Search

Vereador Samuca, Lena e Jair Anastácio querem incluir que técnica de desengasgo no pré-natal

Anteprojeto foi aprovado por unanimidade e pode ser devolvido em forma de projeto para a Câmara

Os vereadores Samuel Nunes, o Samuca (PSD), Lena Périco (MDB) e Jair Anastácio (PT) aprovaram um anteprojeto de lei que institui a obrigatoriedade da inclusão do curso de ‘manobras de Heimlich’ e das técnicas de ‘Tapotagem’ no pré-natal das gestantes, promovido em toda a rede municipal de saúde, bem como na rede hospitalar pública e privada, sediadas neste no município.

A manobra de Heimlich é conhecida como compressão abdominal, técnica de desengasgo comumente utilizada em crianças maiores e adultos. Consiste em abraçar uma pessoa pelas costas e fazer compressão com a mão para dentro e para cima ao mesmo tempo. Já a Tapotagem é a técnica indicada para crianças recém nascidas, onde inclina-se o corpo da criança para frente e bate-se nas costas dela com a mão em forma de concha, até expelir o objeto pela boca.

O vereador Samuca pontuou a importância do anteprojeto. “Isso vai ajudar muitas mulheres que podem passar por isso, quase que diariamente temos informações referentes a pessoas engasgadas”.

Já o presidente da Câmara, vereador Jair Anastácio, pontuou a necessidade da preparação de pessoas para estas situações. “Essa formação é necessária, ao mesmo tempo que temos depoimentos de pessoas engasgadas, temos notícias de vidas salvas por meio desta técnica”.

A vereadora Lena Périco, frisou a necessidade da matéria ser analisada pelo Paço Municipal. “Esperamos que este anteprojeto retorne em forma de projeto de lei para a nossa Casa Legislativa. Vamos cobrar do Poder Executivo a execução desta proposta”.