Search

Pronunciamento de Bolsonaro pode acalmar ânimos; derrotas e vitórias em SC; vice assume Ermo; e mais

DISCURSO DO PRESIDENTE DEVERÁ ACALMAR OS ÂNIMOS NO PAÍS

Já eram esperados os protestos do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (PL), que, por muito pouco, não se reelegeu.  Inconformados com a derrota, os bolsonaristas trancaram rodovias nos dias 30/10, 30/1o e 1º/11, aguardando seu pronunciamento.

E Bolsonaro (PL) falou por volta de 16h 40min, por pouco mais de 2 minutos, com um discurso lido. Agradeceu aos 58 milhões de votos, falou do fortalecimento da Direita no país, e disse que se mantém a favor das manifestações pacíficas e do cumprimento da Constituição Federal. Disse que não pode-se fazer como a esquerda, com invasão de terras, destruição de patrimônio e o direito de ir e vir.

Salientou que movimentos populares são frutos de indignação social e sentimento de injustiça contra as eleições. Disse ainda que é a favor da liberdade econômica, de opinião e religiosa, da honestidade e das cores verde e amarela.

Depois da espera, os manifestantes – se entenderem o recado – deverão começar a se desmobilizar.  

Mesmo assim, não foi uma fala clara, incisiva, como se esperava, que pode dar margem a outra interpretação.

 

GOVERNO DE TRANSIÇÃO

Representante do chamado Centrão, o senador Ciro Nogueira (PP/PI), chefe da Casa Civil, foi indicado pelo presidente Bolsonaro para comandar o chamado ‘governo de transição’ pela ala governista.

A presidente do PT, deputada federal eleita Gleise Hoffmann, indicou o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) para comandar a equipe de oposição.

Ambos deverão compor as equipes e começar as tratativas.

Quanto à tradicional passagem da faixa que Jair Bolsonaro recebeu de Michel Temer (MDB), não há definição. Especula-se que esta missão caberá ao general Hamilton Mourão (Republicanos), vice-presidente e senador eleito.

 

NÚMEROS EXPRESSIVOS 1

Ao final da apuração, em que havia um total de 156.454.011 de eleitores aptos a votar, mas foram às urnas 124.252.796, ou seja, 79,41%, frente à 20,59% de abstenções. O Brasil é a 4ª democracia do mundo atrás apenas de Índia, Estados Unidos e Indonésia.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República pela terceira vez com 60,34 milhões de votos (50,9%) e Jair Bolsonaro (PL) com 58,2 milhões (49,1%), menos de 1% de diferença, ou seja, pouco mais de 2 milhões de votos.

 

NÚMEROS EXPRESSIVOS 2

Os votos válidos totalizaram 118.552.353 enquanto a abstenção alcançou 32.200.558 votos, ou seja, 20, 59% do eleitorado não escolheu nenhum dos dois candidatos.

Anularam os votos 3.930.765 (3,16%) com 1.769.678 (1,43%).

Foram apuradas 472.075 seções eleitorais, com encerramento pelo Amazonas.

 

DERROTAS E VITÓRIAS

Luciano Hang, dono do Havan, apostou alto nestas eleições de 2022. Foi uma das vozes mais estridentes em favor da reeleição do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Acabou sendo importante na vitória de Jorginho Mello (PL) ao governo de Santa Catarina e na de Jorge Seif (PL) para o Senado Federal.

O problema é que Seif estava na lista de futuros ministros de Bolsonaro, o que faria com que o empresário de Brusque, Hermes Klann (PL), indicado por Luciano Hang, seria senador. Com a derrota do presidente, Seif fica no Senado.

A derrota de Bolsonaro esfriou a comemoração da vitória de Jorginho Mello (PL), que venceu com percentual expressivo de 70,69% a 29,31% contra Décio Lima (PT), muito próximo do que aconteceu em 2018, quando Carlos Moisés (ex-PSL) venceu Gelson Merísio (ex-PSD) por 71,09% a 29,81%.

O que mudou em relação a 2018, que tinha 2 candidatos da Direita no segundo turno, é que, desta vez, em 2022, Décio Lima (PT) foi para o segundo turno. Mesmo com a derrota, Décio pode comemorar a vitória nacional de Lula da Silva (PT).

 

HOUVE CENSURA MESMO?

A coluna foi muito questionada por dizer que não houve censura prévia à Rádio Jovem Pan. Muitos que defendiam que os jornalistas/comentaristas da emissora poderiam sim descumprir a Lei 9504/97 – Lei Eleitoral, agora precisam explicar porque houve a demissão de Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Caio Coppolla (simpatizantes de Bolsonaro), e Guga Noblat (simpatizante de Lula). A emissora foi mesmo censura?

 

DIVISÃO NO PSB

O PSB de Minas Gerais anunciou que iria expulsar prefeitos que apoiaram Bolsonaro (PL), já que o partido tinha o vice na chapa de Lula (PT). Este movimento tende a acontecer em diversos estados.  Em Santa Catarina, o apoio foi integral, já que Décio Lima (PT) tinha como vice Bia Vargas (PSB), e Dário Berger (PSB) ao Senado.

 

BAFINHO ASSUME ERMO

Na manhã de segunda-feira (31), no gabinete do paço municipal, o prefeito Paulo Della Vecchia (MDB) transmitiu o cargo ao vice-prefeito Edson Zauer Leonardo (PP).

Paulinho estará licenciado pelos próximos 30 dias e o vice-prefeito “Bafinho”, no exercício do cargo de prefeito, dará continuidade aos projetos, obras e ações que vêm sendo realizados pela Administração Municipal, bem como atender aos munícipes no gabinete.

“Eu e Bafinho temos um relacionamento muito bom, ele está sempre junto das atividades e saio tranquilo, sabendo que ele vai me representar muito bem”, disse Paulinho, ao passar o cargo ao seu Vice-prefeito.

O ato contou com a presença do Secretário de Administração e Finanças, Clayton Nazário Américo, vereadores e assessores.