Search

Chapas indeferidas na Cejama; muda secretariado de César; Moisés em Forquilhinha; Décio no Sul; acordo no Arroio; e mais

TEMPO QUENTE NA CEJAMA

A eleição da Cejama começa a virar uma disputa acirrada. Primeiro por causa da antecipação das eleições, que sempre eram em Março, e agora serão em 5 de Fevereiro. Depois, na inscrição das chapas – 2 para o Conselho de Administração e 3 para o Conselho Fiscal. A chapa 1, de situação, terá os empresários Adelar Machado e Serginho Possamai Della para presidente e vice; e a chapa oposição terá Altair Marcolino Campos (Doril) e Renato Zanatta. Num primeiro momento a chapa 2 e 3 foram impugnadas e tiveram 48 horas para fazer as correções. A chapa 2 entregou tudo corrigido às 17h 50min de 26/02 e a comissão eleitoral tinha 24 horas para contestar. Como não houve a contestação entende-se que está devidamente inscrita.

 

CHAPA DE SITUAÇÃO

Como a chapa 1 não havia sido ainda apresentada pela coluna eis os nomes apresentados. Adelar Machado de Oliveira (presidente), Sérgio Possamai Della (vice presidente); e mais Ivan Cleiton Cndiotto; Edio Sartor; Haille Cequinel; Valmir Possamai; Helmedio Astor Kuentzer; Ângelo Antônio Saretto; Adriana Tomasi; Fabiano Rosso Trombim; Vanderlei Mota; Ítalo Tramontin; Demian Pereira Lopes; Daiane Casagrande Just Possamai Della; Júnior Aguiar; Cláudio Márcio Cararo; e Leandro Valdete.

 

MUDANÇAS NAS SECRETARIAS

Em Araranguá pelo menos duas mudanças no secretariado do prefeito César Cesa (MDB). Cristiano Coral deixa de ser secretário interino de Obras, Viação e Transportes e passa a ser o titular da pasta. Para a Secretaria de Assistência Social e Habitação, com a saída de Cláudia Pastorini, o secretário de Governo Afrãnio Ronconi irá responder interinamente pela pasta. Na pasta da saúde segue com a interinidade acumula pelo secretário de Finanças João Inácio Barbosa. O titular Henrique Besser segue afastado após um procedimento cirúrgico.

 

GOVERNADOR MOISÉS EM FORQUILHINHA

De acordo com o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) o governador Carlos Moisés (sem partido) estará em Forquilhinha nesta sexta-feira (28). Ele virá assinar a Ordem de Serviço para obras de melhorias e modernização do Aeroporto Diomício Freitas, num investimento de aproximadamente R$ 16 milhões. Também assina o Contrato de Adesão de Forquilhinha ao Programa Plano 1000, que destinará R$ 27 milhões ao município de 2022 a 2026. O evento está marcado para às 14h, no Hall de Entrada do Aeroporto Diomício Freitas, na Rodovia Vante Rovaris, no Bairro Santa Líbera.

 

DÉCIO EM ROTEIRO PELO SUL

O pré-candidato ao governo de SC pelo PT, Décio Lima, esteve na quarta-feira (26) na região Sul. Iniciou o roteiro pelas cidades de Imbituba e Tubarão para conversar com os pré-candidatos do partido e aliados. Estava acompanhado do ex-prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, e de sua esposa, a pré-candidata a deputada federal, Ana Paula Lima e o pré-candidato a deputado estadual, Mateus Madeira. Décio visitou o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Junior, do PSB, e uma visita de cortesia ao prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli e ao Reitor da Unisul Mauri Heerdt.

 

UNIÃO COM PODEMOS

O União Brasil (DEM/SPSL) encaminhou um oficio ao Podemos em que propõe um acordo de aliança pré-eleitoral. Pela proposta encaminhada por Gian Loureiro e Fábio Schiochett, presidente e vice da União, aos membros do conselho político do Podemos, prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt e Paulinho Bornhausen, 5 critérios iriam definir os espaços nesta aliança. O primeiro deles seria as pesquisas eleitorais. O Podemos recebeu o convite e ele está sob análise. A proposta foi bem recebida por parte do Podemos, e não tão bem por outra parte, especialmente pelo prefeito de Balneário Arroio do Silva, Fabrício Oliveira.

 

ACORDO FECHADO

Após reuniões realizadas, a Administração Municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Balneário Arroio do Silva firmaram compromisso nesta semana. Com o acordo feito, o documento com as garantias será enviado na próxima semana para a Câmara de Vereadores. O aumento começa a ser pago em fevereiro, retroativo a janeiro. O prefeito Evandro Scaini (PSD) e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município Thiago da Rosa Camargo, confirmaram o acordo que dará correção de 12% a partir de janeiro de 2022 e a partir de julho mais o percentual de 3% aos servidores.