Search

Rio do Salto e as eleições; MDB reduz tensão; saiu a federação; Moisés em Araranguá; Amesc com 20 pré-candidatos a deputado; e mais

RIO DO SALTO EM PAUTA

O presidente da Amesc, Betinho Biava (PP), discursou em sua posse sobre a mais nova bandeira da região, que na verdade não é nada nova, porque é aguardada há mais de 40 anos: a construção da barragem do Rio do Salto, na comunidade de Areia Branca. O local, que no passado era berço de olarias, tem parte das famílias ainda sem receber indenização pelas terras que deverão ser alagadas para receber a barragem.

A ideia é que este reservatório gigante de água a ser criado irá impactar para além de Timbé do Sul, Turvo, Ermo e Araranguá, outros municípios limítrofes. Além de armazenar água para evitar futuras estiagens, há que se pensar numa obra segura para evitar “futuras dores de cabeça”.

 

LICENÇA PARA BARRAGEM

A Casan, que já indenizou boa parte dos moradores no local, apresentou prazo para entrega dos estudos complementares desta barragem. Nesta segunda-feira (21), a presidente da Companhia, Roberta Maas, recebeu uma comitiva com o deputado Zé Milton (PP) – líder do governo, prefeitos de Timbé do Sul, Beto Biava (PP), de Turvo, Sandro Cirimbelli (PP), de Ermo, Paulo Della Vecchia (MDB); presidente da Cootil, Rogério Bardini, representante da Comissão de Agricultura, Roselita Bonelli, e técnicos da Casan na superintendência de Criciúma.

O grupo tratou dos processos de liberação da Licença Ambiental Prévia (LAP) e da atualização do projeto da Barragem. A ideia é dar celeridade a esta etapa. Em 2021 houve uma Audiência Pública. A Casan contratou os estudos complementares solicitados, que dedem ser apresentados até o final de Março. O deputado Zé Milton (PP) espera a LAP para agendar reunião com o Governador Carlos Moisés (sem partido) para encaminhar o processo de licitação da obra.

 

TEMAS “ELEITOREIROS”

Assim como a Serra do Faxinal, em Praia Grande, tema que foi retomado também em 2021, acontece agora com a Barragem do Rio do Salto. Tem que seguir agora acompanhando, mas cuidar especialmente em 2023. Muito difícil que obras desta monta saiam do papel.

Usar eleitoralmente estes temas é “tiro no pé”. Tem que correr para fazer/começar a executar e faturar politicamente só depois, já que devem iniciar em 2023.

 

MACRODRENAGEM DO PIO CORRÊA

Foi autorizado o início dos trabalhos na terceira etapa do Canal Auxiliar, com a macrodrenagem da Bacia do Rio Criciúma, no Bairro Pio Corrêa, trecho entre as ruas João Cechinel e Osvaldo Hulse. O governador Carlos Moisés (sem partido) assinou a ordem de serviço na segunda-feira (21), para obra de R$ 12,5 milhões, com recursos do Plano 1000 (a primeira delas), e deve ajudar a diminuir os alagamentos no local.

Esta obra sim deve ser propagada, já que o Plano Mil também não irá chegar a 20% de execução até o final de 2022. Outras 4 parcelas de 20% ficarão para 2023 a 2026.

 

OBRAS PARA O SUL

No ato foi oficializada também a transferência de repasses de R$ 9,7 milhões para pavimentação de duas rodovias no interior de Criciúma, ligação com a Penitenciária Sul. Trata-se daquela compensação para a comunidade por causa das penitenciárias e do CASE.

Depois de uma década, coube ao prefeito Clésio Salvaro (PSDB) esta conquista. O prefeito convidou Tina Rosso sábado (19) Espigão da Pedra para o evento.

“[…] aonde mesmo esta turma do MDB do PSD enfiavam toda fortuna do Estado […] inchado, repleto de cabides e secretarias regionais. […] Não por estar no governo, mas porque é sério, é sincero, é transparente, se afastou da estupidez do Governo Federal e ficou pé nas suas convicções”, disse Tina em sua rede social.

 

O CALOR DO MDB

Depois de dias turbulentos, o MDB viveu um dia “relativamente calmo” nas palavras do líder da bancada Valdir Cobalchini. Nesta quarta-feira (23), como antecipou em entrevista ao Programa Voz do Sul, da Post TV, o pré-candidato a governador Antidio Lunelli irã passar nos gabinetes para conversar com os deputados. Segunda-feira (21) conversou com o presidente da Alesc, Moacir Sopelsa.

“A bola está com eles”, disse Cobalchini.

Do almoço das terças-feiras, na bancada participaram o senador Dário Berger (MDB) e o diretor do BRDE SC Eduardo Moreira (MDB).

“Devagarinho, vamos construindo. Quero ouvir o Antídio e o Celso”, disse Cobalchini.

O que demonstra que o MDB parece que vai reduzir a temperatura e tentar se ajustar internamente.

 

VÍDEO AMBÍGUO

Depois do vídeo ambíguo (https://youtu.be/gN5Si81mnVY) do senador Dário Berger dia 19 ele continua no mesmo lugar, no MDB, até participou do almoço da bancada.

 

FEDERAÇÃO PSDB/CIDADANIA

A senadora Eliziane Gama (Cidadania, ex PPS) entra no jogo eleitoral em lugar do senador Alessandro Vieira (Cidadania), que era o pré-candidato a presidente do partido. Eliziane derrotou em 2018 nada menos que o deputado federal Sarney Filho (PV) – filho de ex governador; ex governador Edison Lobão (MDB); e ex governador Zé Reinaldo (PSDB).

A federação acertada sábado (19) entre PSDB e Cidadania pode ter a dobradinho João Dória (PSDB) e Eliziane Gama (Cidadania).

Este movimento tenta a construção de uma terceira via e atrair novos aliados. MDB e União Brasil já debateram junto a federação com o PSDB.

O Cidadania havia conversado antes com PDT e Podemos.

Em Santa Catarina, esta federação deverá definir a saída ou não da deputada federal Carmem Zanotto (Cidadania).

 

FEDERAÇÃO PSDB/CIDADANIA

“A federação entre os partidos está praticamente sacramentada”, comentou à coluna o presidente do PSDB, Rogério Pacheco.

 

FEDERAÇÃO CIDADANIA/ PSDB

“A federação foi deliberada no último sábado (19), agora iniciam as conversas nos estados”, comentou à coluna a deputada federal Carmem Zanotto (Cidadania).

 

NOTES PARA EDUCAÇÃO

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), deverá vir a Araranguá nesta quinta-feira (25), para entregar, junto com o secretário de Educação Luiz Fernando Vampiro, notebooks para os professores da Rede Estadual de Ensino. O acontece no Centro de Eventos do Santuário Nossa Senhora da Conceição, junto da igreja matriz.

 

FEDERAIS DA AMESC

A região da Amesc tem pelo menos 7 pré-candidatos a deputado estadual até aqui: o PP tem o vereador Jorginho Pereira; Podemos apresentou o suplente de vereador Lyrion Matheus; PT aponta o suplente de vereador Ozair Banha da Silva; PL aponta o ex vereador Igor Gomes; PDT indicou o vereador Diego Pires; PSB indicou o professor Alex Bristot; Republicanos indicou a médica Cynthia Mota Etchandy Lima (foto), que participou do evento do partido no final de semana.

 

ESTADUAIS DA AMESC

A região do Vale do Araranguá aponta para 13 nomes pré-candidatos em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa: o PP busca a reeleição com Zé Milton (Sombrio); MDB vai com o ex prefeito Tiago Zilli (Turvo); PSDB com o ex Rogildo Bordignon (Meleiro); Republicanos com o ex vereador Motinha (Araranguá); Podemos com o vereador Luciano Pires; PT vai com um dos 2 suplentes de vereador, Eduardo Martinello (Araranguá) ou Glauter Soares (Sombrio); PL vai de João Cechinel (Araranguá) – assessor do Cel. Armando; Democracia Cristã (ex PDC) aponta Emerson “Neno” Rocha (Araranguá) – ex conselheiro tutelar; Novo vai com a empreendedora Bia Borges (Araranguá).

O nome do PTB seria Sissa Victor – assessora do vereador Luiz da Farmácia (Araranguá), mas pode mudar, já que o deputado Felipe Estêvão deve concorrer à reeleição.

O União Brasil (DEM/PSL) pode ainda lançar o advogado Ricardo Ghellere. Com a fusão, 2 nomes do PSL perderam a força, de Jonatã Coelho – vice-prefeito de Balneário Gaivota, e do advogado Arnildo Stekert.

O PSD depende da decisão de Júlio Garcia ser ou não candidato para lançar Gisela Scaini, sua assessora.

 

PÉ NA ESTRADA

O pré-candidato a deputado estadual Tiago Zilli (MDB), junto com seu ex vice prefeito Edson Jair “Pisca” Dagostin (MDB) e com o ex prefeito de Passo de Torres, Jonas Gomes de Souza (MDB) – ambos de seu time de campanha, estiveram na casa de João Matos (MDB), ex deputado de 6 mandatos. A ex senadora Selma Elias Westphal, de Imbituba, está intermediando o apoio de Matos a campanha de Zilli.

 

ALBA VAI A FEDERAL

O grupo político que comanda o União Brasil no Vale do Araranguá, deverá apoiar a candidatura a federal do atual deputado estadual Ricardo Alba (UB), que é de Blumenau. Alba estará em Balneário Gaivota nesta quarta-feira (23), 19h30min.

Será recebido pelo coordenador regional Teco Silvério (UB) e pelo presidente da Câmara de Sombrio, Gean Albino (UB). A reunião acontece na Avenida Beira Mar, no Centro de Balneário Gaivota. Albino apresenta projetos e metas para a legislatura 2022.