Search

Moção para time que impediu rebelião; PL deve contestar eleições; movimentação em NY; e muito mais

POLICIAIS PENAIS RECEBEM MOÇÃO

Na noite desta quarta-feira (16) a Câmara de Vereadores de Araranguá entregou moção de reconhecimento para 16 colaboradores da Penitenciária Sul, entre eles, policiais penais e agentes temporários.

Em 14 de maio de 2021 os detentos realizaram uma rebelião no interior do estabelecimento penal. No dia dos fatos os detentos estavam armados e os servidores colocaram suas vidas em risco ao decidirem manter a ordem dentro da Penitenciária, já que a rebelião invadiu as 14 celas da galeria em que aconteceu a revolta.

O autor da proposição, vereador Luiz da Farmácia (PL), evidenciou o trabalho daqueles que trabalharam para o restabelecimento da normalidade dentro da penitenciária.

“A unidade contava com 897 internos alocados e que a conduta de todos os servidores envolvidos foi louvável e digna de elogios, porém a atuação dos servidores homenageados foi fundamental para conter o momento mais crítico da crise, evitando uma maior fatalidade”, justificou o vereador.

A moção foi aprovada por unanimidade na sessão que contou com a participação de inúmeros policiais penais e de outros servidores da Penitenciária Sul.

 

ABAIXO ASSINADO PARA TENTAR IMPEDIR AÇÃO

O vereador Nelson Soares (PDT) falou à Post TV, no Programa Voz do Sul, sobre a iniciativa que ajustou a construir para buscar assinaturas para tentar impedir a continuidade do processo que parte de uma recomendação do Ministério Público Federal (PPF) e que pode virar em uma Ação Demolitória nas mãos de um juiz federal.

O deck do Morro dos Conventos recebeu uma denúncia, mas a obra já foi executada com parecer favorável da Procuradoria de Araranguá, Procuradoria da FAMA e as devidas autorizações ambientais desde o processo até a execução da obra, com autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), por se tratar de área de Marinha, pertencente à União.

De acordo com a jurisdição federal, o Ministério Público Federal (MPF) recomenda a destruição de parte da obra, que depende de um juiz federal, depois, em caso de recurso vai ao TRF4 em Porto Alegre (colegiado de juízes federais), STJ e até STF, que irá tratar da vegetação de restinga.

 

TRANSIÇÃO JORGINHO X MOISÉS

A transição do futuro governo Jorginho Mello (PL) avança nos levantamentos e diagnóstico junto à atual gestão estadual. Na primeira semana os 14 membros da equipe focaram na análise da estrutura de governo, do quadro de servidores e do orçamento para 2023. A ideia é que, em Dezembro, com o anúncio do novo colegiado, os secretários já tenham informações suficientes sobre a estrutura da pasta.

Para ajudar nos trabalhos foi solicitado que os servidores cedidos tenham o vínculo com a nova pasta prorrogado por mais 90 dias.

Outra preocupação, segundo o coordenador da transição, Moisés Diersmann, é com a gestão dos contratos de serviços continuados que terminam dia 31 de dezembro.

 

RODÍZO EM ARARANGUÁ

A Câmara de Vereadores de Araranguá teve 3 suplentes em lugar de titulares: Alysson Bitencourt (Podemos) ocupou posto de Luciano Pires (Podemos); Robson Jaques (Avante) que ocupa vaga de Zico (Avante); e Fernando Espíndula (MDB) assumiu o posto de Maria Helena Périco (MDB).

 

CONTESTAÇÃO

O Partido Liberal (PL) deve mesmo contestar as urnas eletrônicas do ano de 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015? A notícia correu como um rastilho de pólvora nos grupos de direita.

Trata-se de uma estratégia de usar os dados de uma auditoria privada contratada pelo próprio partido para contestar o resultado das eleições. É a mesma linha apresentada por Fernando Cirimedo, youtuber argentino de direita.

Se o PL contestar a eleição, fará o que aconteceu em 2014, quando o candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) questionou a vitória de Dilma Rousseff (PT), reeleita.

Depois disso, o que tivemos foi um ‘movimento de pressão’ que acabou chegando ao Congresso Nacional (Câmara e Senado), que acabou cassando o mandato de Dilma por impeachment.

 

POLÍTICOS GENERAIS

O general Walter Braga Netto (PL), candidato a vice derrotado nas eleições de 30 de Outubro, repostou parte do texto do General Villas Boas no twitter.

“A história ensina que pessoas que lutam pela liberdade jamais são vencidas” General, mais uma vez sua liderança e clareza de pensamentos nos orientam e inspiram. É evidente a real e urgente necessidade do resgate da independência e da harmonia entre os poderes.

Os homens de farda estão cada vez mais políticos, o que faz com que aceitem até ir contra a Constituição para defender seu lado da história.

 

PRESSÃO SOBRE MINISTROS

“Perdeu mané. Não amola!”, Luiz Eduardo Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A frase saiu depois de uma bombástica passagem pelos ministros do STF no evento do Lide Empresarial, organizado pelo ex governador João Dória.

 

DUAS ETAPAS

A segunda etapa do Exame do Ensino Médio (Enem) acontece dia 20 de Novembro.

 

COMITIVA NO JAPÃO

A comitiva Catarinense que busca experiências do universo de Ciência, da Tecnologia e da Inovação (CTI) no continente asiático visitou, nesta segunda-feira (14/11), a Universidade Tecnologia de Tóquio. A Missão Técnica viabilizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) passa por instituições do ecossistema de CTI no Japão e em Singapura ao longo dos próximos dias com representantes de 23 Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o estado de Santa Catarina. Além de buscar experiências e insights de modelos a serem aplicados no Estado, o grupo busca formalizar acordos de cooperação com as organizações que fazem parte da intensa programação.

Além de apresentarem dados e missões da Universidade, os anfitriões fizeram “pitches” com cinco dos principais projetos liderados pela Universidade. Entre os assuntos abordados nas rápidas apresentações feitas por professores estiveram os trabalhos realizados pelo Centro de Compositores de Matrizes Cerâmicas; pela Escola de Engenharia, dividida entre pesquisas nas áreas de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica e química aplicada; biotecnologia e biodiversidade; Escola de Mídia; Ciências da Saúde; Design; Ciência da Computação e Educação Cooperativa de Engenharia.

A primeira das instituições visitadas, criada em 1947, conta com mais de 34 mil egressos em diferentes áreas e abriu as portas para a visita e aproximação acadêmica ao receber o grupo pelo reitor da Universidade, Yasuhiro Ohyama, e pelos professores Kenji Hara e Edwardo F. Fukushima.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, este foi um excelente primeiro encontro e já mostra as possibilidades a serem viabilizadas na missão. “Além de conhecermos um espaço físico grandioso e impecável em cuidado e belezas naturais, sermos recebidos com muito carinho e atenção pela Universidade e termos conhecido de perto alguns dos principais projetos que eles nos apresentaram com orgulho, deixamos muitas portas abertas para possíveis parcerias com aquilo que se correlaciona com projetos em andamento em Santa Catarina. Uma das grandes reflexões desse momento, no entanto, se volta também ao reconhecimento daquilo que já temos em questão de tecnologia, recursos humanos e projetos acadêmicos, já que muito se assemelha ao nossos sistema, sendo possível perceber, inclusive, aspectos em que as nossas IES poderão colaborar muito com projetos da Universidade de Tóquio”, destaca.

Integram a comitiva representantes das IES: Católica SC, Furb, IFC, Ifsc, UniSatc, UniSenai, Udesc, UFFS, UFSC, UNC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc.

Entre os locais a serem visitados ao longo dos próximos dias de Missão Internacional estão ainda a Embaixada do Brasil no Japão, o Instituto Tecnológico da JICA, o Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão, os dois campus da Universidade de Chukyo, Universidade de Quioto, a Universidade Tecnológica de Nanyang, a Universidade Nacional de Singapura, o Centro de Pesquisa em Agricultura Urbana Sustentável, entre outras instituições.