Search

Amesc continua com três pontos impróprios para banho

O último relatório de balneabilidade do ano e quarto da temporada 2021/2022 – divulgado nesta quarta-feira, 29, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), mostra que 78,8% dos pontos analisados estão próprios para banho no estado.
Na orla da região do extremo-sul, três pontos não estão aptos para receber turistas. Um deles fica na foz do arroio, em Arroio do Silva, outro na foz do riacho, em Balneário Gaivota, e o último no braço do Rio Morto, em Passo de Torres.
Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, o IMA analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos, levando em conta as condições de maré; índice de chuvas nas últimas 24 horas; temperatura da amostra e do ar no momento da coleta; e imediata condução para pesquisa em crescimento bacteriano.
A água é considerada imprópria quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.