Search

FEDERAÇÃO PARTIDÁRIA É O TEMA DAS ATUAIS ELEIÇÕES; PT DE ARARANGUÁ NO GOVERNO?; CIR AMESC; OBRAS; E MAIS

Porque este assunto virou o tema central deste momento pré-eleitoral?

Especialmente por causa do fim das coligações proporcionais, que assombra os partidos de menor porte. Sem a possibilidade de unificação dos votos, o medo dos partidos menores é que lhes falte votos para eleger bancadas importantes.

A federação pode ser uma alternativa de trabalho em conjunto por 4 anos. A maior dificuldade é que elas precisam acontecer de forma vertical e atingir todo o território nacional. Caso a cúpula nacional decida federar seu partido a outro, a regra vale para o país inteiro e também para as próximas eleições para prefeito e vereadores.

Os partidos estão pleiteando mais prazo para tomar esta decisão.

 

MDB COM O PSDB?

O MDB abriu discussão em pelo menos duas frentes quando o assunto é federação.

Abertamente os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do PSDB, Bruno Araújo, tem costurado esta possibilidade. Neste caso, o PSDB tem em João Dória seu possível nome para a disputa da Presidência da República, enquanto o MDB tem Simone Tebet.

Uma federação entre ambos poderia definir uma chapa para as eleições de 2022, mas, por outro lado, implicaria em federações em todos os estados.

Em Santa Catarina, por exemplo, o MDB, que está dividido entre quem defenda candidatura própria (Celso Maldaner, Antídio Lunelli ou Carlos Moisés); quem defenda aliança com Carlos Moisés; ou quem defenda Moisés pelo MDB; teria que fechar aliança com o PSDB, que neste momento segue com Gelson Merísio como pré-candidato a governador.

 

MDB COM O UNIÃO BRASIL?

Abriu-se outra possibilidade de federação do MDB com o União Brasil, que nasce da fusão entre PSL e Democratas, que deve ser liberada pelo TSE ainda em Fevereiro.

No primeiro caso, a federação seria natural porque os partidos tem história juntos. O PSDB nasceu em 1989 de uma cisão do MDB pelas mãos de tucanos de bico forte como André Franco Montoro, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, que em 1994 levou os tucanos à presidência do Brasil.

Já no segundo caso, o União Brasil nasce de uma fusão do partido que elegeu Jair Bolsonaro em 2018 e que se afastou do presidente, e do Democratas, partido que teve origem no antigo PFL, que surgiu de uma cisão do PDS. Um pouco mais difícil unificar as lideranças.

O União tem como pré-candidato a presidente Luiz Henrique Mandetta, que tem dialogado com Sérgio Moro, do Podemos.

Este federação MDB com União atrapalharia ao ex ministro e ex juiz, que precisa do União Brasil para encorpar sua candidatura.

 

PODEMOS E CIDADANIA

O senador Álvaro Dias, do Podemos, que tem Sérgio Moro como pré-candidato, disse que houve uma conversa com o Cidadania, de Roberto Freire, sobre uma possível federação. O Cidadania tem como pré-candidato a presidente o senador Alessandro Vieira.

 

FEDERAÇÃO À ESQUERDA

No campo progressista há uma conversa sobre federação entre PT, PC do B e PSB. Este acordo obrigaria que fosse fechado acordo nacional. Em Santa Catarina, esta possibilidade não mudaria o projeto da esquerda, que reúne hoje 8 partidos em torno de um palanque pluripartidário para Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).

 

FUSÕES E COLIGAÇÕES

A coligação partidária para a chapa majoritária é permitida. Em caso de fusão entre partidos, abre-se a possibilidade de saída do partido sem perda de mandato. Dia 2 de Abril é a data limite para mudança de sigla, bem como para a desincompatibilização no caso de prefeitos que queiram concorrer a cargos eletivos em 3 de Outubro de 2022.

============================

 

PT PODER SER GOVERNO EM ARARANGUÁ

O presidente do Partido dos Trabalhadores e agora presidente da Câmara de Vereadores, Jair Anastácio, reafirmou durante entrevista ao Programa Enfoque Político, da POST TV, que o partido irá voltar a conversar com o MDB sobre a possibilidade de participação do governo de César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD). Já houve a sondagem em 2021, mas o partido definiu que iria conversar somente neste ano.

Caso o PT decida ir para o governo, o paço municipal passa a contar com 8 votos no Legislativo, junto com 3 do PSD, 2 do MDB, 1 do PL e 1 do Avante.

Além disso, o vereador Luciano Pires, do Podemos, e o vereador Diran Martins (PP), tem votado sistematicamente com o governo.

 

============================

VERBAS PARA ERMO

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) esteve em Ermo na sexta-feira (4) para vistoriar as obras de revitalização da via que liga as comunidades de Santana e Água Branca. Foram R$ 660 mil em emendas parlamentares que a deputada destinou para a realização da obra que contempla 12 quilômetros de estradas vicinais.  

“Como parlamentar, tenho o compromisso com o desenvolvimento do município desde o primeiro mandato e continuamos trabalhando para suprir as demandas da cidade. Sabemos da importância desta via, que vai beneficiar os agricultores que usam o trecho diariamente para transportar a produção agrícola”, disse Geovania.

Acompanharam a vistoria o ex-prefeito Marquinhos Leone de Oliveira (PSDB) e o vereador Giovane Buzzello (PSDB).

 

CIR AMESC REELEGE DIRETORIA PARA 2022

Durante a assembleia a sexta-feira (4), os integrantes da CIR AMESC (Comissão Intergestores Regional Saúde) fizeram a eleição da diretoria para o ano de 2022 e realizaram a análise de algumas demandas. A secretária de Saúde de Meleiro, Elixsandra da Silva Mota, e o vice-presidente, secretário de Saúde de Arroio do Silva, Rogério Ferreira da Costa Junior, permanecem à frente dos trabalhos.

Durante a reunião na sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), o novo presidente da entidade, prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava (PP), dialogou com os gestores da saúde e assumiu o compromisso de dar respaldo ao CIR.

O novo secretário executivo, Francisco Diello, se apresentou e colocou a AMESC à disposição da CIR.

A presidente da Comissão, a secretária de Saúde de Meleiro, Elixsandra da Silva Mota (Nega), conta que foi debatido e aprovado um convênio entre o estado de Santa Catarina e o Hospital São Roque de Jacinto Machado. Os membros conheceram e aprovaram o projeto do CER2, para aumentar o benefício em Santa Rosa do Sul. Na oportunidade ainda falaram das cirurgias eletivas de campanha e pactuações.

 

AUTORIZAÇÃO PARA OBRAS

O prefeito de Araranguá César Cesa (MDB) e o vice Tano Costa (PSD) promovem a assinatura de ordens de serviço para pavimentação asfáltica da Av. Capitão Pedro Fernandes e da Rua Dr. Virgulino de Queiroz para a empresa Pavimentar Engenharia e Construções Ltda. Presença do deputado estadual Volnei Weber (MDB).