Search

MDB baixa o tom e adia lançamento de Antídio; Câmara do Arroio com 3 mulheres; e mais

DB TENTA ACERTAR SOB A INSPIRAÇÃO DE LUIZ HENRIQUE NO “DIA DA VIRADA”

Foi bastante prestigiada nesta quarta-feira (1/6) a pré-estreia do filme de Luiz Henrique (MDB) em Florianópolis. Presença de autoridades, familiares e amigos. O filme conta a história da vitória de Luiz Henrique, com Eduardo Moreira (MDB) de vice nas eleições de 2002. “O Dia da Virada” conta como LHS chegou desacreditado no segundo turno com José Fritsch em seu encalço. Era dada como certa a reeleição de Esperidião Amin (PP), mas no segundo turno, uma virada na eleição, em que o MDB acertou apoio à eleição de Lula da Silva (PT) e ganhou apoio do PT catarinense em contrapartida. Celso Maldaner, Antídio Lunelli, Moacir Sopelsa (presidente da Assembleia Legislativa), presentes, tentam inspirar o MDB de hoje, 20 anos depois de LHS ter vencido uma eleição improvável.

 

LUNELLI E MALDANER COM OS DEPUTADOS

Após a exibição, no Beira Mar Shopping, da pré-estreia do filme-documentário que narrou a trajetória do ex governador e ex senador Luiz Henrique da Silveira, maior líder da história do MDB catarinense, houve almoço na Assembleia Legislativa entre o presidente do partido, Celso Maldaner, pré-candidato ao governo do Estado, Antídio Lunelli, deputado federal Carlos Chiodini e mais a bancada estadual.  

O encontro aconteceu no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa, com participação de todos os deputados estaduais. A primeira decisão adotada foi de suspender a mobilização programada para o próximo dia 11, em Curitibanos, que atende sugestão feita na véspera, em reunião da Executiva.

O entendimento geral é que “o MDB, maior partido de Santa Catarina, sempre foi plural, aberto e sua história é ligada à construção do processo democrático, de valorização da participação política e tomada de decisões colegiadas”. E ainda que “essa trajetória exige um momento de profunda reflexão e pacificação partidária, com a construção de um diálogo franco entre as diferentes correntes de pensamento, em favor do melhor projeto para Santa Catarina”.

 

SEM RESSALVAS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou sem ressalvas as contas do Governo do Estado pela primeira vez na história de Santa Catarina. De fato, é preciso ser dito que, até mesmo para pequenos municípios, é um feito ter aprovação das contas sem que restrições. A equipe do governador Carlos Moisés (Republicanos) conseguiu esta proeza.

 

LIDERANÇAS, MAS NÃO SIGLAS

O governador Carlos Moisés da Silva (MDB) corre o risco de ter apenas siglas como o Republicanos 10, Podemos 19, Democracia Cristã 27, Avante 70 e mais algum partido menor em sua aliança. Mesmo tendo abertura e apoio declarado de prefeitos e deputados de PP, PSDB e MDB, as siglas não definiram apoio e ainda podem estar noutras alianças.

 

CORTES EDUCAÇÃO

Enquanto falta recursos para tocar o Ensino Superior (UFSC, IFSC…), não irá faltar dinheiro para as eleições. Foram aprovados R$ 4 bilhões para Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Pergunte aos eleitores o que eles preferem que o dinheiro deverá ir para campanha.

 

SAÚDE SEMPRE EM FALTA

Depois de acostumar com grande número de leitos em tempos de covid-19, chegando perto da eleição, é possível ver a falta de leitos de UTI para a saúde, especialmente para crianças.

 

MULHERES COM O PRESIDENTE

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) estava junto da bancada feminina, que defende pautas de interesse das mulheres, que participou de reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio da Alvorada.

 

VEREADORA DO PSDB

A suplente de vereadora Avanei Tomaz de Bitencourt Vieira (PSDB), foi empossada dia 1º de Junho e fica 30 dias como titular na Câmara Municipal de Balneário Arroio do Silva. Ela assume na vaga do titular, Clailton de Oliveira (PSDB), licenciado sem remuneração, e fica até 30 de Junho.

O presidente da Câmara, Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul (União Brasil), deu as boas-vindas à vereadora e lembrou que será a primeira vez na história que o Arroio terá 3 vereadoras – junto com Maria Alice (União Brasil) e Greyce Copetti (PDT).

Na posse ainda, os vereadores Alan Almiro da Silva (União Brasil), Clailton de Oliveira (PSDB), Evaldo Caetano (PSDB) e Pedro Eugênio Coelho (União Brasil) e Vanderlei de Souza lideranças locais, familiares e amigos da de Avanei Vieira, que atuou a Assistência Social de Araranguá e do Arroio.

 

MOÇÃO PARA SERGINHO

Está marcada para dia 8 de Junho, durante sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá, a entrega à família o reconhecimento a Sérgio Luiz Soares (in memorian) por iniciativa do vereador Diran Drewke (PP). Serginho faleceu durante um passeio quando entrou no mar para salvar dois banhistas que se afogavam.

 

DE VOLTA À MÍDIA

O comunicador Elias Pavani está de volta aos microfones. Estreou programação no ID Portal, lançado neste dia 1º de Junho, em Araranguá.

 

DIA DA IMPRENSA

Dia 1° de Junho, a Unesc aproveitou a data para reunir a imprensa da região da Amesc para apresentar o “Prêmio Unesc de Jornalismo”, que irá premiar os profissionais da comunicação.

 

LIONS – HEMOSC – AMESC

Numa parceria entre estes 3 entes, aconteceu entre 1 e 2 de Junho a coleta de sangue na sede da Amesc, em Araranguá.

 

CADASTRO NO REDOME

O Ministério da Saúde editou a Portaria nº 685, de 16 de junho de 2021, que alterou a idade limite para o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea passou a ser de 35 anos – antes era de 55. A Portaria está em vigor desde o dia 18 de junho.

Além dos requisitos, o doador tem colher amostra de sangue com 5 ml para testes destinados ao exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), cujo tipo será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).