Quem se antecipa e informa pode fazer em 48 parcelas.