Search

O governo de transição; PL na oposição; Luciane Ceretta no Conselho; usina no Mampituba; e mais

ALCKMIN DESTACADO PARA CONDUZIR A TRANSIÇÃO

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já encaminhou seu governo de transição sob o comandado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Aliás, o nome do vice nesta função acaba trazendo uma tranquilidade ao processo. Sua postura aliás, parece, tem agradado todos os aliados que ajudaram a vencer as eleições e mostra que, de fato, o vice não será figurativo no novo governo.

Serão em princípio 31 grupos técnicos para encaminhar os temas de interesse do governo em transição que assume em 1º de Janeiro. A coordenação técnica terá no comando Aloísio Mercadante e Floriano Pesaro e o Conselho Político com Gleise Hoffmann:

  • PT – deputada federal do Paraná, Gleise Hoffmann (chefia);
  • PV – presidente do José Luiz Penna;
  • Solidariedade – vice-presidente do Jefferson Coriteac;
  • Agir – presidente do Daniel Tourinho;
  • PDT – deputado federal Wolney Queiroz;
  • Pros – Felipe Espirito Santo, integrante da direção;
  • PSB – Carlos Siqueira, presidente;
  • Rede – porta-voz da Wesley Diógenes;
  • PCdoB – presidente Luciana Santos;
  • Juliano Medeiros, presidente do PSOL;
  • Avante – Guilherme Ítalo, da direção;
  • PSD – deputado federal Antônio Brito;
  • MDB – ainda não fez a indicação;

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O grupo técnico da Assistência e Desenvolvimento Social terá a senadora Simone Tebet (MDB), que apoiou Lula no segundo turno, além da ex ministra Tereza Campello e do deputado André Quintão.

 

ÁREA ECONÔMICA

Grupo técnico que irá tratar da transição da área da economia terá 4 nomes de peso no comando para tranquilizar o mercado: André Lara Resende; Pérsio Arida; Guilherme Mello; e Nelson Barbosa.

 

ENCONTRO COM OS PODERES

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá reunião na quarta-feira (9) com representantes dos poderes Legislativo – Arthur Lira (PP) da Câmara e Rodrigo Pacheco (PSD) do senado, além dos presidentes do STF – ministra Rosa Weber, do TSE – ministro Alexandre Moraes, e STJ – Maria Thereza Rocha de Assis Moura.

 

CERIMÔNIA DE POSSE

A socióloga Rosangela da Silva, paranaense que será primeira-dama a partir de Janeiro, irá coordenar a cerimônia de posse do marido, o presidente eleito Lula (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

 

DEMISSÕES NA JOVEM PAN

A ideia da direção da rede é tirar do radar os comentaristas que foram mais enfáticos em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano. O programa mais radical desta linha, o Pingo nos Is, não tem mais Augusto Nunes e Guilherme Fuiza – demitidos, e Ana Paula Henckel, que pediu pra sair. Também foram desligados Cristina Graemel, Caio Copolla e Carla Cecato – que foi o rosto da campanha do presidente na reta final da propaganda eleitoral.

 

APOSENTADORIA TRANQUILA

O PL de Valdemar da Costa Neto já aceita que Jair Bolsonaro (PL) seja alçado ao posto de presidente de honra da sigla com direito a um salário, residência e benefícios. Esta renda extra se somaria à aposentaria de reservista militar e ao salário de ex-presidente da República.

 

TEMPORADA DE NOMEAÇÕES

No apagar das luzes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) segue firme e forte com nomeações de aliados.

 

NOMEAÇÃO PARA CONSELHOS

Tratando-se de Conselhos de Educação, até mesmo Elisabeth Regina Nunes Guedes (representante de escola privada), irmã do ministro Paulo Guedes, está na lista de nomeados para 4 anos.

São 9 nomeados, 3 para a Câmara de Educação Básica e 6 para a Câmara de Educação Superior.

 

CERETTA NO CONSELHO

Para a Câmara de Educação Básica: Leila Soares de Souza Perussolo, ex-secretária de Educação de Roraima; Marcia Teixeira Sebastiani, ex-secretária-adjunta de Educação Básica do MEC nas gestões Abraham Weintraub e Milton Ribeiro; Ilona Becskeházy, ex-secretária de Educação Básica do MEC no mesmo período.

Para a Câmara de Educação Superior, foram nomeados: Paulo Fossatti, ex-presidente e atual conselheiro da Associação Nacional de Educação Católica; Elizabeth Regina Nunes Guedes, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup); Henrique Sartori de Almeida Prado, ex ministro substituto da Educação de Michel Temer; André Guilherme Lemos Jorge, advogado e atual membro do Conselho Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) por indicação de Milton Ribeiro; Mauro Luiz Rabelo, atual secretário de Educação Básica do Ministério da Educação; e Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – que irá comandar a Acafe.

 

PL SERÁ OPOSIÇÃO

A coletiva de imprensa do Partido Liberal, em Brasília, nesta terça-feira (8), coordenada pelo presidente da sigla Valdemar Costa Neto, teve a participação do senador eleito de Santa Catarina Jorge Seif Júnior. O que foi dito na entrevista:

  • O PL questionou o TSE em diversos pontos do processo eleitoral e está no aguardo de respostas;
  • O partido aguarda o relatório das FFAA (Forças Armadas) para apresentar novas ações ou questionamentos de acordo com o conteúdo apresentado;
  • As manifestações tem nosso apoio, desde que sejam de acordo com as leis;
  • O apoio à reeleição de Arthur Lira (PP) para presidência da Câmara (reeleição) está condicionada a seu apoio à candidatura do PL à presidência do Senado;
  • O partido será oposição ao PT (e suas pautas comunistas e socialistas) – exceto alguns ligados ao Centrão;
  • O presidente Bolsonaro foi convidado a ser o Presidente de honra do PL;
  • Sobre a “PEC” da transição, o PL não concorda e recomenda que o PT utilize os 20% previstos para remanejamentos do orçamento da União para cumprir suas promessas de campanha;
  • Não reconhecemos vitoriosos até que todos esclarecimentos, já encaminhados ao TSE, bem como o relatório final das FFAA venha a público.

NOVA USINA DE ASFALTO

Dia 11 de Novembro, às 9h30min, na SC-290, km 24, em Praia Grande/SC, na entrada da Serra do Faxinal, com a presença do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), acontece o ato de entrega oficial da primeira Usina de Asfalto do programa SC Mais Asfalto, que beneficia os municípios de Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e São João do Sul, integrantes do Consórcio Intermunicipal Mampituba (CIMA).

 

DESTRUAM O DECK

Esta é a recomendação do Ministério Público Federal à Fundação Araranguaense do Meio Ambiente – FAMA, que seja destruído o deck que foi construído sobre as dunas do Morro dos Conventos.

 

REGRAS PARA SERVIÇO FUNERÁRIO

A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou na segunda-feira (7) o Projeto de Lei 035/2022, que dispõe sobre a permissão e regulamentação para a prestação dos serviços funerários no município, conforme cobrança do Poder Judiciário para licitar e regulamentar. Uma comissão formada pelos vereadores Nelson Soares (PDT), Luiz da Farmácia (PL), Neno Fontoura (PSD), Samuel Nunes, o Samuca (PSD) e Márcio Tubinho (Progressistas) fez uma emenda para a melhora da proposta do governo, com livre concorrência, com o cidadão livre para escolher entre as funerárias estabelecidas por credenciamento no município. Funerárias de outras cidades não podem atender.

 

SUPLENTE DO AVANTE

Na segunda-feira (7) o suplente de vereador Robson Jaques (Avante) assumiu a cadeira por 30 dias na vaga de que ocupará uma vaga na Câmara de Vereadores pelo período de trinta dias. Quem abriu espaço foi o titular, vereador José Carlos de Souza Cândido, o Zico (Avante), que se licencia sem remuneração para tratar de assuntos pessoais.

 

TRANSPORTE PÚBLICO

Nesta sessão a Câmara aprovou um anteprojeto que dispõe sobre a alteração da Lei nº 1777/1997, que disciplina o transporte público no município. Os autores, Márcio Tubinho (Progressistas) e Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD), afirmaram que as adequações visam atualizar a legislação municipal e a lei federal, para adequar as demandas da categoria profissional de transporte escolar.