Search

Esquerda mais perto fechar majoritária; Saúde é o calo do Governo Moisés; promulgação das PECs; e mais

PT DEVE LIDERAR CHAPA DA FRENTE DE ESQUERDA

A Frente de Esquerda (ou Democrática) fez nesta quinta-feira (14), na sede do PT, mais uma rodada de negociações para fechar a chapa majoritária que irá representar os 8 partidos alinhados em Santa Catarina – PT, PCdoB, PV, Rede, PSol, PSB, PDT e Solidariedade.

Já na abertura da reunião o presidente Cláudio Vignatti (PSB) “deixou a entender” que o partido estaria disposto a discutir a ocupação da vaga ao Senado.

Isto mudou, como esta coluna antecipou, após a conversa que Dário Berger (PSB) teve em Brasília com o pré-candidato a presidente Lula da Silva (PT). Pela forma com que Vignatti se pronunciou, pode ter ficado subentendido que o senador iria atender a um pedido direto do ex-presidente.

Esta posição, se confirmada, pode abrir caminho para a primeira definição da Frente, com a cabeça-de-chapa para Décio Lima (PT).

No entanto, depois da reunião, em sua rede social Vignatti, informou que segue com Dário como pré-candidato ao Governo do Estado.

A proposição apresentada pelos partidos, da vaga ao Senado, será repassada ao PSB por Vignatti (PSB) em reunião virtual. Se o partido autorizar, aí sim começa o ajuste para as demais vagas.

A ideia agora é seguir a rodada de reuniões – se for de fato ratificado o nome de Décio – para confirmar as demais posições, com a presença dos possíveis nomes para a vaga de vice e ao Senado, que ainda tem 2 suplências para fechamento da chapa majoritária. Os partidos deverão tentar convencer o Psol, que tem Afrânio Boppré como pré-candidato, a abrir mão do espaço, sob a justificativa de que apoiaram o Psol na eleição da capital do Estado.

 

DEBATE SEGUE POR VAGAS

Uma nota da Assessoria do PT dava conta que houve sim a oficialização da indicação do ex-deputado federal e prefeito de Blumenau, Décio Lima, como pré-candidato ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2022, dando a entender que os presentes na reunião não queriam tornar pública a decisão para não haver constrangimentos nos partidos. No entanto, o prór  

Os partidos agora continuam os ajustes para tentar solução para as demais vagas. Haverá a partir desta sexta-feira (15) uma rodada de conversas entre os pré-candidatos Dário Berger (PSB), Jorge Boeira (PDT), Gelson Merisio (Solidariedade) e Afrânio Boppré (PSOL). A solução encontrada é ajustar estes 4 nomes dentro das 4 vagas.

O sentimento que havia entre os presentes na reunião é que o grupo se uniu – especialmente para buscar derrotar Bolsonaro, e não deve mais se dividir.

Participaram da reunião os presidentes Cláudio Vignatti do PSB, Manoel Dias do PDT, Douglas Mattos do PCdoB, Osvaldo Mafra do Solidariedade, Guaraci Fagundes do PV, Mário Dutra do PSOL e Reinaldo Haas pela Rede.

 

MULHERES DE ESQUERDA

Jair Anastácio (PT), presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, reuniu seu grupo político para apresentação das propostas das pré-candidatas a deputadas, Luciane Carminatti (PT), que tenta reeleição na Assembleia Legislativa, e Ana Paula Lima (PT), que tenta novamente cadeira na Câmara Federal.

 

MULHERES DE DIREITA

A Post TV, nesta sexta-feira (15), no Programa Enfoque, recebe uma dobradinha do PL, com a pré-candidata a deputada federal Júlia Zanatta (Criciúma) e Andresa Ribeiro (Araranguá), que busca vaga na Assembleia Legislativa.

 

SAÚDE: O PONTO FRACO DE MOISÉS

O calo de Carlos Moisés (Republicanos) é o setor de saúde. Embora tenha muitos recursos em caixa para obras e ações chamadas municipalistas, a atual gestão vem deixando a desejar na área de saúde. Quando a falta de vagas batia à porta o governador estava aproveitando o helicóptero do estado para “encaixar” sua agenda política em vários lugares do Estado.

Em Criciúma, nitidamente houve uma visita ao Hospital Materno Infantil para justificar a vinda par ato político que aconteceria à noite. Tanto que Moisés ficou na região para o ato em apoio a sua reeleição que aconteceu segunda-feira (11) em Araranguá.

Apanhou bastante por causa da falta de resolutividade de problemas no setor. Um caso típico é o Hospital de Chapecó, que era tido por Araranguá como modelo a ser implantado. Pois, agora está com dívidas que se o Estado não ajudar a pagar, o torna inviável.

Os adversários encontraram o ponto fraco e estão explorando ao máximo. Está apanhando direto por causa da Saúde. Bruno Souza (Novo), Kennedy Nunes (PTB), Felipe Estêvão (UB) e Ricardo Alba (UB) cobram do governador uma solução.

 

PRESSÃO SÓ AUMENTA

O Ministério Público de Santa Catarina ouviu o clamor da sociedade por vagas de UTI neonatal e pediátrica em todo o Estado. A 10ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital ajuizou a ação por causa das filas de espera e pediu à Justiça determinação para que o Estado promova a internação imediata ou em, no máximo 12 horas, a todas as crianças que necessitarem, seja na rede pública ou na rede privada custeada pelo Estado. O Juízo da Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital, deferiu todos os pedidos liminares do MPSC.

Assim, o Estado deve fornecer, diariamente pela manhã e ao final do dia, a relação das solicitações de vagas em leitos de enfermaria e UTI pediátrica e neonatal pendentes de atendimento pela Regulação Estadual, com identificação do nome das crianças e dos adolescentes em espera. O Estado também deve apresentar, em 48 horas, a relação dos leitos ativos de enfermaria e de UTI pediátricos e neonatais da rede privada estadual, discriminando as informações por Hospital e por Região de Saúde. 

Coletiva de imprensa do MP na capital nesta quinta-feira (14) explicou como será o procedimento. Além de Florianópolis, Blumenau, Criciúma e Tubarão já começa a se queixar.

 

PAULINHA NO SUL

A deputada Paulinha (Podemos) está em agenda pelo Sul de Santa Catarina. Passou por Urussanga, Cocal do Sul e Criciúma. Nesta sexta-feira (15) a agenda é em Meleiro, Ermo, Araranguá, Sombrio e Maracajá. Sábado (16) passa por Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, São João do Sul e Praia Grande.

 

PECs PROMULGADAS

Os deputados e senadores tiveram que se curvar ao momento para tentar dar um fôlego para as classes menos abastadas. Ao lado do presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), da Câmara Federal, Arthur Lyra (PP), e do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, Jair Bolsonaro (PL) participou da sessão especial de quinta-feira (14) no Congresso Nacional para promulgação de três Propostas de Emenda Constitucional, que irão representar R$ 41 bilhões de gastos, mas que irão beneficiar uma grande parcela da sociedade brasileira.

Apesar de todo o debate, já que a mudança acontece às vésperas da eleição, não teve como não aprovar. A PEC 123 aumenta o repasse do Auxílio Brasil, do auxílio gás, autoriza auxílio aos taxistas, isenta passageiros em transporte coletivo, beneficia caminhoneiros, beneficia produtores de etanol, biocombustíveis, e mudança no regime de urgência no atendimento da crise para os estados, abate impostos… A A PEC 124, que teve participação da deputada federal Carmem Zanotto (Cidadania/SC), muda a situação dos profissionais de enfermagem, que passam a ser regulados pela esfera federal. A PEC 125 redução do tempo dos processos com mudanças no Recurso Especial, um pedido do Superior Tribunal de Justiça.