Search

Contas aprovadas do CIS Amesc em 2021; PSL minguou; o imbróglio Câmara de Maracajá; e muito mais

CIS AMESC TEM CONTAS APROVADAS

A pauta da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS AMESC), realizada na manhã desta terça-feira (11), tinha 4 itens. a) Prestação de contas Anual do exercício de 2021 do CISAMESC; b) Discussão da taxa de rateio para o exercício de 2022; c) Parcelamento FGTS; d) Assuntos Gerais.

Dos 16 municípios associados, não participaram apenas os prefeitos de Turvo (Sandro Cirimbelli-PP); de Morro Grande (Keio Olivo-PP); de Passo de Torres (Valmir Rodrigues-PP) que foi positivado para covid-19; de Jacinto Machado (Gaiola – MDB); Maracajá (Aníbal Brambila – PSD); e de Nova Veneza (Géio Frigo- PSDB).

Foram aprovadas as contas do exercício de 2021 do CIS AMESC e definido um valor de rateio entre as Prefeituras para manter o cronograma de cumprimento dos compromissos e para garantir o pagamento do parcelamento do FGTS. A quitação de débitos com fornecedores e prestadores de serviços é o caminho para que o Consórcio possa voltar a ter Certidão Negativa de Débitos (CND) e possa voltar a comprar insumos, se os prefeitos assim o desejarem.

 

 

PSL MINGUOU NA AMESC

O PSL da região do Vale do Araranguá já tem desfiliados o prefeito Evandro Scaini (sem partido); o vice prefeito de Maracajá, Volnei Rocha (sem partido); e o vice prefeito de Balneário Gaivota Jonatã Coelho (sem partido).

Restam ainda Acélio “Teio” Baesso, vice prefeito de Timbé do Sul; e Carlos Scarsanella, vice prefeito de Balneário Arroio do Silva.

O PSL também perde um cargo importante em Maracajá já que a vereadora Edilane Rocha Nicoleite deixou a Secretaria de Administração e Finanças.

Assume a pasta REJANE PEREIRA, ligada ao Progressistas e que era coordenadora de Centro de Educação Infantil.

           

EM PROL DO ACORDO

Como Matias José Matias (PDT) não renunciou à presidência da Câmara de Vereadores de Maracajá, como estava acordado, o vice presidente Alex Cichela (PSD) e o secretário da Mesa, Valmir Pita (PP), deram um passo para ajudar o presidente a manter o acordo. Por ele, o PSD teria 1 ano em 2022, o PDT em 2023 novamente e o PP em 2024.

A operação conta com a entrega de uma carta de renúncia e Cichela e Pita dos cargos. Com isto, fica aberta a possibilidade de um colega de partido, o vereador Rodriguinho da Garajuva (PDT), ser presidente em 2022. Cichela seria o presidente em 2023 e Pita em 2024.

Última cartada para saber se de fato a preocupação era que o PDT não perdesse o comando por 2 anos, como estava combinado.

 

MINOTTO BUSCA REELEIÇÃO

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) reuniu aliados no final de semana em Balneário Arroio do Silva para prestação de contas de seu mandato. Falou das emendas que pode destinar como deputado (R$ 52 milhões) e sobre a conquista com os artigos 170 e 171, que destina bolsas de estudo a estudantes. O governo do Estado destinou R$ 1,3 bilhão de bolsas (130 mil bolsas em Santa Catarina desde 2019).

O encontro serviu para informar que o parlamentar irá disputar a reeleição em sua terceira disputa ao cargo de deputado estadual. Deverá fazer dobradinha na Amesc com vereador de Araranguá, Diego Pires.

Presentes, além de lideranças do PDT como Greyce Copetti, também do MDB, PSL e PSD.

 

POSSIVEIS INTERINIDADES

Em Fevereiro, há expectativa de que alguns vices prefeitos assumam interinamente o cargo no lugar dos titulares. Em Maracajá, Anibal Brambila (PSD), deve abrir espaço para Volnei Rocha (sem partido); em Praia Grande, Elisandro “Fanica” Machado (PP), para Rodrigo Mariani (PSDB); em Balneário Gaivota, Everaldo ‘Kekinha’ dos Santos (PSDB), para Jonatã Coelho (sem partido).

Por ora, em Araranguá, ainda não houve sinalização de César Cesa (MDB) para que Cristiano “Tano” Costa (PSD) assuma.

 

PREFEITOS INTERINOS

Já assumiram o comando em Balneário Arroio do Silva, Carlos Scarsanella (PSL); em Timbé do Sul, Acélio Baesso (PSL); em Jacinto Machado, o presidente da Câmara de Vereadores Enisson Recco (MDB); em Meleiro, Pedro Luiz Shuvartz (PL); e em Santa Rosa do Sul, Pedro D’Ávila (MDB).

 Betinho e Teio Baesso

 

MDB NO COMANDO

Em Passo de Torres, Emerson Cardoso Kijilin “Fom” (MDB) foi eleito presidente da Câmara para o exercício de 2022 com Paulo Miranda Rodrigues, o Paulinho Gaiteiro (PL) como vice presidente, e Lúcio Hespanhol de Souza (PP) como 1º secretário e Ricieri Mengue (PSDB) como 2º secretário.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O prefeito Sandro Cirimbelli (PP) e o vice prefeito Osvaldo Fávaro (PP) farão uma coletiva de imprensa para fazer um balanço do ano de 2021 e projeção de 2022. Será na próxima segunda-feira, dia 17, às 15h30, na sede da AFAR (Associação Realengo), na Rodovia SC-108, bairro São Luiz, em Turvo.

 

MP DENUNCIA PECULATO

O Ministério Público de Santa Catarina denunciou um vereador e um ex vereador e ex presidente do Samae de Urussanga por peculato no âmbito da Operação Hera, por uso indevido de bens público.

 

REURB EM MELEIRO

Programa REURB regulariza mais 23 imóveis do Loteamento Costa e Maia no Bairro Jardim Itália

A entrega das matrículas imobiliárias pela empresa J.A. Serviços de Engenharia ocorreu na noite de segunda-feira (10), no salão comunitário do bairro. A cerimônia de entrega contou com a presença do Prefeito em exercício, Pedro Luiz (PL), municipais, proprietário da empresa J.A. José Arilton Demétrio, presidente do Legislativo, Anderson Scarduelli (PL) e o vereador Antônio Simoni de Oliveira.

 

CULPA DA EQUIPE ECONÔMICA?

Jorginho Mello leva a Brasília solução para evitar descadastramento de MPEs do Simples Nacional. O objetivo do senador é prorrogar via portaria o prazo para regularização de débitos, previsto para o final deste mês, e assim ganhar tempo para derrubar o veto ao novo Refis já na abertura dos trabalhos legislativos em Fevereiro. O projeto permite a renegociação de dívidas com a União no âmbito do Simples Nacional, o chamado Relp.

 

OBRAS NA BR-101 SUL

A CCR ViaCosteira informa seu cronograma de obras semanal a ser realizado entre os dias 10 e 16 de janeiro. Entre as ações a serem desempenhadas pelas equipes da Concessionária estão os trabalhos de permanentes de recuperação de pavimento, manutenção e conservação da rodovia.

Para a execução desses os serviços são necessários bloqueios de faixas e operações pare-e-siga, podendo ocasionar lentidão ou retenção de veículos em alguns segmentos.

 

RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO E REPAROS

Bloqueio de faixa: Criciúma: correções emergenciais localizadas no pavimento entre os kms 392 e 394 – pista sentido norte. Entre 7:00h e 17h; Sombrio: correções emergenciais localizadas no pavimento entre os kms 434 e 436 – pista sentido sul. Entre 7:00h e 17h.

 

CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO

Sem interdição de faixa

Na pista sentido sul e Santa Rosa do Sul no km 448 – na pista sentido norte.

Sinalização vertical e horizontal, limpeza de pista, limpeza, reparo e pintura de obras de arte especiais, limpeza de barreira de concreto e reparo de drenagem, poda de árvores e arbustos, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, defensa metálica, roçada, manutenção de cercas, coleta de lixo e construção das bases fixas.