Search

Zé Milton x Nadal; dia de eleição da Câmara; posse na Aciva; pra onde foi a emenda cancelada; e mais

ZÉ MILTON COLOCA SUL NA DISPUTA PELA ALESC

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para 2023 coloca o Sul do Estado no centro das discussões. Isto porque, em seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual, o ex prefeito de Sombrio, Amesc e Fecam, Zé Milton Scheffer (PP), costura a presidência do parlamento catarinense.

De outro lado, o movimento quem faz é o ex prefeito de Cunha Porã e ex presidente da Alesc (em 2021), Mauro de Nadal (MDB).

Zé Milton (PP) pode ter capitalizado 16 dos 21 votos que precisa para vencer o pleito a partir da indicação de apoio recebida pela bancada do PL, com a indicação de Ana Campagnolo (PL) como vice-presidente na chapa. Além dos 11 votos do PL e dos 3 do Progressistas, é possível ainda o voto de Egídio Ferrari (PTB) e Matheus Cadorin (Novo). A partir daí a busca pelos 5 votos depende de muita agulha e linha.

 

FORÇA DE QUEM PRESIDIU

Já pelo lado de Nadal, é possível construir uma aliança com 6 deputados do MDB, 3 do Podemos, 3 do União Brasil e 3 do PSD – que não estavam, em sua maioria, no campo de Jorginho Melo (PL) no primeiro turno das eleições. O grupo soma 15 votos.

Se a aliança mantiver unidos estes 4 partidos – MDB, UB, PSD e Podemos, se cacifa para vencer.

Isto porque os partidos de esquerda terão dificuldades para estar no mesmo grupo que os bolsonaristas.

Além disso, não se pode desprezar a força do ex presidente Júlio Garcia (PSD), que ainda é o maior articulador político do parlamento.

 

NOIVOS DA VEZ

A esquerda pode definir o rumo das eleições da Assembleia Legislativa, porque tem 6 votos. Se este grupo pender para um lado este sai vitorioso. O PT tem 4 deputados, o PSol tem 1 e o PDT 1. Há uma tendência, se o cenário for este mesmo apontado, é que a esquerda leve seus 6 votos para a chapa de Nadal.

 

OUTROS NOIVOS

Há quem aposte que o PSDB, com seus 2 deputados – Marcos Viera e Caropreso; e o Republicanos, com 1, bispo Sérgio Motta; possam somar com Nadal.

Se, por lado, somarem com Zé Milton, a projeção passa a ser de uma eleição muito apertada.

 

MDB OU PP?

O PL, a pedido do governador Jorginho Mello, não terá candidato a presidente neste primeiro biênio, o que denota que haverá tentativa de presidir a Alesc em 2025-2026.

No entanto, esta posição de apoio ao PP, que estava aliançado com Bolsonaro no plano nacional, impediu uma certeza antecipada de êxito.

Se o PL, com 11 deputado, apoiasse um grupo com MDB (6) a frente, fatalmente já teria definido a eleição, porque precisariam apenas garantir mais 4 deputados.

 

CHOQUE DE REALIDADE

Toda esta hipótese é baseada na ideia de que todos os deputados votarão em bloco, junto com seus partidos. No entanto, não há garantias, já que nomes do MDB, por exemplo, foram sondados para cargos de primeiro escalão do governo Jorginho.

O governador eleito venceu com 70% dos votos, recebeu apoios de quase todos os partidos no segundo turno – exceto da esquerda, é não de fato compromisso com estes partidos porque passou sem nenhuma aliança para a decisão com o PT de Décio Lima.

…………………………………………………………………………………………………..

NOVA DIRETORIA DA ACIVA

Na noite desta quinta-feira (15), a Aciva deu posse a sua nova diretoria para comandar a Associação Empresarial no biênio 2023-2024.

Eelito por unanimidade, Edio Kunhasky Júnior assume o posto em substituição ao presidente Alberto Sasso.

O novo presidente deverá focar em lutas em andamento, como o fortalecimento do curso de medicina na UFSC de Araranguá; conclusão da BR-285 Serra da Rocinha – fruto de promessas desde 2013, quando foi licitada; Serra do Faxinal, que teve até licitação no governo Moisés; Barragem do Rio do Salto; e até a luta pela continuidade do gás natural para atender as indústrias atuais e novas.

O fato é que segue o formato de renovação da entidade que iniciou na gestão de Alceu Pacheco.

Participaram da solenidade o deputado estadual eleito Tiago Zilli (MDB), presidente da Câmara de Araranguá, Jair Anastácio (PT), representantes do paço municipal e do governo do estado.

 

DIRETORIA DA VILA

A Associação de Moradores da Vila São José deu posse ao sua nova diretoria, sob a presidência de Fabio Rocha dos Santos. A União das Associações de Moradores de Araranguá, presidida por Roberto Rebelo, da comunidade de Arapongas, prestigiou a cerimônia de posse.

 

ARARANGUÁ

Em Araranguá, a chapa 1, de Luciano Pires (Podemos), é favorita a vencer a chapa 3 (que substitui a 2), de Paulinho de Souza (PSD).

 

ELEIÇÕES DEFINIDAS

Em Balneário Arroio do Silva, Élvio Zoche (União Brasil) comanda a Câmara no biênio 2023-2024.

Em Maracajá, Valmir Carradore (MDB), preside a Câmara, com acordo de rodízio entre 5 vereadores do MDB, PSDB e PSD para comandar o biênio.

Em Meleiro, Jonas Ostetto (PP), comanda a Câmara em uma aliança com o PL.

 

SAÚDE

O prefeito de Orleans, Jorge Koch (MDB), foi eleito para comandar o Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS Amrec.

 

CÂNCER

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do deputado Sargento Lima (PL), que cria uma facilidade para os pacientes oncológicos. 

 

VERBA PARA O ELEITO

O deputado estadual Kennedy Nunes (PTB) atribuiu o cancelamento da emenda de R$ 100 mil de Balneário Arroio do Silva a atendimento de acordos do deputado Egídio Ferrari (PTB), que ainda nem assumiu.

 

DATA ANUNCIADA

Já tem data definida a Feijoada da Apae de Maracajá em 2023. Será dia 15 de Abril, no Parque Ecológico Maracajá.