TEBET FALA EM CULTURA DE DEMOCRACIA
Lideranças do MDB catarinense receberam nesta terça-feira, 23, a senadora e candidata à presidência Simone Tebet, que passou pelo Teatro Bolshoi, em Joinville, e em Itajaí pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali e no Porto.
Edinho Bez, e os deputados federais Carlos Chiodini e Celso Maldaner, e a deputada estadual Ada de Luca, acompanharam a candidata.
Tebet assinou uma dedicatória ao Teatro Bolshoi, a “menina dos olhos” do saudoso Luiz Henrique.
A candidata disse no Teatro Bolshoi, que pretende recriar o Ministério da Cultura com autonomia administrativa e financeira, e manifestou-se em defesa da liberdade e da democracia.
“A minha candidatura, além de eleitoral, também é uma candidatura política, de reposicionamento do campo democrático, através do MDB, do PSDB, do Cidadania e do Podemos, que está aqui para dizer que nós amamos a democracia e não abrimos mão dela […].
MOISÉS X CRÍTICOS DO “PIX”
Após um debate – na Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) – em que adversários criticaram a destinação de recursos aos municípios, o governador Carlos Moisés (Republicanos) usou as considerações finais para defender a descentralização do dinheiro público para as 295 cidades catarinenses. Na avaliação dele, os críticos da política municipalista são políticos que tiveram a oportunidade de cortar gastos para investir nas cidades e não fizeram.
“Nós revisamos contratos, enfrentamos a corrupção, compromissos que assumimos lá em 2018. Muitos passaram pelo governo e não fizeram o seu papel. Diminuímos o tamanho do Estado, extinguindo secretarias e fizemos o dinheiro chegar às cidades. Algumas pessoas reclamam, condenam, porque o dinheiro está chegando nas prefeituras e mudando a saúde, a educação e a infraestrutura”, afirmou o governador.
Moisés também lembrou do avanço em obras em todas as regiões como as pontes e a SC-401 de Florianópolis, a BR-280 de Guaramirim a Jaraguá do Sul, a Jorge Lacerda em Criciúma e o Contorno Oeste de Chapecó.
AS PAUTAS DO GEAN
O candidato a governador de Santa Catarina, Gean Loureiro (União Brasil), e Eron Giordani (PSD), cumpre agenda no Norte, Sul e Grande Florianópolis de segunda (22) a quarta-feira (24).
Terça-feira (23), Gean participou de debate promovido pela ACAERT. Depois foi para Laguna e Tubarão. Nesta quarta a agenda é em Joinville e Araquari.
No debate da Acaert, Loureiro defendeu temas como obras, saúde e salientou a importância de uma política pública efetiva que auxilie a mulher vítima de violência.
Gean também fez críticas às licitações de obras lançadas pelo Governo do Estado que resultaram em desertas.
“Há poucos meses das eleições, o Governo Catarinense resolveu lançar 22 licitações para obras em rodovias catarinenses. Desse total, 15 foram declaradas fracassadas ou desertas. As demais estão sendo discutidas pelo Tribunal de Contas. São obras prometidas que não saíram do papel, quase 60%. Vemos muito anúncio e pouca obra efetivamente”, destacou.
“CADÊ OS 33 MILHÕES?”
O debate da Acaert foi marcado pelo enfrentamento e cobranças feitas pelo senador Jorginho Mello (PL) ao atual governador Carlos Moisés (Republicanos), que questionou Moisés sobre os R$ 33 milhões dos 200 respiradores na pandemia.
“Todos nós sabemos que a saúde de Santa Catarina está doente […], sobre a saúde.
Temas como Pronampe, Segurança da mulher e meio ambiente foram debatidos.
Uma crítica que fez ao governador é a mesma que os adversários de Bolsonaro (PL) tem feito, o de usar a hora do expediente para atos de campanha.
A coligação de Jorginho Mello (PL), que estará no Rhóis Centro de Eventos, em Içara, dia 29 de Agosto.
LANÇAMENTO DE ZÉ MILTON COM AMIN E KENNEDY
Com a presença confirmada dos candidatos a governador Esperidião Amin (coligação Experiência para Servir SC PP/PSDB/Cidadania/PTB) e a senado Kennedy Nunes (PTB), o lançamento da campanha do deputado estadual Zé Milton (Progressistas), sábado (27), em Sombrio, ganha status de evento majoritário.
Prefeitos, vices, vereadores, dirigentes e filiados do partido de várias regiões do Estado são esperados para o encontro que acontecerá a partir das 14h59 no complexo Parque das Águas. Também estão confirmadas as presenças dos todos os prefeitos Progressistas da região da AMESC, base eleitoral de Zé Milton, além da AMUREL, AMREC.
Do Alto Vale do Itajaí, virão os cinco prefeitos apoiadores declarados à reeleição de Zé Milton, entre eles o ex-deputado e atual prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel.
A presença de Amin, segundo os organizadores, dará o clima majoritário ao encontro que servirá como o primeiro grande ato do partido no Sul do Estado nessas eleições.
AGUARDANDO A DECISÃO
Uma sessão de quase três anos atrás na Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva (10/09/2019) ainda está repercutindo. A Promotora de Justiça Ana Elisa Goulart Lorenzetti pediu ao juiz a condenação de uma cidadã que teria feitos gestos ameaçadores contra o então presidente do Poder Legislativo.
FEDERALIZAÇÃO DA FURB
O senador Jorginho Mello (PL) se reuniu nesta terça-feira (23), em Blumenau, com o ministro Victor Godoy, da Educação, e a reitora da Furb, Márcia Sardá Espíndola, para assinar um termo de compromisso rumo a federalização da universidade regional. Jorginho foi quem conduziu as negociações junto aos ministérios da Educação e da Economia, a fim de acelerar a fase técnica do processo que conta com recursos financeiros federais para viabilizar a federalização. O senador e ministro participaram ainda de um compromisso oficial como os reitores da Acafe (Associação Catarinense de Fundações Educacionais).
PAVAN E EDINHO COM MOISÉS
Presidente do partido e segundo suplente na chapa de Celso Maldaner (MDB), Edinho Bez se reuniu com o ex-governador Leonel Pavan (PSDB) na segunda-feira, 22, em Balneário Camboriú. Ambos estão no projeto de reeleição de Carlos Moisés (Republicanos) e Udo Döller (MDB).
OPERAÇÃO ET PATER FILIUM
GAECO cumpre novos mandados de prisão preventiva e apreende 60 veículos e máquinas pesadas em Canoinhas. Prisões preventivas de cinco envolvidos foram deferidas a pedido do Ministério Público em nova denúncia relativa à 7ª fase da investigação. Já as buscas e apreensões foram deferidas em pedido de – medidas assecuratórias – para a constrição de bens e valores que podem ser instrumento, produto ou proveito dos crimes supostamente praticados pelos investigados na 4ª e na 7ª Fase da Et Pater Filium.