Search

Betinho Biava é empossado como presidente da Amesc

BIAVA RECEBE BASTÃO DE TEIXEIRA NA AMESC

A solenidade de transmissão de cargo na AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) aconteceu na noite de sexta-feira (18) com a posse do prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava (PP), como presidente até Janeiro de 2023. Deixou o cargo o prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira. A Associação teve reuniões de capacitação e de trabalho, cuidou das pautas de interesse regional.

Prefeitos, com exceção de Anibal “Garibaldi” Brambila (PSD) e João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB) que estavam ausentes, colaboradores e o ex secretário executivo Heriberto Afonso Schmidt foram homenageados.

Coube ao ex prefeito de Praia Grande Henrique Matos Maciel, diretor da Santur, o papel de representar o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

O novo presidente, prefeito Roberto Biava, lembrou quando os prefeitos se uniram e foram a Brasília pedir pela pavimentação da Serra da Rocinha que estava travada. Já que muitas das bandeiras já estão encaminhadas (Serra da Rocinha, SC-108 e 4ª ponte em Araranguá…), o presidente quer tirar do papel a barragem do Rio do Salto, que aguarda há 4 décadas.

 

PRÓXIMOS ANOS

O que é certo é que o PSDB comandará o ano de 2023, mas ainda não há uma definição entre Everaldo “Kekinha” dos Santos, de Balneário Gaivota, e Almides Roberg da Rosa, de Santa Rosa do Sul, que já comando o CIS Amesc. Ambos devem definir a questão apenas no segundo semestre.

Já no último ano a tendência é que fique com o prefeito Eder Mattos (PL), que já está em segundo mandato. Se confirmada a tendência MDB (5), PP (5), PSDB (2) e PL (1), na vaga de PL, PSD, PSL, que elegeram apenas 1 prefeito em 2022, terão comandado a Amesc.

 

POST TV NA COBERTURA DA POSSE

Acompanhe o vídeo da cobertura da Post TV na posse da nova diretoria e conselho da Amesc, dia 18 de Fevereiro.

 

CONSELHO EXECUTIVO E FISCAL

1º vice-presidente: prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa (PSDB); 2º vice-presidente: prefeito de Meleiro, Eder Matos; 1º secretário: prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini; 2º secretário: prefeito de Maracajá, Aníbal Brambilla. Titulares do conselho fiscal: prefeito de Araranguá, César Cesa; prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo “Kekinha” dos Santos; prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli; prefeito de Jacinto Machado, João Batista “Gaiola” Mezzari e prefeito de Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues.  Suplentes do Conselho Fiscal: prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia; prefeito de Morro Grande, Clélio “Keio” Daniel Olivo; prefeito de Praia Grande, Elizandro Pereira Machado; prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha e o prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira.

 

FAMÍLIA DE POLÍTICOS

Betinho Biava está em segundo mandato (2017-2020- 2021-2024) e é de família com tradição política em Timbé do Sul.  O pai Alfredo Biava, foi vereador em Turvo na década de 1960, vice-prefeito e prefeito de Timbé do Sul de 1969 a 1971. O tigo, Ângelo Biava, foi vereador e presidente da Câmara em três legislaturas e vice-prefeito de 2001 a 2004. O irmão Nailor “Nai” Biava foi prefeito de Timbé em (2005 a 2008 – 2009-2012). A sobrinha Renata Rovaris Biava, filha de Agenor Biava, é vereadora em Timbé do Sul.

 

GALERIA DE VÍDEOS