Search

Bolsonaro não pede voto a governador em SC e RS; ex-vereadora volta a apoiar MDB; são 16 nomes a deputado na Amesc; Boeira na Amesc; e mais

EM LIVE, PRESIDENTE PEDIU VOTO PARA APENAS PARA O ‘FILHO 06’

“Eu digo e repito, presidente @jairmessiasbolsonaro: a criação de tilápia no lago de Itaipu vai aumentar em 40% a produção nacional de pescado, e seremos um dos maiores produtores de peixe do mundo. O Capitão do Povo confia, indica e recomenda: o novo Senador de Santa Catarina, é Jorge Seif, 222”.

Está manifestação veio após a live das quintas-feiras do presidente Bolsonaro, que voltou a recomendar o voto em Jorge Seif (PL), mas disse que não irá se manifestar sobre a candidatura a governador, já que Santa Catarina, “até tem um candidato de Meu partido – Jorginho Mello”, mas existem outras candidaturas que o apoiam.

Além de Esperidião Amin (PP), parte da candidatura de Gean Loureiro (União Brasil) e de Carlos Moisés (Republicanos), tem apoiadores do presidente.

 

SEM APOIO

É o caso do Rio Grande do Sul, em que o apoio é ao General Mourão (Republicanos). Tem duas candidaturas bastantes alinhadas com Bolsonaro (PL) – Luiz Carlos Heinze (PP), cujo partido está na coligação do presidente, e Onyx Lorenzoni (PL), que além ter sido ministro, ainda é do PL, seu partido.

 

DE VOLTA NO MANDA BRASA

Professora Gizele Estevam Baesso, liderança da comunidade de Morro Chato, definiu que irá voltar a caminhar com o MDB nestas eleições.

Ela havia sido eleita vereadora de Turvo pelo MDB, depois se aproximou do candidato a deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), de quem virou Assessora Parlamentar.

Agora, com a candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli, Baesso volta para o MDB. Fará campanha para a dobradinha do MDB, Zilli e o deputado federal Carlos Chiodini, que busca a reeleição.

 

11 CANDIDATOS

Além dos 10 nomes já descritos pela coluna, há ainda Marcelo Amaral Fontoura (PRTB), de Balneário Gaivota, como candidato a deputado estadual.

 

AMESC 43 ANOS

Dia 05/09/1979 nasceu a Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina – Amesc, que nasceu com menos municípios, mas que chegou agora a 15 municípios, com sede em Araranguá.

 

BOEIRA E OS PEDETISTAS

Na quarta-feira (31), além de entrevistas na mídia regional, o candidato a governador pelo PDT, Jorge Catarino Leonardelli Boeira, fez campanha na região da Amesc. Esteve com lideranças do partido em Araranguá e Sombrio.

 

LULA EM SANTA CATARINA

Pelo que está programa, será dia 16 de Setembro, a vinda do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Santa Catarina. A agenda marcada para Maio, ainda na pré-campanha, havia sido adiada.

 

COMITÊ DO EX-PRESIDENTE

Lula (PT) agora tem um comitê em Balneário Gaivota. O Comitê Lula é na Rua Palmeiras, 255, em frente ao Tabelionato de Notas. Foi o primeiro a ser inaugurado na região do Vale do Araranguá e estará aberto todos os dias até as eleições.

 

REBATE CRÍTICAS

A coordenação de campanha Daniel Netto Cândido (Podemos) fez circular uma nota em que questiona áudios e vídeos e vídeos que questionam sua gestão à frente da Prefeitura de São João Batista (2013 a 2020), de onde teria saído com 85 de aprovação popular.

 

JEFFERSON BARRADO

Como já era esperado, a candidatura a presidente Roberto Jefferson (PTB), foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seria contraditório ter um candidato em prisão domiciliar concorrendo.

 

POR UM PAÍS LIVRE DE RACISMO

O candidato ao Senado por Santa Catarina Afrânio Boppré (PSOL/Rede) participou na quarta-feira (31) do “Dia N”, uma mobilização nacional de negras e negros pelo Brasil em apoio à candidatura Lula e por um país igualitário e livre de racismo. O ato aconteceu na Escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Florianópolis, local que representa historicamente a luta do povo negro de Santa Catarina.