Search

Boeira no PDT de Ciro; esquenta o tempo entre Mello e Lima; nomes do PP no governo César/Tano; e mais

BOEIRA NO PDT PODE SINALIZAR DUAS CANDIDATURAS DA ESQUERDA

A aliança no estado da chamada Frente Democrática também apoiar ao ex-presidente Lula da Silva (PT). Do grupo de 8 partidos, devem estar PSB, mais a federação PT, PC do B e PV, e a federação Rede, PSol. Há ainda dúvidas sobre o Solidariedade, que pode ainda ser o destino de Gelson Merísio (ex-PSDB).

O PSB filia o senador Dário Berger (que sai do MDB) junto com Geraldo Alckmin para ser vice na chapa de Lula. Este grupo deverá apresentar uma chapa que tem Décio Lima (PT) para compor na majoritária.

E não é segredo para ninguém que o PDT catarinense irá apoiar Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno das eleições presidenciais. Nesta terça-feira (15) o partido acertou a filiação do ex-deputado federal Jorge Boeira (ex-PP), numa operação que envolveu o presidente estadual Manoel Dias, o deputado estadual Rodrigo Minotto e o ex-deputado Fernando Coruja.

“[…] frente democrática em Santa Catarina, cujo objetivo central é garantir a estabilidade da democracia do país. [… O foco sempre foi e será a sociedade, o trabalhador”, destacou Boeira.

O PDT distribuiu nota em que enaltece a trajetória do ex-deputado (4 mandatos por PT e PP) e história de defesa da educação de qualidade e gratuita.

Ainda não foi definido o dia da filiação, mas ela acontece dias depois de Berger definir seu caminho no PSB. Boeira deixou o nome à disposição para a chapa majoritária, mas disse não é uma condição, que pode só ajudar.

Boeira também distribuiu uma nota em que explica a escolha do PDT.

A coluna disse que:

“A Frente Democrática não é um projeto pessoal e sim um projeto coletivo que tem como eixo central a segurança e a perenidade da democracia no Brasil. Governos autoritários sempre representam um risco para a democracia assim como acontece na Venezuela e na Rússia”.

Num cenário fragmentado como o atual pelo menos 4 ou 5 nomes terão chances de estar no segundo turno.

 

EM FEDERAÇÃO

A Frente de Esquerda em Santa Catarina tem pelo menos duas federações a lhes impor a verticalização das alianças: A Rede Sustentabilidade junta com o Partido Socialismo e Liberdade e curiosamente deverá lançar duas ex senadoras do PT à Câmara dos Deputados: Heloísa Helena (PSol) e Marina Silva (Rede). A segunda federação teria 4 partidos, mas o PSB ainda não definiu se estará junto, mas PT, PC do B e PV já bateram o martelo. 

 

ALIANÇA AO CENTRO

O acordo nacional entre MDB, União Brasil e PSDB de apresentar um candidato único a presidente ajuda a embaralhar o jogo político catarinense. Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e João Dória (PSDB) já trazem junto o Cidadania, de Roberto Freire, que acertou uma federação com o PSDB.

Em Santa Catarina, este acordo nacional pode colocar na mesma mesa o prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB); o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (União Brasil); o PSDB (de Geovânia de Sá, Clésio Salvaro, Leonel Pavan e Paulo Bauer…); e a o Cidadania de Carmem Zanotto.

 

TIME DE ESQUERDA

No Programa Voz do Sul desta terça-feira (15), o pré-candidato a deputado federal Alex Bristot (PSB) salientou que a Frente Democrática tem ainda Ozair Banha da Silva (PT) e Diego Pires (DT) em busca de vaga a federal.

 

VICE NO COMANDO

Em Balneário Gaivota o vice prefeito Jonatã Coelho assumiu o comando do município com licença do prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB).

  

PROBLEMAS NO TELHADO

Em entrevista à Post TV o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Jair Anastácio (PT), havia dito que iria focar na solução de um problema que se arrasta por anos: o telhado do prédio está comprometido e o patrimônio público comprometido. Com as chuvas do final de semana o telhado mostrou diversos pontos de alagamento. No plenário, por exemplo, molhou equipamentos ao ponto de impedir a transmissão do vivo pelo portal do Legislativo.

Na hora das votações, uma surpresa foi a manutenção do veto do prefeito César Cesa (MDB) à emenda feita no Legislativo que obriga a construção de calçadas em todos os bairros e não apenas no Centro. Apenas 4 votos para derrubar o veto: Diego Pires (PDT), Luciano Pires (Podemos), Paulinho (PSD) e Samuca (PSD).

 

SUPLENTES DO PP NO GOVERNO

César Cesa (MDB) tem dito desde que venceu as eleições que não teria restrições partidárias para compor seu governo. Nem o Progressistas recebe veto. Depois de chamar o 2º suplente do PP, Jacinto Dassoler, para ser diretor de Agricultura, agora o prefeito encaminha a nomeação do 1º suplente do PP, José Paulo Roldão, para a diretoria de Obras.

 

ARARANGUÁ COM NOVA SECRETÁRIA DE SAÚDE

Depois de uma complexa cirurgia cardíaca, o médico Henrique Besser, que estava licenciado do cargo, não irá mais retornar ao comando da Secretaria de Saúde. O prefeito Cesar Cesa (MDB) já havia adiantando que seria feita a mudança e Besser deveria retornar ao quadro de servidores concursados. Assume meu lugar a enfermeira Daiane Biff, que tem doutorado na área de saúde e que atuava na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas.

 

TREVO ALEMÃO PARA LAGOA DA SERRA

A coordenadora de Turismo Helen Becker participou de reunião na SIE Sul. com o Engenheiro Gustavo Daufenbach e depois recebeu uma boa notícia para a comunidade da Lagoa da Serra: o ofício encaminhado ao secretário do estado da infraestrutura Thiago Vieira surtiu efeito e será feito um segundo trevo alemão na SC-447 (caminho para o Arroio do Silva), na Lagoa da Serra, perto da Tribo do Mel. O local é marcado por acidentes.

 

PP DO PASSO COM NOVA EXECUTIVA

O vereador Fabiano Ramos Lopes, o Fabiano Bika, é o novo presidente do Progressistas de Passo de Torres, com Adriano Delfino Joaquim como vice-presidente.

Na convenção que aconteceu sábado (12), participou o deputado estadual Zé Milton (PP), os prefeitos de Praia Grande, Elisandro “Fanica” Machado, de Timbé do Sul, Beto Biava, de Passo de Torres, Valmir Rodrigues, vereadores e secretários Municipais.

Os presidente do PSDB, Vando, do PSD, Osmar, do PL, Tonhão, e do PTB, Paulo, prestigiaram a convenção.

 

BATE – REBATE

O senador Jorginho Mello (PL) disse que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não era bem vindo ao estado e o ex deputado Décio Lima (PT) retrucou dizendo que ele não é dono no Estado. Na resposta Décio cometeu um deslize. Disse que Lula venceu em 2002 e 2006 em Santa Catarina, mas em 2006 foi Geraldo Alckmin (PSDB), justamente quem Lula já escolheu como seu vice.

 

DENÚNCIA À JATO

Depois de Kennedy Nunes (PTB), da Colômbia, ter visto que o comandante Moisés (REP) havia usado jato do Corpo de Bombeiros em sua agenda, o deputado estadual Bruno Souza (Novo) resolveu denunciá-lo.