Search

Governo Moisés muda liderança na Assembleia; os planos do PDT e do PSB; bastidores da política

ZÉ MILTON ENTREGA CARTA E DEIXA A LIDERANÇA DO GOVERNO NA ALESC

O deputado estadual José Milton Scheffer (PP) deixou nesta sexta-feira (28), conforme havia sido antecipado em primeira mão a coluna, a liderança do governo na Assembleia Legislativa.

O parlamentar comunicou pessoalmente ao governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), durante audiência à tarde na Casa da Agronômica, onde também estava presente o secretário-chefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli.

Zé Milton entregou ao chefe do Executivo na Casa da Agronômica uma carta onde expôs os motivos da decisão e agradeceu pela parceria e confiança no trabalho durante o período.

O deputado ouviu do governador palavras de agradecimento pelo empenho e dedicação na tarefa de “estabelecer uma relação harmoniosa e republicana entre o Executivo e o Legislativo”.

A decisão de deixar a liderança já havia sido informada diretamente ao governador há cerca de dois meses.

“Eu já havia externado a minha intenção de me dedicar à campanha eleitoral”, explicou o deputado, que é candidato à reeleição no pleito de 2 Outubro.

Jeitoso, com sabedoria, o deputado acabou trazendo paz para as relações Executivo-Legislativo.

 

PP COM CANDIDATO

Claro que a decisão do PP de lançar o senador Esperidião Amin ao Governo do Estado inviabiliza a permanência de Zé Milton no posto.

“Sempre me pautei pelo respeito à construção partidária. Tendo o nosso partido definido por ser protagonista nesta eleição, com uma candidatura própria, o caminho natural é estar com o partido”, justificou.

 

A DESPEDIDA

Ele agradeceu ao governador e toda a sua equipe pela confiança, valorização e reconhecimento ao trabalho.

“Assumi com a missão de intensificar o diálogo entre governo, o parlamento e a sociedade catarinense, superando as diferenças para enfrentar o momento mais desafiador da nossa história […] a crise sanitária do Coronavírus (COVID-19), catástrofes climáticas e estiagens […] e avançarmos em muitas conquistas. Saio ciente do dever cumprido”, relatou na carta, que foi redigida dia 19 de Julho.

Scheffer assumiu a liderança do governo na Alesc em janeiro de 2021, a convite do próprio governador Carlos Moises (então PSL). Deixou o posto em março por conta do afastamento do governador no segundo processo de impeachment, e reassumiu a função e maio com a recondução de Moisés ao cargo.

“Agradeço ao governador Carlos Moises, aos meus colegas de parlamento e ao meu partido que desde o primeiro momento respaldou a indicação”.

 

SERÁ PAULINHA?

A coluna consultou a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), para saber se ela havia sido consultada sobre o novo líder do governo Moisés na Alesc:

“Eu já cumpro um papel de liderança natural, pela aproximação com o governo. Nossa indicação será para que algum colega do MDB assuma. A escolha, no entanto, compete ao governador”.

 

COEFICIENTE E SOBRAS

Em entrevista à Rádio Som Maior o advogado Pierre Vanderlinde deu uma explicação clara sobre as mudanças que aconteceram da eleição de 2020 para a de 2022, em especial sobre a disputa das vagas para o pleito proporcional. Em tese, os partidos terão que pensar em 120 mil votos para eleger deputados estaduais e 280 mil para eleger federais.

As eleições a governador e senador são majoritárias e dependem das votações diretas.

 

OS PLANOS DO PDT

O PDT iniciou a pré-campanha com o ex-deputado lageano Fernando Coruja como pré-candidato a governador. Em 2021, em evento que apresentava a pré-candidatura de Diego Pires (PDT) a deputado federal, o presidente Maneca Dias e o deputado estadual Rodrigo Minotto acompanharam Coruja, que foi se afastando e acabou ficando de fora da disputa.

Depois, chegou o ex deputado Jorge Boeira, que havia deixado o PP por falta de espaço – ou garantia dele, na chapa majoritária.

Boeira ocupou o espaço já que o PDT já havia sinalizado que queria a vaga para o Senado.

O projeto ideal para o partido seria uma chapa PSB ao governo, PT na vice e PDT ao Senado, mas tudo mudou quando Dário Berger (PSB) aceitou ser candidato novamente a senador.

Inconformado com a decisão, o PDT promete formar uma chapa pura para disputar a governança do estado. A chapa seria Boeira, ex secretário de Saúde Dalmo Claro de Oliveira a vice e o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, para a vaga ao Senado.

Seria uma chapa para marcar espaço, garantir palanque estadual a Ciro Gomes, além de reforçar a chapa de deputados federais e estaduais.

 

PSB QUER MAIS

A Convenção Estadual do PSB, onde serão homologados os nomes dos pré-candidatos, será realizada na sexta-feira, dia 05 de Agosto, entre as 17h e as 22h, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. O nome de Dário Berger (PSB) deve ser confirmado na Frente de Esquerda.

O PSB começa a se assanhar para buscar outra vaga além do Senado, ou pelo menos uma vaga das 2 da suplência ao Senado.

Nomes como Marcilei Vignatti (PSB), esposa do presidente Cláudio Vignatti, e Bia Vargas (PSB), da região Sul.  

De outro lado, Décio Lima (PT), tenta manter PDT, Rede e PSol no time, ou ao menos apagar o incêndio para tentar calcular a menor perda possível. A Frente Democrática já reuniu 8 partidos.

 

COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A Procuradora da Mulher, a vereadora Edilane Rocha Nicoleite (União Brasil), juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores de Maracajá, Rodrigo Xavier da Silva (PDT), estão à frente da sessão solene de instalação da Procuradoria da Mulher. Será dia 3 de Agosto, quarta-feira, 19 horas, no Parque Ecológico de Maracajá.

 

FOI PRA CAPITAL

O jornalista Eduardo de Souza se despediu da Câmara de Vereadores de Araranguá onde foi Assessor de Comunicação por 1 ano e meio, e está em São José, onde irá atuar na assessoria da candidata a deputada estadual Adeliana Dal Pont (PSD), que foi prefeita de São José.

 

LOUREIRO NO PLANALTO NORTE

Gean Loureiro (União Brasil) e Eron Giordani (PSD) – Raimundo Colombo segue afastado pela covid-19, tem agenda de compromissos e visitas no Planalto Norte do Estado até sexta-feira (29). Passaram por Porto União, falaram com empresários e visitaram o Hospital São Braz. A agenda seguiu em Mafra, com reuniões com integrantes do União Brasil e evento do PSD.

Nesta sexta-feira (29), o candidato a governador visita abrigo de animais de Mafra, Maternidade Dona Catarina Kuss, Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, e conversa com a imprensa.

Em Rio Negrinho, a visita é à Fundação Hospitalar da cidade, Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, Casa do Turista. A agenda encerra em São Bento do Sul com evento do União Brasil.