Search

Diplomação de Lula; comando da Acafe; disputas nas Câmaras de Araranguá, Arroio; Maracajá e Sombrio; e mais

Tem chapa governista sim

Depois da chapa apresentada pela oposição com Luciano Pires (Podemos), os vereadores aliados ao prefeito César Cesa (MDB) decidiram tentar a eleição. A estratégia utilizada é colocar os vereadores do PSD para encabeçar a chapa e apertar o vereador do partido, Samuel Nunes (PSD), que está inscrito na chapa oposicionista.

A chapa terá Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD) para presidente; José Carlos da Rosa, o Neno Fontoura (PSD) como 1ºº vice; Luiz José de Souza, o Luiz da Farmácia (PL) como 2º vice; Jair Anastácio (PT) como 1º secretário; e Maria Helena Périco (MDB), como 2ª secretária.

 

Valmir Eleito

Em Maracajá, a chapa 1 tinha Rodrigo Xavier da Silva (PDT) para presidente; Valmir Pita (PP) para vice; Matias José Matias (PDT) como 1º secretário e Alex Cichela (PSD) como 2º secretário.

A chapa 2 tinha inscritos para presidente Valmir Carradore (MDB); vice João Antônio da Rocha (MDB); 1ª secretária Rosilane Dassoler da Silva Valério (MDB); e 2º secretário Cristiano Trevisol Rocha (MDB).

Mesmo fora da chapa, a vereadora Edilane Rocha Nicoleite (União Brasil), votou chapa 1, mas o  que deu a vitória a chapa foi o voto de Alex Cichela (PSD), que estava inscrito na chapa 1, mas votou na chapa 2, de Valmir Carradore (MDB).

 

Élvio presidente 

Pelo acordo feito entre os 5 vereadores do União Brasil, os dois que não são novatos, Lei do Mar Azul e Elvio Zoche, teriam 2 anos cada na presidência da Câmara na gestão 2021-2024. Lei foi presidente e Elvio ficou como líder de bancada e agora será o inverso.

Como as chapas são apresentadas na hora e a votação e a votação é nominal por cargo, será eleita a chapa – todos do União Brasil, com Elvio Zocche, presidente; Pedro Coelho, primeiro secretário; Alan Almiro (Alan da Ambulância), vice presidente; e Maria Alice Luciano, segunda secretária.

Como o grupo já tem 5 votos, os 4 demais vereadores, 2 do PDT e 2 do PSDB, devem votar na mesma chapa, sem disputa.

 

Divisão governista?

Ainda não está definida a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Sombrio, que deve acontecer em uma sessão extraordinária de 19 de Dezembro em diante.

Há ainda a dúvida sobre as chapas que serão montadas. A oposição tem 4 vereadores do PP – o nome indicado deve ser de Fernando da Silva Pereira, e o vereador Magrão (PRTB), que também pleiteia a indicação.

O governo tem duas frentes para ajustar. O time atual tem Gean Albino (União Brasil), João da Silva Silveira, o João Roseno (PDT), Rafael Enfermeiro (PL), e mais os 3 vereadores do MDB, que tem pretensão de indicar candidato a presidente.

O nome que deve ser indicado é de Rafael Enfermeiro (PL), líder do governo Gislaine na Câmara.

Se o grupo governista se mantiver unido tem 6 votos contra 5 da oposição.

 

Comando da Acafe

A indicação do presidente da Acafe (Associação Catarinense de Fundações Educacionais), Aristides Cimadon, para ser o novo secretário de Educação de Santa Catarina vem às vésperas da indicação da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, para ocupar o cargo. A posse acontece nesta terça-feira (13), 19 horas, no Auditório da Univale, na capital dos catarinenses.

 

Novo comando do Grêmio

Em entrevista à Post TV o presidente eleito para comandar o Grêmio Fronteira no biênio 2023-2024, falou de seus planos para melhorias, investimentos, eventos, esportes. Evandro Conceição, da chapa 1, fez 363 votos a 241 votos da chapa 2, de sucessão do atual presidente Everaldo Pereira da Costa.

A transparência na divulgação, recadastramento dos sócios, a reformulação do Estatuto e Plano Diretor, e a manutenção do patrimônio estão entre as medidas mais urgentes.  

 

Novo comando da PM do Arroio

Na próxima quinta-feira (15), acontece a cerimônia de posse no novo comandante do 4º Grupo de Polícia Militar, que será o 2º sargento Plinio Réus Rocha Júnior.

 

Agência 2023

A empresa Aspekto Comunicação foi a vencedora do processo de licitação e irá cuidar da conta do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae.

 

Luto Sindical

O falecimento de Valdir Barbosa, no final de semana, deixa um vácuo no movimento sindical de Jacinto Machado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município há anos exercia a função com mansidão e com bom relacionamento com o sindicato rural patronal.

 

Cidadãos de Turvo

O árbitro Fifa Ramon Abatti Abel recebeu na Segunda-feira (12) o título de cidadão turvense pelas mãos do prefeito Sandro Cirimbeli (PP) e indicação do vereador Hether Back (PP), na Câmara Municipal de Turvo (SC).

Na mesma sessão, o deputado estadual que vai para o 4º mandato, o deputado estadual Zé Milton (PP) foi homenageado com o Título de “Cidadão Honorário Turvense”. A indicação foi do vereador Samuel Neotti (PP).

 

Lula e Alckmin diplomados

A união de vários partidos, sobretudo de esquerda, e a indicação de um ex adversário político como vice foi uma das fórmulas utilizadas pelo time de Lula para derrotar, e pela primeira vez desde o fim da Ditadura Militar, um presidente em exercício de mandato que buscava a reeleição. Antes de Jair Bolsonaro (PL), havia sido reeleitos Fernando Henrique (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT).

Com este amplo acordo, a esquerda volta ao poder com a eleição de Lula pela terceira vez. Quis o destino que Lula tenha sido preso justamente em 07 de Abril de 2018, Dia do Jornalista, data em que se entregou à Justiça Federal.

A diplomação foi antecipada para esta segunda-feira (12) no TSE.

A vitória de Lula (PT) e Alckmin (PSB) foi reconhecida, sob discursos de Alexandre de Moraes, que enalteceram a democracia e o combate à proliferação de notícias falsas.

Lula, em seu discurso chegou a se emocionar, ao lembrar da trajetória.

A posse está marcada para 1º de Janeiro, não sem protestos de adversários e populares que não aceitam o resultado das urnas.

 

Ainda na lista de Lula

A Economia será dividida em três pastas: Economia, Planejamento e Fazenda, esta úlque será ocupada pelo ex ministro da Educação Fernando Haddad (PT). A Defesa ficará com José Múcio (PTB-PE). A Justiça e Segurança Pública ficará com o ex juiz, ex governador e senador eleito Flávio Dino (PSB-MA). O Itamaraty ficará com o diplomata Mauro Vieira. Um cargo que historicamente tem importância para os governos petistas, a Casa Civil, ficará com o ex governador da Bahia, Rui Costa (PT), que conseguiu eleger seu sucessor.

 

Nomes que podem ser indicados

Aloizio Mercadante (PT) no BNDES; Simone Tebet (MDB) no Desenvolvimento Social; Camilo Santana (PT) na Educação; Márcio França (PSB) na Ciência e Tecnologia; Renan Filho (MDB) na Minas e Energia; Marina Silva (Rede) no Meio Ambiente; entre outros.  

 

Eminência parda

Fica a expectativa para atuação de Felipe Mello, filho de Jorginho Mello (PL), figura de confiança do novo governador na gestão de seu pai. Deve ter papel estratégico, na gestão, até pela sua capacidade já testada no Governo do Estado.

 

De olho em 2024

O deputado federal Carlos Chiodini, novo presidente do MDB, em entrevista à Rádio Som Maior, aponta para as eleições municipais como novo corte da política catarinense. Momento chave para reorganizar o partido.