Search

Lula em Santa Catarina dia 19; apoios a PL e PT; balanço do União Brasil e mais

LULA FAZ CAMPANHA EM SANTA CATARINA DIA 19

No primeiro turno das eleições Lula (PT) esteve em Florianópolis e depois, às vésperas da eleição, foi a vez do presidente Jair Bolsonaro (PL) fazer campanha em Joinville.

Agora, neste segundo turno, é o contrário. Depois de Bolsonaro ter passado por Balneário Camboriú, esta semana será a vez do ex-presidente Lula passar por Joinville. O candidato à presidência da República estará em Joinville na quarta-feira (19) para ato de campanha ao lado do candidato ao governo Décio Lima (PT), e da vice Bia Vargas (PSB).

A ideia é trazer a Santa Catarina o modelo de evento com passeata e trio elétrico, o mesmo formato que Lula tem feito nos últimos eventos em Recife, Sergipe e Bahia.

Lula virá com a esposa Janja, com o vice Geraldo Alckmin (PSDB), ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), e lideranças nacionais.

Décio Lima faz reunião neste domingo (16) para organização do evento em Joinville, onde será definido o bairro da passeata.

 

PREFEITO DO PDT APOIA DÉCIO

O candidato ao governo de SC, Décio Lima recebeu o apoio do prefeito em exercício de Itajaí, Marcelo Sodré (PDT), a sua candidatura ao governo, em visita a Prefeitura.

Após o encontro, recebeu a informação de que outros prefeitos da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) manifestaram apoio à sua candidatura, com exceção do prefeito de Navegantes, em reunião da associação. A conferir.

 

COM BOLSONARO

Jorginho Mello (PL) – 1º colocado; Esperidião Amin (PP) – 5º colocado; Odair Tramontin (Novo) – 6º colocado;  Ralf Zimmer (PROS) – 8º colocado; estão com Bolsonaro junto de PSDB, MDB, Republicanos, PTB, PSC e PRTB.

União Brasil apoia Bolsonaro e mantém neutralidade ao governo de Santa Catarina.

 

NEUTRALIDADE

Até aqui o governador Carlos Moisés (Republicanos) – 3º colocado, o ex deputado Jorge Boeira (PDT) – 6º colocado e Gean Loureiro (União Brasil) ficaram neutros.

O PSD também liberou a bancada para seguir o caminho que quisesse.

 

COM LULA/DÉCIO

Décio Lima (PT) – 2º colocado; tem apoio do PDT, da Rede e Psol.

 

APOIO SUPRAPARTIDÁRIO A BOLSONARO

Na noite desta quinta-feira (13), na residência de Giovane Miguel (Caju), foi realizada uma reunião para ampliar o apoio pró-Bolsonaro em Sombrio neste segundo turno com alianças de diversas forças partidárias.

Participação de representantes de partidos que não tinham confirmado apoio no primeiro turno, como PSDB, MDB, PSD, PP, União Brasil e PRTB junto com o PL. O objetivo do encontro foi de convergir siglas que defendem a permanência do atual presidente. A ideia é fazer reuniões organização em todo município de Sombrio com objetivo de aumentar a diferença de Bolsonaro nas urnas.

“Vamos aumentar o palanque do Bolsonaro em Sombrio […] no segundo turno”, explicou o organizador da reunião Arli Gomes.

 

‘GEAN É MAIOR EXPOENTE’

Em entrevista à Post TV, na sexta-feira (14), o vice-presidente do União Brasil e deputado federal reeleito Fábio Schiochet fez um balanço da campanha do partido neste primeiro turno, que considerou vitoriosa. A entrevista foi após a reunião que aconteceu na casa de Gean Loureiro (União Brasil) e decidiu neutralidade em Santa Catarina e apoio a Bolsonaro.

O partido sobreviveu à onda 22 – fez 500 mil votos no 44, e conseguiu conquistar as mesmas 3 cadeiras que tinha na Assembleia Legislativa, com a reeleição de Jair Miotto, e com a eleição de Sérgio Guimarães e Marcos da Rosa para as vagas de Laércio Schuster e Felipe Estevão, que não se reelegeram. Além disso, manteve a cadeira federa com o próprio Schiochet.

Para o deputado, com a vitória em Florianópolis, Gean Loureiro segue como maior expoente do União Brasil. Citou ainda nomes que se cacifaram para as eleições municipais de 2023: “Ricardo Alba para Blumenau; Caio Tokarski para Tubarão; Ed Pereira em Florianópolis; e Márcio Dedé em Itajaí”.

 

UNIÃO DEVE CRESCER

Ele citou nominalmente o apoio do vereador de Balneário Arroio do Silva, Elvio Zoche (União Brasil), que fez campanha para dobradinha Schiochet x RODRIGO MINOTTO (PDT). Os 4 vereadores do Arroio, aliás, eleitos pelo PSL – acabaram ficando no União Brasil. Com a derrota de Carlos Moisés (Republicanos), o União Brasil deve ficar com as bancadas de vereadores e ficar com uma das maiores do Estado. Mesmo caso de Maracajá, onde a vereadora Edilene Nicoleite, ex PSL, deve se manter no partido.

Schiochet fez uma votação expressiva no Sul, 10 mil votos, porque destinou R$ 50 milhões de suas emendas parlamentares.

 

TIME DE JARAGUÁ

Joinville, elegeu apenas Zé Trovão. Nos próximos dias vai haver uma reunião entre os representantes eleitos de Jaraguá do Sul, os 3 deputados federais Fábio Schiochet (União Brasil), Antídio Lunelli (MDB) e Carlos Chiodini (MDB), e o estadual Vicente Caropreso (PSDB).

 

ESTÁ COLHENDO

Fábio Schiochet, ex aliado de Carlos Moisés (Republicanos), avaliou os erros do governador que levaram à derrota nas urnas. Lembrou o caso do PSL, quando foi “colocado a faca no pescoço de prefeitos” para se filiar ao partido. Moisés acabou deixando o PSL e depois ficou buscando partido.

 

CAFÉ COM BIA VARGAS

O PT e os aliados de esquerda em Araranguá promovem um café para receber a candidata a vice-governadora Bia Vargas (PSB), que completa a chapa de Décio Lima (PT). Será neste domingo, 16 horas.

 

ALIADOS DE BOLSONARO

O PL faz reunião com apoiadores da candidatura de Jorginho Mello (PL) e Jair Bolsonaro. Será nesta quarta-feira (19), à partir das 20 horas, no Centro de Eventos Pinto, em Balneário Arroio do Silva.

 

NUTRIÇÃO UNESC

Acadêmicos de Nutrição da Unesc polo Araranguá, participaram nesse sábado (15) da 1° edição do Serra Welness em Caxias do Sul, RS.

 

APOSTAS DA COLUNA À CÂMARA FEDERAL

A coluna listou no dia 26/09/2022, 55 nomes de possíveis eleitos à Câmara Federal. Os 16 eleitos foram citados.

PL: CAROLINE DE TONI, DANIEL FREITAS, DANIELA REINEHR, JORGE GOETTEN, ZÉ TROVÃO, Valdir Colatto, JÚLIA ZANATTA, Coronel Armando e Ari Rabaiolli.

PSD: ISMAEL DOS SANTOS, Marlene Fengler, Darci de Mattos, RICARDO GUIDI, Paulinho Bornhausen e Hélio Costa.

MDB: CARLOS CHIODINI, VALDIR COBALCHINI, Luiz Fernando Vampiro, RAFAEL PEZENTI, Ada de Lucca e Leandro Sorgatto.

Federação PT/PV/PCdoB: ANA PAULA LIMA (PT), PEDRO UCZAI (PT), Francisco de Assis (PT), Giovana Mondardo (PCdoB) e Carla Ayres (PT).

PTB: Débora Parisotto, Gabriel Ribeiro e Policial Edgar Lopes.

União Brasil: Caio Tokarski, Ricardo Alba e FÁBIO SCHIOCHET, Ed Pereira e Hazael Batista.

Progressistas: Silvio Dreveck, Angela Amin, João Pizolatti, Valmir Comin, Jayana Nicaretta.

Republicanos: Omir Mocellin, Lucas Esmeraldino, Claudinei Marques e Lima do JEC.

Podemos: Rodrigo Coelho, Norma Pereira, André Spezim e Kita Xavier.

Novo: GILSON MARQUES, Bruno Souza.

PSB: Cláudio Vignatti, Djalma Berger e Sandra Feuser.

Federação Cidadania/PSDB: Geovânia de Sá (PSDB) e CARMEM ZANOTTO (CIDADANIA).

Federação PSOL/Rede: Leonel Camasão.

Entre os partidos que não deveriam eleger representantes estavam: PDT, PTB, PSC, Democracia Cristã, PRTB, Avante, PROS e Solidariedade.

Bingo!