Search

Frente de Esquerda tem Décio, Dário e Boeira; Desdobramentos da desistência de Dória;

PT LANÇA DÉCIO LIMA

Com a participação do PRTB, aumentou para 9 o número de partidos políticos na Frente Democrático, e o PT fez no lançamento de Décio Lima como pré-candidato a governador. Ele falou que quer representar 80% cos catarinenses que ganham menos de R$ 1.713,00 por mês.

O nome foi aprovado pelo PT e apresentado aos outros 8 partidos da Frente Democrática (PDT, PCdoB, PSB, PV, Rede, Solidariedade, PSOL e PRTB).

O PT apresentou 41 nomes para Assembleia Legislativa, dos quais terá que ficar, na Federação Brasil Esperança, com 33 (mais 4 para PV e 4 para PC do B); e outros 17 federal, que precisam ficar em 13 para contemplar PV com 2 e PC do B com 2. Um destes será Giovana Mondardo (PC do B), de Criciúma.

Durante o evento um dos discursos mais inflamados foi do ex deputado Jorge Boeira (PDT), que deve ser candidato ao Senado Federal pela Frente. O PSOL também aponta Afrânio Bopreé ao Senado. O grupo deverá receber Lula (PT) e Alckmin (PSB) em Santa Catarina, dias 2 e 3 de Junho.

 

PSB APROVA DÁRIO

O senador Dário Berger foi aprovado como pré-candidato ao governo do Estado durante encontro do PSB catarinense de sábado (21), em Florianópolis, que serviu para apresentar os pré-candidatos a deputado estadual e federal.

Berger ressaltou que sua candidatura não vai compactuar com a polarização, com o fla-flu político criado no país, que o momento é de união pela democracia, e essa eleição vai muito além de direita e esquerda.

“[…] Junto com o PSB chegaremos ao segundo turno nesta disputa e vamos governar SC pensando nas pessoas em primeiro lugar”, disse.

 

JOÃO DÓRIA FORA

Depois do anúncio de desistência do ex juiz e ex ministro Sérgio Moro (que trocou o Podemos pela União Brasil para buscar vaga por São Paulo ao Senado), agora foi a vez do ex governador paulistano João Dória (PSDB), anunciar que está fora das eleições. O ex ministro Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), que era outro nome do antibolsonarismo que foi afastado do jogo para ser candidato a governador do Mato Grosso do Sul, assim como o ex governador do Rio Grande do Sul, o pelotense Eduardo Leite (PSDB), que perdeu as prévias para Dória, passou a ser nome novamente para reeleição em solo gaúcho. A lista da terceira via já teve nomes apontados como Luciano Huck (sem partido), João Amoedo (Novo), Alessandro Vieira (ex-Cidadania) e Rodrigo Pacheco (ex-União Brasil). O cenário polarizado entre Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) é um dos motivos da saída de Dória (com teto de 4% nas pesquisas), mas, a falta de apoio interno ao seu nome foi o principal motivo. O fato deve ter sido comemorado pelo ex governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), que deixou o PSDB após confrontos com Dória.

 

DÓRIA MARQUETEIRO

Pelo tom dado a sua saída, com tom dramático, falas calculadas, discurso lido, fica a impressão que João Dória ainda acredita que pode voltar ao jogo “aclamado” pela terceira via, mas Simone Tebet (MDB) aposta em Tasso Jereissati (PSDB) como nome para pacificar os tucanos, embora Eduardo Leite (PSDB) possa ser visto como um nome melhor para composição. O fato é que a terceira via está cada vez mais esfacelada porque nem Tebet, nem Luciano Bivar (União Brasil), nem João Dória, nem Moro e nem Leite emplacaram até agora. Agora é preciso observar os próximos passos da aliança MDB, PSDB e Cidadania. Segue o mesmo jogo, com partidos pelo meio, mais preocupados em ter bancadas fortes e acertos para o segundo turno, e menos com o primeiro turno.

 

EFEITOS EM SANTA CATARINA

O PSDB já estava meio solto desde que Dória venceu as prévias e após a decisão de Vinícius Lummertz de não deixar a Secretaria de Turismo de São Paulo para buscar a vaga de pré-candidato a governador de Santa Catarina. Apenas Leonel Pavan (PSDB) segue como nome para majoritária, mas não deverá ser cabeça-de-chapa. O PSDB pode ser candidato a vice ou a senador.

 

PRÉ-CANDIDATO ANTÍDIO

Antídio Lunelli (MDB), pré-candidato ao governo do Estado, e o presidente estadual do partido, Celso Maldaner (MDB), passaram pelo Sul do Estado no final de semana para conversar com empresários e correligionários. Passou por Siderópolis, Criciúma e Tubarão. O encontro de sábado (21), em Sombrio, foi com o ex-prefeito Zenio Cardoso (MDB). Domingo, Lunelli foi ao evento da Acaert, em Florianópolis. O MDB deverá lançar sábado, 11 de junho, 10 horas, em Curitibanos, a pré-candidatura de Antídio Lunelli (MDB). Maldaner segue com discurso que esta candidatura atende ao pedido das bases. Este evento será o termômetro para a candidatura. Lunelli depende de uma presença expressiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e pré-candidatos a deputado, coordenadores regionais, presidentes municipais.

 

MÉRITO EDUCACIONAL

O ex-secretário da Educação e deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB) receberá nesta terça-feira (24), 14 horas, o Diploma de Mérito Educacional de Santa Catarina, maior honraria da Educação Catarinense por parte do Conselho Estadual da Educação. O governador Carlos Moisés (MDB) também receberá a honraria.

 

PARA A MELHOR IDADE

Esta segunda-feira (23) foi marcante para Araranguá, porque iniciaram os trabalhos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade. O Centro de Multiuso recebeu os idosos, que voltam às atividades depois de 2 anos de pandemia. E o melhor é que agora eles tem casa própria, bem pertinho, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Antes, além de ter seus encontros em locais mais afastados, embora tivesse transporte, acabava tendo um pouco mais de dificuldades para chegada.

Os trabalhos estão sendo tocadas pela Secretaria de Assistência Social, pelas mãos de Afrânio Ronconi, e de Dioni Cesa, esposa do prefeito César Cesa (MDB) e Preta, esposa do vice-prefeito Tano Costa (PSD).

 

SEM VÍNCULO COM CEI

A Secretaria Municipal de Educação de Araranguá emitiu uma nota de esclarecimento para informar que não tem nenhuma relação jurídica ou administrativa com o imbróglio da APEPA – Associação Pequenos Passos, pessoa jurídica que administra o CEI-Centro Infantil Pequeno Passos. Apenas faz convênio com esta entidade privada.

CONCURSOS PÚBLICOS

Serão 2.297 vagas para áreas como Segurança, Saúde, Agricultura e combate à corrupção em Santa Catarina. Serão nomeados ainda 796 servidores já aprovados para as polícias Civil e Científica, Cidasc e SEF.

 

“PAU NO STF”

O deputado estadual Kennedy Nunes gravou para o programa do PTB de rádio e televisão.

 

TRISTE PERDA

Araranguá foi surpreendida com a morte de Abrahão Paes Filho, empresário que fundou a Raposa Peles, que virou Couro e Pele, e depois a Cervejaria Saint Bier (marcas Pilsen, Weiss, Bock, Stout, Belgien Golden Ale, Weizen, In Natura, Coruja, Barco, Luy Back e outras), em Forquilhinha. Se acidentou com sua moto Harley Davidson e não resistiu. Ele iniciou em 2005 no ramo de cerveja e fundou a cervejaria em 2007. Além da Escola de Samba Unidos do Arroio fez uma homenagem em 2018 ao empreendedorismo do empresário fundador da Saint Bier, tem uma história interessante com a Casa Lar Irmã Carmem. Abrahão foi quem socorreu e levou ao hospital a Irmã Carmem, em 1994, na ocasião do acidente dela. Partiu, mas deixa um legado importante.