Search

MDB TEM NOVO PRAZO PARA DECIDIR; DIVISÃO NA ESQUERDA; PP BUSCA PARCEIROS; CÂMARA JOVEM COM MESA DIRETORA; E MAIS

DIA 20: NOVO PRAZO PARA O MDB DEFINIR SEU CAMINHO

“Tudo depende do Antídio, está na mão dele, deve decidir até segunda-feira (20)”, frase do presidente do MDB, Celso Maldaner.

Antídio Lunelli foi a Brasília para uma conversa com o presidente nacional Baleia Rossi e se reuniu com a bancada do MDB na Câmara dos Deputados – Celso Maldaner, Rogério Peninha Mendonçae, Carlos Chiodini e com o suplente Edinho Bez de Oliveira.

Na verdade, os 5 aparecem como possíveis nomes para compor na chapa de Carlos Moisés (Republicanos).

Em entrevista à Post TV na manhã desta terça-feira (14), antes da reunião, Maldaner deu a entender que Antídio poderia abrir mão de ser o candidato. Apesar de o MDB brigar para ter as 2 vagas na chapa majoritária, Maldaner disse entender que seria melhor ter o PSDB como candidato a vice para ampliar esta aliança.

Ao que parece o partido já concorda em não ter cabeça de chapa. Se concordar de abrir espaço de vice para ampliar a aliança, a vaga deve ficar entre Antídio Lunelli ou Carlos Chiodini, ambos de Jaraguá. O meio oeste/ oeste / planalto pode compor com 1 suplência e o sul com outra, que no caso poderia de Edinho Bez.

Mas, como Maldaner afirmou, decisão anunciada mesmo, somente dia 20, segunda-feira.

PP E PSDB

O Progressistas ainda não definiu seu caminho, mas a partir do evento do deputado estadual Altair SIlva (PP) no final de semana, começa a ganhar corpo o nome de Esperidião Amin (PP) a governador. O PTB, que apresentou os nomes de Carlos Werner (PTB) a governador e Kennedy Nunes (PTB), e pode ser alternativa na aliança. O PP ainda pensa em ter o PSDB, que segue como alternativa para aliança com o MDB e com o governador Moisés.

 

ESQUERDA DIVIDIDA

No dia do lançamento da pré-candidatura do PDT havia esta conversa de que o PT estava entravando o fechamento da chapa majoritária da Frente de Esquerda. O PDT, de Rodrigo Minotto, apontava que tinha pelo menos dois players para colocar na chapa – Fernando Coruja para vice Jorge Boeira ao Senado – em uma possível composição o PSB de Dário Berger, e um palanque para Ciro Gomes (PDT) a presidente.

Ouvi nos bastidores que quanto mais Lula melhorasse o desempenho nas pesquisas, mais Décio Lima (PT) se firmaria na posição de não abrir mão de ser o “cabeça-de-chapa”.

Neste cenário, o PT iria com Décio Lima (PT) a governador, Gelson Merísio (Solidariedade) e Afrânio Boprré (PSOL) ao Senado, e um palanque para Lula da Silva (PT).

A Frente de Esquerda tem 8 partidos para compor. Neste caso, se fossem separados, PDT e PSB de um lado, 6 partidos iriam noutra frente: Federação PT – PC do B e PV; Solidariedade; e Federação PSol e Rede Sustentabilidade.

 

KITA A FEDERAL

Quem cumpriu agenda na região foi Carlos Alberto KITA Xavier, presidente do CREA licenciado, que disputa uma cadeira a deputado federal pelo Podemos. Passou pelo IFC Santa Rosa do Sul, Cooperja, Coopersulca e Afubra. À noite se reuniu com os engenheiros da AESC em Araranguá. Nesta quarta-feira (15), a agenda é na Plantar e na ARASUL e empresas do agronegócio, construção civil e escritórios de planejamento.

 

JUVENTUDE NA CÂMARA

Tomaram posse nesta terça-feira (14) os 15 vereadores eleitos dentro do Programa Câmara Jovem, da Câmara de Vereadores de Araranguá, com a presença de representantes de escolas públicas e privadas, da gerência regional da Educação, da Administração de Araranguá. O presidente Jair Anastácio (PT) falou em nome dos vereadores.

Depois de empossados, os vereadores elegeram a chapa Futuro Consciente, com a Mesa Diretora Jovem: presidente Marina Fernandes (EEB Castro Alves / Centro); vice-presidente Iago Andrade da EEM CAIC /Jardim das Avenidas); 2° vice-presidente Ana Júlia Borges da Silva (EEM João Matias); 1º secretário Pedro Henrique Cenci (Colégio Extensão X); e 2ª secretária Gabriele Machado (EEB Dolvina Leite de Medeiros). A primeira sessão foi convocada para 12 de Julho.

 

ABRE MÃO…

O policial penal Adércio Velter (PL) – defensor ferrenho do Bolsonarismo, publicou longo texto sobre sua trajetória pessoal após a definição do PL regional de indicar a advogada, professora e atual presidente do partido em Araramguá, Andresa Ribeiro, como pré-candidata a deputada estadual.

Em um trecho da carta intitulada “Quem conhece a minha história, sabe que a política nunca foi ou será um projeto pessoal”, o ex- diretor do Presídio Regional de Araranguá e do DEAP disse:

“Eu vim para o PL 22 de Araranguá, com o objetivo de ser candidato a deputado estadual pela legenda. Se o partido optou, ou entendeu que no projeto estadual, o meu nome não é o ideal, tudo certo. Tudo no tempo de Deus. Respeito e preciso acatar a decisão”.

Ao final, encerra com o tradicional “Deus, Pátria, Família e Liberdade’, com as tags #vamoquevamo; #FechadoComBolsonaro2022; #fechadocomjorgeseifjr; #fechadocomjorginhomello; #fechadocomjuliazanata.

 

MAS, NÃO APOIA

Ou seja, Adércio concordava em abrir mão de ser candidato para uma mulher por entender que era necessário para composição, mas não significa que irá apoiar a candidatura de Andresa. “Abriria mão para o projeto pl que precisava acertar as questões do cumprimento da Lei Eleitoral. No caso, para o nome dela. Não para outro candidato homem. Isso. Mas, não apoiar a candidatura dela”.

“Nos dá segurança pública temos alguns compromissos de classe que foram assumidos. Bem provável que o grupo venha apoiar um Policial Penal do PL. Não é nada contra a colega presidente do partido. Muito pelo contrário… Ela é uma pessoa maravilhosa. Mas, ela já sabia que não poderia ter esse compromisso de apoiá-la.”.

 

SAÍDA DO GABINETE

Durante entrevista que concedeu à Post TV, no Programa Voz do Sul, o pré-candidato a deputado estadual João Cechinel (PTB) adiantou que irá deixar semana o gabinete do deputado federal Coronel Armando (PL), onde é assessor parlamentar.

 

8 ESTADUAIS

A lista de nomes a deputado estadual pela região da região do Vale do Araranguá tem 5 nomes de Araranguá – Bia Borges (Novo), Emerson Rocha (Democracia Cristã), Motinha (Republicanos), João Cechinel (PTB) e Andresa Vitorino (PL). Do Vale, temos Zé Milton (PP), Tiago ZIlli (MDB) e Galter Soares (PT).

 

IDOSO MERECE CARINHO

Dia 15 de Junho (quarta-feira) é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.