Search

Senhor Educação palestra em Araranguá; cenários pós apoio do PSD a Loureiro; e mais

PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO?

O Lide SC (Grupo de Líderes Empresarias) esteve em Araranguá na noite desta terça-feira (10) para palestrar para um seleto grupo de empresários, profissionais liberais, gente criativa da área da Educação e da Inovação Tecnológica.

Não por acaso, o evento aconteceu na Cidade Universitária e teve como um dos painelistas o empresário Fernando Weber, que é o responsável, em nome do Lide, por espraiar o conceito das “cidades inteligentes” pelo Estado. E ele não só está fazendo isto apenas em Santa Catarina, mas já está levando o conceito para Guaiba/RS, que terá um bairro planejado.

O presidente Delton Batista (da holding ON Business) participou do evento que trouxe a Araranguá o ‘Senhor Educação’ Glauco Corte, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Ele apresentou o painel “Educação Para o Futuro”.

Quando Cortes foi presidente da Federação a Educação foi a principal bandeira, que não só defendeu, como fez aportar investimentos para melhorar o sistema educacional.

Nesta mesma linha, o reitor da Unisul/Tubarão Mauri Heerdt aproveitou para anunciar que a Universidade irá lançar o primeiro curso ‘universidade na fábrica’, experiência importada da Alemanha em que as aulas durante 4 anos acontecerão dentro do ambiente de trabalho, criando esta sinergia entre Educação e mercado de trabalho. 

 

PSD COM UNIÃO BRASIL

Na segunda-feira (9), em Florianópolis, o PSD-SC apresentou os pré-candidatos para as Eleições 2022 e sinalizou composição com o União Brasil (UB) para disputa da majoritária no Estado.

O presidente da sigla, deputado Milton Hobus, destacou a importância de se criar um projeto robusto, com pessoas qualificadas e defendeu agilidade na composição da majoritária para início da pré-campanha, citando a união com o ex-prefeito Gean Loureiro (UB):

Também estavam presentes os deputados estaduais Marlene Fengler, Ismael dos Santos e Júlio Garcia e os deputados federais Darci de Matos, Ricardo Guidi e Hélio Costa. A ideia inicial era ter PSD, Democratas (que fundiu com o PSL e virou União Brasil), e mais Podemos e Republicanos. Estes dois últimos definiram “caminhar com Moisés em busca da terra prometida”.

 

QUEM ESTÁ FORA?

Desde que nomes começaram a ser citados para a majoritária deste ano, já ficaram pelo caminho nomes ao Governo do Estado Joares Ponticelli (PP); Clésio Salvaro (PSDB); Fabrício de Oliveira (Podemos); e João Rodrigues (PSD) – todos prefeitos que decidiram se manter no mandato; Celso Maldaner (MDB) e Valdir Cobalchini (MDB) – que haviam colocado o nome nas prévias do MDB que acabaram não acontecendo.

Também ficaram pelo caminho Vinicius Lummertz (PSDB), que ficou no governo de São Paulo, e Gelson Merísio, que trocou o PSDB pelo Solidariedade.

 

QUEM ESTÁ NOUTRA?

Jorge Boeira (PDT) e Raimundo Colombo (PSD) definiram pela disputada ao Senado. Já Luciano Hang (sem partido) decidiu não concorrer.

 

QUEM ESTÁ NO JOGO?

Dos que colocaram o nome para a disputa ao governo, até agora, não desistiram ainda Carlos Moisés (Republicanos); Antídio Lunelli (MDB); Esperidião Amin (PP); Dário Berger (PSB); Décio Lima (PT); Jorginho Mello (PL); Gean Loureiro (União Brasil); Ralf Zimmer (PROS); e Odair Tramontin (Novo).

 

DESASSOREAMENTO DO SANGÃO

Maracajá, Forquilhinha e Criciúma se unem para buscar uma solução para o assoreamento do Rio Sangão. A reunião para tratar do tema aconteceu na tarde desta terça-feira (10) na Câmara de Vereadores de Forquilhinha. A ideia comum é tentar amenizar os problemas das famílias atingidas pelas cheias do Rio Sangão.

Prefeitos, vereadores, coordenadores da Defesa Civil, autoridades e representantes das comunidades Sangão e Cidade Alta debateram a limpeza e o desassoreamento do rio.
Os prefeitos José Cláudio Gonçalves – Neguinho (PSD), Clésio Salvaro (PSDB) e Aníbal Brambila (PSD) vão trabalhar juntos na limpeza e desobstrução de 7 km de extensão do Rio Sangão.

O próximo passo agora é buscar as licenças ambientais e a viabilização nos órgãos responsáveis.

De acordo com moradores, 50 famílias precisaram deixar suas casas devido às chuvas que caíram no início de Maio no município.

Esta pauta foi levantada pelos moradores do Poder Legislativo e ganhou eco nos demais municípios.

 

BOM TRATAMENTO

O prefeito de Ermo, Paulinho Della Vechia (MDB) tinha agenda marcada nesta terça-feira (10), na capital do Estado, na Casa Civil, em busca de recursos para o município, mas não detalhou ainda o que deverá ser anunciado na sexta-feira (13).

O governador do Republicanos (R-10), Carlos Moisés da Silva (MDB), abriu as portas da Administração Estadual para os prefeitos e eles tem gostado da atenção.

 

PALESTRA DO GENERAL

Um dos novos nomes do Republicanos, General Hamilton Mourão, vice-presidente da República e pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, estará em Santa Catarina dia 20 de Maio. Palestra em Florianópolis, no Centro Sul, 19h30min, sob o tema “Aspekto das conjunturas nacional e internacional”. Um dia depois, dia 21, Lula estará na capital do Estado.