Search

Jorginho Mello quer todos por SC; Moisés entrega usina asfalto; caso dos “gestos nazistas”; redes sociais banidas; e mais

JORGINHO MELLO VOZ ÚNICA POR SC

Cercado de deputados, senadores, prefeitos e representantes de entidades hospitalares de Santa Catarina, o governador eleito do Estado, Jorginho Mello (PL), participou da primeira reunião da bancada federal catarinense em Brasília na manhã de quarta-feira (9). O encontro serviu para apontar os encaminhamentos que serão dados pela bancada federal sobre as emendas do orçamento do próximo ano.

O coordenador do fórum parlamentar catarinense, deputado Darci de Matos (PSD), abriu a reunião e em seguida concedeu a palavra aos prefeitos e representantes das entidades para apresentarem e defenderem as demandas. Em seguida, Jorginho Mello fez o uso da palavra e destacou a importância da unidade de Santa Catarina na representatividade do Estado junto ao Governo Federal.

“O nosso fórum sempre foi um exemplo para o nosso e para os outros estados. A eleição passou. É hora de unirmos forças e lutarmos juntos. Seremos uma só voz para defendermos Santa Catarina. Eu serei parceiro sempre. Quero estar muito perto da bancada para avançarmos nos pedidos, principalmente na área da saúde e de infraestrutura” apontou o governador.

 

CIRURGIAS ELETIVAS EM SC

Além da reunião com fórum parlamentar catarinense, Jorginho Mello também se reuniu com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga. O governador solicitou recursos para dar andamento às cirurgias eletivas do estado, que atualmente totalizam 140 mil procedimentos represados. O ministro parabenizou Jorginho pela eleição e solicitou aos técnicos da pasta para que estudem a possibilidade de recursos para as cirurgias.

 

USINA DE ASFALTO EM AÇÃO

A Usina de Asfalto de do Consórcio Mampituba, que teve que teve a digital do deputado estadual Zé Milton (PP), será inaugurada nesta sexta-feira (11), às 10h30, em Praia Grande, 16 meses após o início do processo junto ao Governo do Estado.

A inauguração acontece na sede da própria usina, e contará com as presenças do Governador Carlos Moisés (Republicanos), deputado Zé Milton, e os prefeitos dos municípios beneficiados.  

Com investimentos de R$ 9 milhões do Governo do Estado, a fábrica atenderá os municípios de Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Passo de Torres e Praia Grande. A usina será administrada pelas quatro cidades em regime de consórcio.

“Quando os prefeitos me apresentaram a demanda por essa usina, eu sugeri que a melhora alternativa seria mesmo a organização por meio de um consórcio. Isso ajudou muito na construção do convênio com o governo do Estado”, lembrou Zé Milton.

“É uma vitória para comunidade. A inauguração da nova usina de asfalto só foi possível por conta do grande esforço de todos. Nós e a população só temos que agradecer ao governador Moisés, ao deputado Zé Milton, ao secretário Thiago Vieira e a todos que estiveram conosco nesse projeto”, destacou o prefeito de Praia Grande, Elisandro “Fanica” Pereira (PP), em nome dos prefeitos.

Com a Usina, os quatro municípios poderão otimizar os recursos públicos, reduzindo os custos para a implementação de asfalto e recapeamento das estradas e ruas.

“Como representante da região fico feliz em concretizar mais este sonho da nossa região. É gratificante quando nosso trabalho traz o resultado que a população almeja e merece”, comentou Zé Milton, ao agradecer todo o esforço dos prefeitos, governo do Estado e Secretaria de Infraestrutura para a instalação da usina.

 

DEHON EM TODO O VALE

Um grupo de trabalho se reuniu na manhã desta quinta-feira (10) na sede da Cidade Universitária de Araranguá para discutir os detalhes da vinda do Colégio Dehon para o município em Fevereiro de 2023. No local já funciona o Campus da Unisul em uma estrutura totalmente nova, entregue à comunidade em Abril de 2021.

As matrículas estão abertas e a direção trabalha para atrair alunos dos municípios da região do Vale do Araranguá. O Dehon tem em sua bagagem 75 anos de história desde Tubarão.

A vinda do Ensino Médio como primeira estratégia do grupo é o embrião para a vinda das demais faixas de ensino.

 

GESTO NAZISTA DENUNCIADO

A denúncia de supostos atos nazistas em São Miguel do Oeste não estão arquivados, como queria o Ministério Público. Os advogados Lenio Luiz Streck, Marcelo Cattoni e Ranieri Rezende, fizeram uma representação no Ministério Público Federal e o caso será investigado com profundidade. Defendem a tese de que, o gesto nazista não carece de intenção, apenas de ação.

Em que pese a presidente do PT do local, vereadora Maria Tereza Capra, ter que estar fora de casa, escondida com medo de represálias após a divulgar uma nota do partido em que condena este tipo de manifestação; ter que ter deixado as redes sociais após receber ameaças bastante contundentes; ter que responder a um processo de cassação na Câmara do município; o que vale, ao fim e ao cabo, é que o tema irá servir ao menos de lição para quem alega não saber o que o nazismo representa para os judeus. 

 

SEM ELOGIOS A “XANDÃO”

“A Câmara Municipal de Criciúma esclarece que o envio de mensagens de congratulações e condolências é resultado de um pedido verbal e individual do vereador. Não depende de votação do plenário ou da concordância da Presidência da Casa Legislativa. Sobre a Questão de Ordem específica da Vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) para envio de congratulações ao Ministro Alexandre de Moraes, do TSE, no momento do pedido, foi deixado claro, em plenário, inclusive com manifestação de alguns vereadores, que não havia concordância da maioria” – Câmara Municipal de Criciúma.

 

VERBA PARA ARARANGUÁ

O Prefeito de Araranguá, Cesar Cesa (MDB), recebeu nesta quinta-feira (10), a visita do deputado estadual e ex secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro’ (MDB).

Durante a conversa, o prefeito mostrou ao deputado os novos kits escolares e teve a notícia de que Araranguá receberá uma emenda impositiva de R$ 2.500.000,00 para a infraestrutura do município.

O prefeito apoiou a candidatura de Vampiro a federal, que acabou ficou como primeiro suplente.

 

SEM FORO PRIVILEGIADO

O presidente do PTB, Kennedy Nunes (PTB), teve suas contas nesta quinta-feira (10).  O perfil do Instagram com 150 mil seguidores está fora do ar depois que o deputado publicou informações sobre os protestos/bloqueios nas estradas, e conteúdos com críticas ao sistema eleitoral.

Na manhã do mesmo dia o deputado estadual disse à jornalista Natália Silveira, no Programa Voz do Sul, da Post TV, que tem preocupações com suas falas, já que perde a prerrogativa de foro em Fevereiro de 2023.