Search

PARTIDO NERVOSO DEFINE ENTRE LUNELLI E DOHLER; PP PODE DEFINIR AMIN; MOISÉS À ESPERA DO MDB; DÉCIO ESPERA O PDT; E MAIS

DISPUTA POR TESES E SENADO DEVEM MOVIMENTAR MILITÂNCIA DO MDB

O quebra-cabeças do jogo eleitoral de 2022 começa a ser montado a partir da definição do MDB, maior partido de Santa Catarina, cuja convenção estadual acontece neste sábado (23), da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

Além da definição entre a tese de candidatura a governador – Antídio Lunelli versus tese de candidatura a vice de Carlos Moisés (Republicanos), com Udo Dohler; existe ainda a disputa de uma vaga ao Senado entre os deputados Rogério Peninha Mendonça e Celso Maldaner. Pelo caminho ficaram ainda Edinho Bez e Paulo Afonso, que declinaram da disputa.

O time do MDB deverá homologar 41 nomes a estadual e 17 federal.

O presidente Edinho Bez faz pronunciamento as 9horas e depois abre a votação. De 9h30 a 11h30 a palavra é aberta aos convencionais que se inscreverem. Às 11h30 tem composição de mesa e discursos das autoridades e pré-candidatos da majoritária. Às 15h encerra a votação, seguida pela contagem dos votos e uma coletiva de imprensa.

São 541 votos – 458 de delegados municipais (ou suplentes); 71 de membros titulares do Diretório Estadual; 9 deputados estaduais e 3 federais. Alguns delegados têm direito a mais de um voto.

O MDB comanda 98 prefeituras, tem 67 vice-prefeitos, 823 vereadores e 190 mil filiados.

 

CAMINHO DO PP AINDA INDEFINIDO

O Progressistas de Santa Catarina faz sua convenção neste sábado (23), no Hard Rock Live (Arena Petry), em São José. Pelo que está encaminhado, o nome de Esperidião Amin (PP) será homologado junto com 41 nomes de candidatos a deputado estadual e 17 federais.

A ata ficará com as vagas a vice-governador e de senador abertas à espera do PTB, e da federação PSDB/Cidadania. As duas vagas para suplência do Senado também ficam abertas.

O time de Kennedy Nunes (PTB) também faz convenção na Assembleia Legislativa neste sábado (23), das 10 às 12 horas.

A os partidos da federação PSDB/Cidadania fazem sua convenção separada dia 1º de Agosto e se juntam em colegiado dia 2 de Agosto para deliberar o caminho. Se dependesse de Carmem Zanotto (Cidadania), a aliança seria com Jorginho Mello (PL).

 

PL FECHA QUESTÃO DIA 5

O senador Jorginho Mello (PL) havia tuitado dias atrás:

“O PL caminha forte e unido nessas eleições defendendo a liberdade e os valores do nosso povo de Santa Catarina. Concluímos as conversas com o PP e optamos por garantir o direito de todos os candidatos do nosso partido a concorrerem nesse pleito de 2022”. Dava a entender que era um fim de linha nas conversas com o PP, mas não era.

Depois de ter passado por Blumenau, onde foi especulado o nome de uma empresária de Blumenau para compor como vice em sua chapa, Mello foi à residência dos Amin nesta sexta-feira (22) e falou com o colega de Senado.

Em nota à imprensa, a campanha de Jorginho disse:

“[…] Os líderes do PL e PP retomaram as conversações entre as legendas, rezaram juntos na gruta e reafirmaram a intenção de caminharem juntos nestas eleições”.

 

O TIME MOISÉS

O Podemos, de Rodrigo Coelho, Paulinha e Camilo Martins, aliado de Moisés, faz sua convenção neste sábado (23), das 9h às 11 horas, na Alesc.

O Republicanos de Carlos Moisés preferiu marcar sua convenção para as 19 horas, para esperar a definição do MDB. Será uma medida de força entre o grupo de Lunelli e a bancada dos deputados.

A coligação do governador deve ter ainda o Avante e o Democracia Cristã, que faz sua convenção dia 30 de Julho.

 

ÚLTIMO ATO

Acompanhado de Eduardo Pinho Moreira (MDB), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos), foi recebido em evento de apoio à sua reeleição realizado na noite desta quinta-feira (21), em Laguna. O tema central dos discursos girou em torno da gestão municipalista que tem destinado importantes investimentos para a região.

O prefeito de Laguna, Samir Ahmad (Republicanos), reforçou o apoio a Moisés e ressaltou as entregas do Governo do Estado ao município nos últimos anos.

Na reunião, além de Samir e Pinho Moreira, os prefeitos de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas); Gravatal, Clei Rodrigues (Progressistas); Garopaba, Júnior de Abreu (Progressistas); Imaruí, Patrick Corrêa, (Republicanos); Pescaria Brava, Deyvisonn de Souza (MDB); e o prefeito em exercício de Imbituba, Antônio Clésio Costa (Progressistas).

 

TIME REDONDINHO

O time de Gean Loureiro (União Brasil 44) e Eron Giordani (PSD), e Raimundo Colombo (PSD), serão apresentados no Centro Sul, em convenção conjunta e que terá ainda o Patriotas como aliado.

 

FRENTE DE ESQUERDA ESPERA PDT

A Frente Democrática, ou Frente de Esquerda, realiza ato político, na segunda (25), para homologar a candidatura de Décio Lima (PT) ao governo de Santa Catarina a candidatura à reeleição do senador Dário Berger (PSB). A vaga de vice e as 2 suplências ao Senado ficam abertas.

O Partido dos Trabalhadores faz segunda-feira (25), 18h, Convenção Estadual para homologar a indicação de Décio os 33 candidatos a deputado federal e 13 estadual.

Em seguida, 19h, a Frente Democrática indica o senador Dário Berger junto dos presidentes dos partidos da Frente, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

O PDT faz sua convenção dia 30 de Julho. Até lá devem continuar as conversações.

De acordo com uma liderança do Solidariedade, a expectativa é que o PDT aceite indicar Jorge Boeira a vice na chapa. Neste caso, Solidariedade e Psol indicariam suplentes ao Senado.

Dia 25, após as homologações, haverá entrevista coletiva com os dirigentes estaduais das siglas.

 

NOVO COMANDO NO PT

O Partido dos Trabalhadores de Nova Veneza reuniu-se na noite desta sexta- feira (22) para a posse da Comissão Provisória. Alcides João toma posse como presidente e outros 5 petistas ocupam cargos de direção executiva.

O pré-candidato a deputado estadual do PT, Júlio Bittencourt, esteve presente e ressaltou a importância da reorganização do PT no município para contribuir no debate local e construir a campanha do presidente Lula na Amrec.

 

HERANÇAS DO IMPÉRIO

Uma das coisas que parece que não muda é o uso da máquina pública em favor dos políticos. Uso de aviões, uso de helicópteros, carros oficiais para fins pessoais, parece que não afeta ninguém. E as desculpas são as mais diversas.

 

ANIVERSÁRIO SOLIDÁRIO

Em comemoração por mais um ano de vida, ao lado de amigos e familiares, Gean Albino (União Brasil) arrecadou mais de 200kg de alimentos que foram doados à igreja Amor e Graça, que realiza um trabalho social em Sombrio e região.

 

DIRETO DA III AGRIFEST

O programa Enfoque desta sexta-feira (22), aconteceu pela manhã direto de Morro Grande. Foi um programa especial para divulgar a 3ª Agrofest, 6ª Festa do Arroz e 7ª Festa do Frango. Antes havia sido realizada em 2013 e 2015. A transmissão teve o apoio da Prefeitura de Morro Grande e da Cersul.