Search

Time lulista em Araranguá; Gean em Lages; movimentações de candidatos a federal e estadual; e mais

DÉCIO LIMA, BIA VARGAS E DÁRIO BERGER EM ARARANGUÁ

A coligação Frente Democrática em Santa Catarina (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) passou por Araranguá domingo (21para um encontro com lideranças, militantes e candidatos da região.

A tônica da reunião foi a defesa das conquistas do ex-presidente Lula (PT) e a união de forças “para derrotar o bolsonarismo no estado”.

Diante de lideranças políticas e da militância, o candidato ao governo de Santa Catarina pela Frente Democrática, Décio Lima (PT), afirmou que, enquanto os defensores da democracia se uniram, o campo do bolsonarismo se fragmentou em outras candidaturas.

“Hoje temos quatro ou cinco candidatos em Santa Catarina com Bolsonaro. Já o Lula está de volta, e com 40% das intenções no estado. Vamos para o segundo turno porque o povo não quer saber de incerteza, está abominando o presente e com saudade do passado. Com saudade do governo Lula”, disse Décio sem citar o instituto de pesquisas que aponta estes números.

Décio lembrou as conquistas do governo Lula na região da Amesc, entre elas, a instalação de um novo campus da UFSC e um IFSC, em Araranguá, nova creche (modelo) e ônibus escolares.

Fotos: Rony Costa

Para Lima, que já foi prefeito de Blumenau e deputado federal, o bolsonarismo fez o Brasil retroceder nas conquistas dos governos do PT, a exemplo da volta do país ao Mapa da Fome e o aumento da pobreza:

“O ódio e a raiva são graves. Mas são efêmeros”, destacou.

O candidato do PT afirmou que, se eleito, revogará os 14% de alíquota previdenciária para aposentados que recebem até o teto do INSS, que prejudica principalmente os professores.

“Precisamos reconstruir o Brasil, que está em processo de destruição. E só vamos fazer isso elegendo Lula como presidente em 2 de outubro. Vamos caminhar juntos, no mesmo sentido e direção, para levar ao estado uma política onde as pessoas estão em primeiro lugar”, disse Dário Berger (PSB).

Segundo ele, sua candidatura se soma à de Lula e Décio para assegurar a vitória contra o bolsonarismo:

“Eu vim para esta chapa aqui para somar, multiplicar. Acredito que seja o prenúncio de uma grande vitória”, salientou.

Décio, Dário e Bia Vargas participaram de atividades de campanha em Morro da Fumaça, Rincão, Araranguá e Criciúma, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho e Chapecó.

 

GEAN, ERON E COLOMBO EM LAGES

Fotos: Leonardo Souza

Grande número de pessoas no ato de arrancada da coligação Bora Trabalhar! (União Brasil, PSD e Patriota), em Lages, sábado (20), organizado por Raimundo Colombo (PSD), candidato ao Senado, para consolidar as candidaturas de Gean Loureiro (União Brasil) ao Governo do Estado e de Eron Giordani (PSD) a vice-governador.

O encontro, realizado no CentroSerra, contou adesivaço e com a presença de candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças dos três partidos.

O prefeito de Lages, Antônio Ceron (PSD), ressaltou que o PSD está ao lado do União Brasil na disputa ao Governo do Estado. Coordenador político da campanha, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), destacou o sucesso da gestão de Loureiro como prefeito de Florianópolis e defendeu a reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

O presidente regional do PSD, deputado Milton Hobus, afirmou que o ato de Lages representa a grande arrancada da campanha de Gean, Eron e Colombo.

O candidato a vice-governador Eron Giordani lembrou a história e a tradição política de Lages em eleger governadores e senadores, inclusive Nereu Ramos, que chegou a presidente da República.

“Lages deixará de ser um corredor […]”, afirmou Giordani.

Loureiro lembrou que Lages deu sorte na arrancada da campanha de Colombo para o governo em 2010. Disse que Santa Catarina tem muitos desafios e que a saúde está em primeiro lugar, porque mais de 100 mil pessoas estão à espera de cirurgias eletivas.

Colombo, ao lado dos netos, encerrou o ato, falou em espírito de equipe da coligação, e apresentou os dois suplentes ao Senado: o empresário da construção civil de Joinville, Ivandro de Souza (UB), e o vereador de Balneário Camboriú, David Labarrica (Patriota).

 

ADESIVAÇO DE TIAGO ZILLI

O candidato a deputado estadual fez na manhã de sábado (20) um ‘adesivaço’ em 5 municípios para dar maior visibilidade nas ruas e ter um volume expressivo de carros na segunda-feira com adesivos e perfurados com número 15.789.

Tiago acompanhou as movimentações nos três municípios do Vale: em Turvo, vestido com a camisa do Turvo Esporte Clube; em Sombrio, com a camisa do 6caneco, onde se encontrou também com a prefeita Gislaine Cunha (MDB), com o vice-prefeito Jeriel Isoppo (MDB) e o ex-prefeito Zênio Cardoso (MDB); e em Araranguá, com a camisa do AEC.

“[…] O Vale do Araranguá está carente de força na Assembleia Legislativa e também para auxiliar nas decisões do Governo do Estado e é por isso que estamos à disposição […]”, disse o candidato Tiago Zilli.

Além de Turvo, Sombrio e Araranguá, o adesivaço aconteceu também em Criciúma e Balneário Rincão.

 

ESMERALDINO LANÇA CAMPANHA EM TUBARÃO

Rodeado de familiares e amigos, lideranças, apoiadores e do governador Carlos Moisés (Republicanos), Lucas Esmeraldino (Republicanos) lançou oficialmente sua campanha a deputado federal pelo Republicanos. O evento, realizado no Clube 29, no bairro Passagem, em Tubarão, reuniu centenas de pessoas de todo o Estado. Na política desde 2012, quando colocou seu nome à disposição para conquistar uma vaga no legislativo tubaronense, Lucas se lança a um novo desafio: representar Santa Catarina na Câmara Federal, em Brasília.

“[…] Nesses últimos anos, tentaram manchar a imagem da minha família, mas continuamos firmes”, fala emocionado.

Presente no evento, o governador Moisés, candidato à reeleição também pelo Republicanos, afirma que, desde o início, Lucas trabalhou com o governo, inclusive incentivando sua candidatura ao Governo do Estado.

“Eu nunca tinha me colocado à disposição para a política, até ele me ligar, de Brasília, e fazer o convite. O Lucas merece ser deputado federal, Santa Catarina precisa dele em Brasília. Precisamos espalhar os resultados do governo e isso ele sabe fazer muito bem. O Lucas percorre o Estado todo, sempre trouxe as demandas de todas as regiões pra mim. Ele não será um deputado do Sul, mas de toda Santa Catarina”, pontua.

 

MOTINHA NO LANÇAMENTO DE LUCAS

Disputando uma vaga na Assembleia Legislativa pelo Republicanos, Motinha destaca o apoio dado à eleição de Lucas Esmeraldino como deputado federal. “Quero sempre estar junto com o Lucas, que é uma pessoa em quem eu confio. Estou aqui, porque confio no trabalho dele, no caráter e na personalidade que ele tem. Estamos juntos e eu não tenho dúvida da sua eleição, porque ele não para, é incansável, todo dia está na rua, é honesto e tem muita história”, afirma o advogado.

 

LANÇAMENTO DE CANDIDATURA DE PAULINHA EM BC

Em um evento que reuniu partidos e lideranças de todas as regiões do Estado aconteceu o lançamento oficial da candidatura à reeleição da deputada Paulinha (Podemos) sábado (20), em Balneário Camboriú, no Music Park BC.

Presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, candidatos a deputados estaduais e federais e do governador e candidato à reeleição, Carlos Moisés (Republicanos) da primeira dama, Késia Martins, do candidato ao Senado pelo MDB, Celso Maldaner, do candidato a federal, Luiz Vampiro e demais apoiadores. A deputada Paulinha e o prefeito de Bombinhas, Paulinho Muller (Podemos), chegaram juntos e embalados pelo jingle oficial campanha da parlamentar.

Aliada de primeira linha de Moisés, quinta candidata mais votada em 2018, com 51.739 votos, Paulinha diz ter ajudado a destinar mais de R$ 300 milhões para os municípios catarinenses. 

Moisés, Maldaner e Vampiro e a presidente do Podemos Mulher, Cristiane Loureiro, discursaram em favor da atuação de Paulinha. Entre os prefeitos, Aquiles da Costa (MDB), de Penha, fez um discurso contundente de apoio a Moisés e a Paulinha.

Perto das 18 horas Paulinha 19010 (Podemos) falou para encerrar o evento. 

 

AFRÂNIO EM JOINVILLE E CRICIÚMA

O candidato ao Senado por Santa Catarina Afrânio Boppré, da federação PSOL/Rede, participou nesta segunda-feira (22) em Criciúma de um debate entre candidatos a senador por Santa Catarina.

Sábado (20) Boppré participou de uma caminhada no centro de Joinville com candidatos a deputado da federação PSOL/Rede. O encontro com os joinvillenses começou com uma concentração na Rua das Palmeiras.

Neste domingo (21), em São José, o denominado ‘único candidato ao Senado por Santa Catarina da esquerda democrática’ foi lançamento da candidatura de Tânia Ramos a deputada estadual pelo PSOL. À tarde Afrânio participa da Feira da Economia Popular, na Avenida Beira-Mar de São José e do lançamento do Comitê Popular na cidade.

Na sexta-feira Afrânio Boppré gravou o programa do horário eleitoral para a televisão, que começa na próxima sexta-feira (26). Na divisão entre os partidos coube apenas nove segundos para o candidato do PSOL.

 

BÚRIGO NA AMESC

Na noite fria de sexta-feira (19), apoiadores do União Brasil se reuniram em prol da candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo (União Brasil). O evento organizado pelo coordenador regional Teco Silvério, reuniu lideranças em Sombrio e contou com a participação do presidente da Câmara, Gean Albino (União Brasil), e secretários municipais da região. Mais cedo, o candidato passou pela prefeitura de Santa Rosa do Sul e no comércio de Sombrio. Búrigo, ex-prefeito de Criciúma, é o único candidato do União Brasil na Amesc a concorrer uma vaga no legislativo.

 

MULHERES DE SOMBRIO COM ZÉ MILTON

Um grupo expressivo mulheres militantes e simpatizantes do Progressistas de Sombrio se reuniu sábado (20) para declarar apoio à Zé Milton (PP) para deputado estadual, ele que é natural do município do qual foi prefeito 2 vezes.

O deputado reafirmou compromisso em continuar atuando pelas causas sociais, geração de emprego,  nas áreas da educação especial, apoio às APAEs e na saúde.

A vice-presidente do Progressistas no município, Priscila Costa, destacou a atuação parlamentar e o olhar diferenciado do deputado.

“[…] Sua liderança também colocou a região da AMESC em um lugar de destaque estadual, com muitos investimentos conquistados”, explicou Priscila.

Juçara de Borba Scheffer, esposa do deputado, fez um emocionante relato sobre a trajetória política de Zé Milton, que ao final, elogiou o trabalho do presidente Nano Freitas pelo trabalho feito junto aos jovens e de mulheres.

 

DOBRADAS NO ARROIO

Em Balneário Arroio do Silva, o vice-prefeito Carlos Scarsanella (União Brasil) deve apoiar uma dobradinha Fábio Schiochet (União Brasil) e Zé Milton (PP). O vereador Élvio Zocche ((União Brasil) dobra Fábio Schiochet (União Brasil) com Rodrigo Minotto (PDT); e a vereadora Maria Alice Luciano vai de Fábio Schiochet (União Brasil) e Zé Milton (PP).

 

CANDIDATURA DE FATO?

Sobre a candidatura de Jairo Pereira dos Santos, de Criciúma, um leitor da coluna comentou: “O cara faz 16 votos pra vereador em Criciúma e sai candidato a deputado estadual pelo MDB?”.

 

SC É ESTADO QUE MAIS INVESTE EM AGRICULTURA

Mesmo sendo apenas o vigésimo estado em área territorial do Brasil, Santa Catarina liderou a aplicação de recursos públicos em agricultura em 2021. Com R$ 800 milhões em recursos estaduais destinados ao setor, o investimento catarinense ficou à frente do Paraná (R$ 736 milhões) e da Bahia (R$ 658 milhões), segundo e terceiro que mais apresentaram despesas no ano, respectivamente. São Paulo, que foi líder de investimentos no setor em 2018, aparece em quarto lugar, com R$ 603 milhões aplicados. Os dados levam em conta as despesas pagas por cada estado e são do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, do Tesouro Nacional.

A maior parte dos investimentos de Santa Catarina são realizados por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A Epagri atende mais de 118 mil famílias rurais e é responsável pela política estadual de pesquisa, transferência e difusão de tecnologia, de assistência técnica e extensão rural. A empresa conta com 13 centros de treinamentos, nove estações experimentais e mais quatro centros especializados. O cálculo da Epagri é que as tecnologias e ações que foram adotadas pelos agricultores deram um retorno de R$ 3,52 bilhões em 2021. Já a Cidasc é responsável pelas ações de sanidade animal e vegetal.

 

TAXA DE DESALENTADOS NO BRASIL 10 VEZES MAIOR QUE SC

Conhece alguém que já desistiu de procurar emprego por acreditar que não conseguiria? Pois esta é a realidade de quase 4,3 milhões de brasileiros. São os chamados desalentados. A taxa de desalentados no país é de 3,8%. Mas a distribuição deles pelos estados está longe de ser igual. O percentual nacional, por exemplo, é quase dez vezes superior ao do melhor estado, Santa Catarina, que tem apenas 0,4%.

Os números constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE na semana passada. O destaque de Santa Catarina não é só em relação aos números nacionais, mas também na comparação com qualquer um dos outros estados. A taxa de desalentados do Mato Grosso, segundo melhor estado, é de 1,2% – três vezes a catarinense.

No Brasil, é como se uma em cada 26 pessoas com condições de trabalhar tivesse desistido de procurar emprego.  No estado com o pior índice, o Maranhão (14,8%), há mais de uma pessoa desalentada em cada sete. Em Santa Catarina, é menos que uma em cada 250.

Esta edição da PNAD Contínua diz respeito aos números do segundo trimestre de 2022.