Chegada de turistas, junto dos próprios moradores da cidade, foram fator decisivo para adotar medida, além do aumento no consumo de energia
Mais ações foram anunciada para cumprir o protocolo ‘Verão Mais Seguro’ em Florianópolis. Desta vez, a Celesc informou que vai reforçar equipes e estrutura de trabalho para a alta temporada de verão.
Uma série de ações específicas elaboradas para o setor de energia elétrica visam garantir o funcionamento do sistema. Estão nesta lista a contratação de equipes de reforço, realocação de pessoal para áreas de maior movimento, aquisições de transformadores, torres e a ampliação da capacidade das subestações, a companhia vem se planejando durante todo o ano.
A medida foi tomada a partir do cálculo que abrange o crescimento do consumo de energia provocado pelos eletrodomésticos, refrigeradores, sistemas de climatização e aumento de 35% nos temporais, ventanias e descargas atmosféricas no verão. Somado a isso, a chegada de turistas, junto dos próprios moradores da cidade, foram fator decisivo para reforçar os trabalhos.
Trabalhos por SC
A Celesc detalhou que na próxima temporada, serão contratadas mais 10 equipes com caminhões pesados que atuarão nas regiões de Florianópolis, Joinville, Itajaí e Tubarão. As regiões concentram o maior número de turistas.
A frota também contempla 33 caminhonetes novas, com cesto aéreo para atendimento emergencial e tração 4X4 de cabine dupla, distribuídas para todos os Núcleos da Celesc.
A distribuidora também realizará a realocação de equipes leves para as regiões litorâneas, a fim de reforçar a capacidade de atendimento nesses locais.
Também com foco na Operação Verão, foram adquiridos dois novos transformadores móveis (subestações volantes) totalizando um acréscimo de 80 MVA, demanda suficiente para atender a população de municípios como de Porto Belo e Itapema somados, além de mais seis torres modulares para linhas de alta tensão, trazendo um maior dinamismo no restabelecimento da rede em caso de ocorrências na Alta Tensão.
Verão Mais Seguro
A força-tarefa lançada na manhã da última segunda-feira (20), em Florianópolis, pelo Governo de Santa Catarina, conta com investimentos que superam os R$ 100 milhões.
Em uma situação sanitária bem distinta do ano passado – quando foram investidos R$ 134 milhões -, o fluxo de turistas deve aumentar consideravelmente no Litoral catarinense. Com isso, a expectativa é de reforços para suportar a demanda.
As ações do Verão Mais Seguro envolvem 25 setores do Estado, entre eles administração direta e indireta, sob coordenação da Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina).
Fonte: ND+