Search

Amesc tem três pontos impróprios para banho

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga nesta sexta-feira, dia 21, o sétimo relatório de balneabilidade da temporada de verão. Dos 236 pontos analisados na pesquisa 154 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 65,3%. O novo relatório apresentou melhor índice em relação ao monitoramento da semana anterior que apontava 61% de pontos adequados para mergulho.
No extremo sul, há três pontos impróprios para banho em Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. 
O monitoramento da balneabilidade do IMA contempla todo o litoral catarinense e faz parte das ações da Operação Verão Mais Seguro, lançada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, para garantir bem-estar à população durante a temporada.
As coletas são efetuadas em 27 municípios litorâneos, em mais de 100 praias e balneários do sul ao norte.
As equipes fazem as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas. São necessárias 5 (cinco) semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.
“Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré; incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local; parâmetros físicos como a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta; e na sequência o material coletado é conduzido para a pesquisa em crescimento bacteriano no laboratório”, explicou o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.
Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. Os resultados são cadastrados no sistema e atualizados automaticamente no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.