Search

Como anda a Saúde; pescadores não conseguem pescar; retomada das obras em Maracajá; e mais

PELO BEM DA SAÚDE, É PRECISO CUIDAR DE SUA SAÚDE FINANCEIRA

O atual modelo de gestão dos hospitais em Santa Catarina tem funcionado graças à mudança no conceito de gestores e do próprio Governo do Estado.

Antes, mesmo com a terceirização de parte do setor para hospitais filantrópicos e para organizações sociais, nem mesmo a parte do contratante era cumprida.

Ou seja, não se respeitava os prazos de pagamento dos contratos e os hospitais, por conseguinte, não conseguiam manter suas obrigações em dia com fornecedores, e nem mesmo manter em dia as certidões fiscais, e, muitas vezes, até o atestado de filantropia.

Como nos últimos anos o Governo Estadual passou a cumprir sua parte, os prestadores de serviços – privados ou hospitais particulares apoiados pelo ente público – passaram a respirar melhor.

No período da pandemia esta dinâmica sofreu algumas alterações. A principal delas é que o Ministério da Saúde (via Fundo Nacional) repassava recursos diretamente ao Fundo Estadual de Saúde para criação de novos leitos e manutenção deles.

Atraso nos repasses voltaram a criar dificuldades aos hospitais. Há casos em que os pagamentos não foram feitos e viraram caso de Justiça.

Isto colocou parte que deveriam estar unidas em favor da Saúde da população em litígio, o que cria dificuldades para as gestões.

Mas, o fato é que há uma interdependência entre o Governo, que ainda mantém alguns hospitais sobre sua gestão, e hospitais filantrópicos ou geridos por Organizações Sociais (OS).

Se o serviço funciona, todos ganham. Senão, o Estado precisa assumir a gestão, o que ele de fato não quer. O melhor a se fazer neste caso é tratar de forma correta os prestadores e cobrar a boa gestão do sistema.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Cooperativa de Eletrificação Rural Sul Catarinense (Cersul) está destinando R$ 35 mil para cada uma das Apaes de municípios que atende. As associações de Maracajá, Meleiro, Timbé do Sul e Turvo já receberam a doação.

O presidente Edemilson Monsani, o Dinão, recebeu o chque em nome da Apae de Timbé do Sul.

PESCA SOB ALERTA

Adir Ivo Ramos, o Adir da Pesca (PP), suplente de vereador de Balneário Gaivota, está encaminhando junto com os pescadores da região um movimento para brigar pela liberação da licença para poderem exercer sua profissão. Os peixes estão passando, o tempo está passando, e a licença até agora nada. Corre o risco de chegar ao Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA) este protesto.

SEMINÁRIO DO PROGRAMA ORLA

O município de Balneário Arroio do Silva realiza nesta quinta-feira (12) o IV Seminário do Programa Orla, às 18h30 no auditório da Escola Municipal de Educação Básica Jardim Atlântico, localizado nos fundos da escola.

Na ocasião serão apresentados os trabalhos desenvolvidos durante a 1ª Oficina do Programa Orla, bem como a apresentação do Projeto de Revitalização da Orla Central.

O seminário contará com a presença dos representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e do Patrimônio da União.

 

OBRAS EM ANDAMENTO

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) é um dos mais interessados na obra que liga Forquilhinha a Maracajá, porque as emendas do seu mandato foram o principal ativo financeiro para garantir a execução da obra com recursos do Governo do Estado.

A boa notícia é que a empresa Visani, que estava com o trecho Maracajá parado, voltou a atuar porque foi garantida a recomposição dos valores do contrato.

PARA A SOLUÇÃO

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Jair Anastácio (PT), o custo para resolver o problema no telhado do prédio deverá custar na faixa de R$ 400 mil.

 

MOTO FEST NO CALENDÁRIO

Na noite desta quarta-feira (11) a Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou um Projeto de Lei que visa incluir no calendário oficial de eventos de Araranguá o “Moto Fest”, que é um encontro nacional de motociclistas que teve sua primeira edição em março de 2022, e reuniu cerca de 3 mil pessoas. O evento teve futevôlei, futebol infantil e festival de voo livre. O vereador Samuel Nunes, o Samuca (PSD).

ANÚNCIOS DO PTB

Está marcada para dia 26 de Maio, 19h30, no Hotel Dalmoro, de Araranguá, reunião do PTB para apresentação das novas executivas e pré-candidatos a deputado estadual e federal. Na lista a estadual deverá estar João Cechinel (PTB).

PL COM JORGINHO

Jorginho Mello (PL) virá domingo (15) para a AgriMeleiro. As executivas e filiados ao PL da região da Amesc estão se organizando para receber o senador e pré-candidato ao governo de Santa Catarina durante o evento. 

PRÓ-ARMAS

Dia 12 de Maio acontece em Chapecó a palestra com Marcos Pollon, palestra com o Fundador do Movimento Pró-Armas, com deputada estadual Ana Campagnolo (PL) e com a pré-candidata a federal Julia Zanatta (PL), sobre o movimento armamentista em Santa Catarina e no Brasil!

PT TRÁS SUPLICY

Quem estará em Santa Catarina nesta quinta-feira (12), 19 horas, na sede da Fecesc, é o ex senador por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT).

AGENDA NO SUL

O vice-presidente do União Brasil em Santa Catarina, Fábio Schiochet, cumpre agenda na região Sul entre os dias 19 e 22 de Maio.

MUNICÍPIO EM FESTA

Maracajá completa 55 anos de emancipação político-administrativa neste dia 12 de Maio.

PASSARAM PELA FESTA

Quem circulou pela Festa da Padroeira de Araranguá no dia 4 de Maio, entre outros, foram deputados estaduais Luiz Fernando Vampiro (MDB, Volnei Weber (MDB), Zé Milton (PP), mais os pré-candidatos a deputado estadual Motinha (Republicanos), e Adeliana Dal Pont (PSD), e a federal Júlia Zanatta (PL). O coordenador geral da festa era Tiago Zilli (MDB), que também busca cadeira a estadual.