Search

EXECUTIVA DEIXA PARA DIRETÓRIO DECIDIR APOIO A MOISÉS; NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SOMBRIO

Conforme adiantado pela coluna, depois do jantar no domingo (29) da deputada com governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), coube a deputada estadual Ada Lili Faraco de Luca (MDB), a missão de comandar a reunião da Executiva do partido – por autoconvocação – na manhã desta terça-feira (31).

Conforme o presidente Celso Maldaner adiantou, nem ele, nem Edinho Bez, Antídio Lunelli e Ronaldo Benedet estariam na reunião.

Depois desta reunião da Executiva, que tinha a intenção de colocar em votação a apresentação do apoio a Carlos Moisés, e invalidação das prévias que aclaram Antídio Lunelli como nome único do partido, o tom foi de nova tentativa de conciliação.

Mesmo assim, o desgaste produzido pela disputa interna do MDB se tornou uma ‘fratura exposta’ que deverá ficar na conta do governador mesmo que ele demova o partido a fechar aliança com ele terá lhe apoiando um MDB rachado.

 

DIRETÓRIO OU CONVENÇÃO ESTADUAL?

Uma nota produzida assinada por 6 deputados (Ada Faraco de Luca, Fernando Krelling, Jerry Comper, Moacir Sopelsa, Valdir Cobalchini e Volnei Weber), 1 suplente (Dirce Heiderscheidt) e 1 ex governador (Paulo Afonso Vieira), tenta minimizar o desgaste que já é homérico. Diz a nota:

“Maior partido de SC, MDB busca diálogo em nome de pacificação – O MDB é o maior partido de Santa Catarina, em número de filiados e detentores de mandatos, nas bancadas federal e estadual, entre prefeitos e vice-prefeitos, bem como entre vereadores. E sempre foi um partido plural, aberto, sua história é ligada à construção do processo democrático, de valorização da participação política e tomada de decisões colegiadas, tradição de nossas lideranças. Essa trajetória exige um momento de profunda reflexão e pacificação partidária, com a construção de um diálogo franco entre as diferentes correntes de pensamento, em favor do melhor projeto para Santa Catarina. E foi com este único objetivo que a Executiva do Partido se reuniu na manhã desta terça-feira(31), para deliberar encaminhamentos no sentido de buscar a convergência e a unidade, a partir de um amplo debate sobre as perspectivas que se apresentam. O encaminhamento sobre a convocação do Diretório Estadual, solicitada em reunião da Executiva, pretende avaliar o recebimento de proposta de coligação visando a reeleição do governador Carlos Moisés da Silva, com o MDB ocupando as vagas majoritárias de vice-governador e senador. Em razão desta alternativa, se pretende também analisar com os membros do diretório outras propostas que venham a ser apresentada pelo pré-candidato Antídio Lunelli, a cerca de apoios e eventuais coligações. A reunião também deliberou exigir a aplicação do disposto no artigo 33, parágrafo 2º do Estatuto Partidário, que determina a efetiva administração colegiada na Comissão Executiva. A convocação do Diretório Estadual, no menor tempo possível, se faz necessária para superar as divergências do momento e consolidar a importância do MDB nas eleições que se aproximam. Em nome dessa pacificação, a Executiva deliberou que ficam suspensas as atividades externas do Partido enquanto não se reunir o Diretório Estadual”.

 

ANTÍDIO É DIA 11 DE JUNHO

A reunião com os 70 membros do Diretório Estadual do MDB deve acontecer antes do dia 11 de Junho, em Curitibanos, quando está marcado o ato de lançamento da pré-candidatura de Antídio Lunelli a governador.

Após saber da autoconvocação da Executiva do partido, Lunelli gravou áudio e encaminhou ao grupo de Whatsapp do MDB para buscar apoio ao seu o projeto. As convenções do MDB estão marcadas para 5 de Agosto.

 

SERVIDORA DO ESTADO INDICADA PARA ASSUMIR EDUCAÇÃO

Falta apenas publicar a portaria com a indicação da professora Rita de Cássia Silva Costa, ex Assessoria de Direção da Escola de Educação Básica Catulo da Paixão Cearense, como nova secretária de Educação do município de Sombrio.

Rita é professora de português e inglês e terá a missão de comandar a Educação do segundo maior município do Vale do Araranguá.

O município solicitou à Coordenadoria Regional de Educação, que Rita de Cássia, que é servidora efetiva do Estado, seja afastada e liberada para servir ao município. Assim que sair a liberação, ela deverá ser confirmada como a nova Secretária de Educação de Educação.