Search

Filiação da deputada Paulinha; fim das coligações proporcionais e o jogo eleitoral; filiados ao Republicanos; e mais

SEMANA DECISIVA PARA A FILIAÇÃO DA DEPUTADA PAULINHA

Expectativa para a semana é a da filiação da deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, que está sem partido desde a expulsão do PDT.

Como a deputada não anunciou filiação no final de semana junto com os prefeitos e vices que se filiaram ao partido do governador Carlos Moisés, o Republicanos, a tendência passa a ser o Republicanos.

A entrada de Paulinha segue com as mesmas restrições que recebeu quando sinalizou ao MDB. Os deputados com mandato fizeram contas para saber se poderiam receber uma deputada que tem a benção de Moisés e é cotada ´para ser uma das mais votadas nas próximas eleições.

O Podemos, que tem apenas o deputado estadual Laércio Schuster, está montando sua chapa proporcional e também pensa na entrada de Paulinha, que tem o condão de “afugentar” pré-candidatos.

 

COM O FIM DA COLIGAÇÃO PROPORCIONAL

Os partidos estão entre a “cruz e a espada” por conta do fim das coligações na chapa proporcional, será a primeira eleição nestes moldes para deputado.

Se de um lado os possíveis candidatos pensam em seus concorrentes como alguém que pode lhes tirar a chance de se eleger, a falta de puxadores de voto pode ser a garantia que falta aos partidos para garantir a eleição de um maior número de deputados.

Nesta lógica, seria melhor ter várias cadeiras e distribuir para um grupo de candidatos, do que não eleger ninguém. Até porque, há ainda a perspectiva de eleição na chapa majoritária, que sempre pode levar aliados para as equipes de governo.

A federação também é uma solução. PSDB/Cidadania, PT/PV/PC do B, já definiram este caminho, mas, a nova regra é 16+1 deputados federais e 40+1 deputados estaduais. A redução de vagas, também aperta a construção das chapas.

 

QUEM SAI, QUEM ENTRA?

Dia 31, quando os interessados em disputar as eleições, saem dos governos de Carlos Moisés (REP) e de Jair Bolsonaro (PL) para serem candidatos, os governos passam a ter nova configuração. Saem da Assembleia Legislativa os suplentes de deputados estaduais Silvio Dreveck e Dirce Heiderscheidt (MDB) e voltam para os cargos o secretário de Agricultura Altair Silva (PP), que disputa a reeleição, e o secretário da Educação, Luiz Fernando Vampiro Cardoso (MDB), que deve disputar cadeira na Câmara Federal.

O vice-presidente do Republicanos, João Batista Costa – assessor do deputado estadual Sérgio Motta, é cotado para assumir a Secretaria de Estado da Assistência. À coluna, ele confirmou o convite, mas, disse que está preocupado agora com a montagem das chapas de deputados estaduais e federais do partido.

 

COM O USO DA TECNOLOGIA

O prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, está filiado ao Republicanos. Mesmo durante sua viagem ele fez a filiação de forma virtual, assinou a ficha com o testemunho de todos os presentes ao ato de filiação de 14 prefeitos e 10 vice-prefeitos ao partido do governador Carlos Moisés da Silva.

Entre os vices, 3 deles são da região da Amesc: Jonatã Coelho (Balneário Gaivota); Carlos Scarsanella (Balneário Arroio do Silva); e Volnei Rocha (Maracajá).

  

O CAMINHO DO SD

O Solidariedade de Santa Catarina está prestes a receber a filiação de Gelson Merísio (ex PSDB) para participar da Frente Democrática junto com PT, PSB, PDT, PV, PC do B, Rede e PSol. Na região Sul é cogitado o nome de João Olivo Cardoso, o João do Lindo, que foi disputou as eleições de 2020 a vereador pelo Solidariedade de São João do Sul para coordenar o partido no litoral, de Laguna a Passo de Torres, e ser pré-candidato a deputado estadual.

 

PSB COM ALCKMIN E DÁRIO

O senador Dário Berger deixa o MDB e se filiam ao PSB, em Brasília, nesta quarta-feira, 23, mesmo dia em que o ex governador Geraldo Ackimin assina ficha no partido.

 

PARCELAMENTO NO SAMAE

Encerra dia 30 de junho o prazo para renegociação de débitos antigos com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae de Araranguá. Basta ir até o setor comercial e aderir à campanha ‘Conversando com o SAMAE’, que alcança pessoas físicas ou jurídicas, inscritos ou não em dívida ativa. Os parcelamentos vão até 96 (noventa e seis) meses.

 

DIA DE CAPACITAÇÃO

Nesta segunda-feira (21), Dione Cesa, primeira-dama de Araranguá, participou na sede da Amesc, de uma capacitação de Políticas Públicas de Assistência Social para a região do Vale. Na semana passada, as primeiras e segundas-damas dos municípios do Vale do Araranguá já haviam participado de um encontro com a primeira-dama do Estado, Késia Martins da Silva.

 

BICAMPEÃO OLÍMPICO EM ARARANGUÁ

Dia 6 de abril, no auditório do Center Shopping Araranguá, haverá palestra com o bicampeão olímpico de vôlei, Giovane Gávio e com o executivo Marcelo Reis, promoção do esportista em parceria do a Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva), para uma nova metodologia de treinamento corporativo (método PEOPLE).

 

REAJUSTE CONTESTADO

Uma liderança de outro município, que pediu para não ter seu nome divulgado para não dar margens à retaliações comentou a Reforma Administrativa de Araranguá.

“[…] tem que qualificar o funcionário de carreira […]. Não podemos voltar a pensar como LHS fez com o Estado. Lotear para manutenção do poder. […] Não vejo uma prefeitura no vale fazendo um plano de qualificação da mão de obra […] muitas vezes estes mesmos cargos são ocupados por pessoas sem formação na área e sem mínimo uma experiência comprovada para a ocupação […].

 

PEDIDO DE QUEBRA DE DECORO

A bancada do PSDB de Balneário Gaivota (3 vereadores) fez um requerimento com pedido de afastamento do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Gonçalves Batista, o Fernando do Tide (PSL), sob a acusação de caluniar/difamar a administração municipal em sua fala durante sessão de 7 de Março. O vereadores querem que o presidente seja afastado para uma Comissão avaliar o caso e avaliar sua cassação.

O presidente apontou ilícitos da administração municipal e mirou na secretária de Administração e Finanças, Cíntia Brigido.

De acordo com nota assinada pelo PSDB de Balneário Gaivota “o intuito é desestabilizar o governo, causar atritos emocionais principalmente, com difamações sérias”.