Nesta semana, as redes oficiais do Livro Mundial dos Recordes (Guinness Book) confirmaram a quebra do recorde em highline entre balões mais alta do mundo, que aconteceu dia 04 de Dezembro de 2021, na Capital dos Cânions.
Rafael Bridi, catarinense de Florianópolis, se tornou recordista mundial de slackline nas alturas. Ele atravessou entre dois balões de ar quente a uma altura de 1.901 metros do solo, sobre uma fita de 20 metros e 2,5 centímetros de diâmetro. O recorde anterior era de uma travessia feita nos Estados Unidos a 1.200 metros.
O feito ganhou repercussão internacional com a exibição no programa Fantástico, da Rede Globo, com quase sete minutos de cobertura em horário nobre da emissora. Como plano de fundo, os balões e, acima das nuvens, o magnífico cenário dos cânions, grande atrativo natural da região, em franca expansão na exploração turística.
Os pilotos que encararam o desafio e levaram Praia Grande ao livro dos recordes, possuem larga experiência em voos neste tipo de aeronave e juntamente com o highliner e os órgãos gestores, planejaram estrategicamente esta quebra de recorde para que ela ocorresse com sucesso e segurança.
“Um fato muito relevante para todo o extremo sul catarinense, em particular para Praia Grande, que se tornou a terra do recorde em travessia entre balões no mundo. Uma parceria entre a Prefeitura, balonistas, trade turístico e Governo do Estado, que está divulgando a cidade em esfera mundial. Seguimos trabalhando em ritmo acelerado e com muita dedicação para tornar a capital dos Cânions ainda mais conhecida”, comemora o prefeito Elisandro Machado, conhecido como Fanica (Progressistas).
“Com a repercussão televisiva mais a adição do feito no Livro Mundial dos Recordes, podemos trabalhar em diversas ações de promoção do Turismo, especialmente em feiras. Em breve teremos uma placa do Guinness Book, estamos esperando todo o procedimento formal. Essa placa será um atrativo turístico no município, vai ser trabalhado todo esse contexto para usar ao máximo essa exposição”, explicou o Secretário de Turismo, Jorge Scandolara Júnior.