Search

Araranguá conquista 7 medalhas na Apimondia, maior Congresso Mundial de Apicultura

Na 47ª edição da Apimondia, que acontece dos dias 24 a 27 de agosto, em Istambul/Turquia, o Brasil já conta com 7 medalhas na bagagem. Paralelo ao congresso é realizado o concurso que elege diferentes produtos, todos relacionados à apicultura.

A empresa brasileira Apis Nativa foi a única empresa brasileira a ser premiada, responsável pela conquista das 7 medalhas, sendo 1 medalha de ouro, 2 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze. Na avaliação dos méis a empresa aparece entre os melhores meis do mundo, conquistando 5 medalhas.

Desde que a empresa começou a participar do maior congresso mundial da apicultura, em 2007 a Apis Nativa conquistou medalhas em todas as edições em que participou.

O congresso da Apimondia é realizado a cada 2 anos. A edição de 2021 seria realizada na Rússia, mas devido a guerra da Ucrânia e a pandemia foi adiado para 2022 e transferido da Rússia para a Turquia.

A primeira medalha da Apis Nativa veio no congresso na Austrália (2007), seguidos por Ucrânia (2013), Coreia do Sul (2015), Turquia (2017), Canadá (2019) e novamente Turquia em (2022). As conquistas deste ano resultaram da competição entre 156 participantes de 21 países que estiveram representados no evento. Somente no congresso da Apimondia a Apis Nativa já possui 23 medalhas que premiaram méis e cera de abelha, além de uma Menção Honrosa dedicada ao fundador da Apis Nativa, empresário Célio Silva. 

O processo de avaliação dos méis inscritos na competição é complexo e muito técnico. Os méis são avaliados por um laboratório oficial que analisa as condições físico-químicas das amostras inscritas. Uma segunda etapa, dentro do próprio evento, é realizada por uma equipe de analistas que julga a apresentação, sabor, aroma e pureza do mel. 

“As medalhas conquistadas pela Apis Nativa são frutos do trabalho de uma grande família que se empenha para produzir o mel com a melhor qualidade. O processo começa lá no campo, onde o nosso parceiro apicultor cuida do seu apiário e da natureza ao redor para que as abelhas possam produzir mel com a maior pureza possível. Na empresa o mel bruto é processado com o cuidado de manter a sua qualidade e pureza natural. Cada uma destas medalhas é fruto desta saudável parceria e é uma vitória que temos orgulho de dedicar à todos os apicultores que fazem parte da Grande Família Apis Nativa”, disse Tarciano Santos da Silva, diretor da empresa. 

“Ver o reconhecimento internacional do nosso mel é uma coisa que emociona, que toca o coração. Nós trabalhamos muito para isso e sabemos da necessidade de evoluir a apicultura no Brasil. Esta valorização no exterior é uma grande incentivo para nós da Apis Nativa e para a comunidade de apicultores de todo o País. Essa conquista é de todos nós”, disse Célio Hercílio Marcos da Silva, patriarca e fundador da empresa.