A Prefeitura de Sombrio e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram nesta quinta-feira, 19, dois encontros com profissionais de enfermagem da rede de atenção básica e do hospital Dom Joaquim, no auditório da unidade hospitalar, como forma de agradecer e celebrar a Semana da Enfermagem atualizando os trabalhadores do setor com uma palestra e um bate papo com café. 

Pela manhã o encontro foi com enfermeiras e enfermeiros, a tarde foi a vez dos técnicos e das técnicas em enfermagem acompanharem a palestra da também enfermeira, Doutora Magada, com o tema “A Sistemática da Assistência de Enfermagem e o papel do técnico de Enfermagem”.

“O trabalho de vocês sempre foi fundamental. E agora, na pandemia, o mundo viu a dedicação diária que cada enfermeira e enfermeiro tem, por não parar de trabalhar e colocar a própria vida em risco para que o cidadão tenha segurança em sua saúde. Cada ação que possa melhorar suas condições de trabalho e homenageá-las ou agradecê-las, não mediremos esforços para realizar”, comentou a prefeita Gislaine Cunha.

A psicóloga Tânya Azambuja, da Rede de Atenção Psicossocial, escreveu e leu um poema em homenagem aos profissionais, que emocionou e arrancou aplausos de todos os presentes. Confira abaixo o poema na íntegra:

 

ANJOS SEM ASAS

E que título bem escolhido,

Esses seres escolheram uma profissão,

Que acolhe, que serve e que cuida,

Nessa escolha, esquecem suas dores,

Para acolher a dor do outro,

Com os “seus” não conseguem,

Estar o tempo que gostariam,

Mas com os outros (pacientes)

Ficam o tempo que for necessário,

O labor que escolheram,

Não tem dia, nem hora,

Muitas vezes com o coração sangrando,

Pois também tem suas dores,

Como qualquer outro ser humano,

A eles damos títulos como anjo sem asas, super-heróis…

Mas por trás dessas armaduras

Tem um ser que espera,

Um sorriso, um abraço e até um colo,

A vocês profissionais da enfermagem

Que tanto fazem

O nosso muito obrigado!!!!!!

Tânia D de Azambuja, Psicóloga.

0 Comentários

Comente essa publicação