Search

Retirada de canteiro central no início da revitalização da Av. Nossa Senhora da Conceição

A Administração Municipal de Maracajá iniciou esta semana a revitalização da principal avenida do município, a Avenida Nossa Senhora da Conceição.

A primeira etapa consiste na retirada do canteiro central (árvores, grama e meio-fio). Segundo a bióloga da prefeitura, Gisele Dal Pont, o transplante das árvores foi autorizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

“Realizamos um levantamento e contabilizamos cerca de 100 espécies nativas no decorrer da avenida, são ipês, ingás, butiás, jerivás, pitangueiras, entre outras. Elas estão sendo replantadas em diversos pontos da área urbana, conforme solicitado pelo IMA”, explica.

O terreno que receberá a garagem do Parque de Máquinas, localizado na Vila Beatriz, já foi contemplado com o plantio de várias mudas.

Na manhã desta quarta-feira, dia 25/05, o prefeito Anibal Brambila, o vice-prefeito Volnei Rocha, e o presidente do Legislativo, Rodrigo Xavier da Silva, estiveram acompanhando a retirada do material da avenida.

O prefeito Brambila explicou a importância econômica e turística para o município e região com a obra.

“A avenida é a principal via que liga o Centro de Maracajá a BR-101 e aos municípios de Araranguá e Criciúma. É também uma via que possibilita acesso aos serviços públicos fundamentais para os munícipes”, detalhou.

 

A OBRA

A revitalização da avenida conta com recuperação de pavimentação asfáltica e sistema de iluminação, implantação de ciclovia, adequação de calçadas com acessibilidade, sinalização vertical e horizontal, prolongamento pavimentado, entre outros serviços, com extensão de cerva 4.333,00 metros. A obra incluiu ainda as pavimentações das ruas 204, 223 e rua Vergílio João Camargo.

Conforme o vice-prefeito, Volnei Rocha, o projeto da Avenida é moderno, inovador e será um dos diferenciais da atual gestão.

“A obra promoverá a qualificação do acesso urbano com acessibilidade e segurança, vai proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes, incentivando-os a prática de atividades esportivas, como ciclismo, caminhada e corrida”, disse.

O prefeito Anibal Brambila pede a compreensão dos comerciantes, moradores e usuários da via, já que haverá nos próximos meses alguns transtornos devido à obra.

“Pedimos a compreensão da comunidade, pois quando falamos em obra, falamos em adequações, pois acaba gerando alguns transtornos, mas que vão gerar benefícios para todos os moradores. Já que a revitalização mudará a ‘cara’ de Maracajá”, enfatizou o prefeito Anibal Brambila. 

 

INVESTIMENTOS

Em outubro de 2021, a liberação do recurso foi publicada no Diário Oficial. O prefeito Brambila lembra que a liberação dos recursos foi uma união de esforços de várias lideranças, como o deputado estadual Júlio Garcia e sua assessora Gisela Scaini, deputado federal Ricardo Guidi, ex Secretário Executivo de Articulação Nacional (SAN), Lucas Esmeraldino, entre outras lideranças.

“Apresentamos nosso projeto para várias lideranças e mostramos a importância que a obra terá para o desenvolvimento econômico de Maracajá. Prontamente o governador Carlos Moisés, por meio da secretaria de Infraestrutura, articulou a liberação de R$ 5 milhões”, explica.

O Projeto total de revitalização da Avenida Nossa Senhora da Conceição, terá um custo estimado de R$ 6,5 milhões. A Administração já está trabalhando para angariar o valor que falta.