Search

PSD PÓS KASSAB; APOIOS DO PP A ZÉ MILTON; ARROIO SEM GRANDES EVENTOS; MINISTRO NEGA CORTE NAS BR’S; E MAIS

PSD CATARINENSE PÓS PASSAGEM DO PRESIDENTE KASSAB

O PSD de Santa Catarina vive um momento bem diferente do que nas últimas 3 eleições quando era protagonista. Em 2010, Raimundo Colombo (PSD) foi eleito governador e em 2014 foi reeleito. Em 2018, rachado, ficou na estrada quando tentou eleger o deputado estadual Gelson Merísio (hoje no PSDB). Depois de um mandato fora, o PSD tenta voltar ao comando do Estado, e tem como pré-candidatos o ex governador Raimundo Colombo, Napoleão Bernardes e João Rodrigues. O partido se reuniu segunda-feira (6) em São José com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, com a presença dos 3 pré-candidatos e mais lideranças de todo o estado para tratar dos projetos para as eleições de 2022. Kassab estimulou a disputa nas eleições: “Um partido não existe se não tem participação nas eleições majoritárias […]”. E falou do senador Rodrigo Pacheco, atual presidente do Senado, como pré-candidato à presidência da República pelo PSD. O Partido Social Democrático (PSD) reúne sábado (11) lideranças da AMREC, AMESC e AMUREL para encerramento das atividades de 2021, em Criciúma. Devem comparecer os 3 pré-candidatos a governador, prefeitos, vices, vereadores, suplentes e presidentes do partido nos municípios, deputados Ricardo Guidi e Júlio Garcia.

 

APOIO A ZÉ MILTON

No final de semana, o PP de Praia Grande se reuniu com o deputado estadual Zé Milton (PP) para declarar apoio a sua reeleição. A reunião aconteceu na comunidade da Pintada. O prefeito Elisandro Pereira “Fanica” Machado (PP) estava entre os mais empolgados com a atuação do deputado e fez a abertura do encontro com vereadores, lideranças comunitárias, militantes e simpatizantes do Progressistas. Renan Scandolara, presidente do PP lembrou que o deputado tem sua digital nos investimentos do Governo do Estado e emendas impositivas que ultrapassam os R$ 300 milhões na região (infraestrutura, saúde, agricultura e educação). O vice prefeito Rodrigo Mariani (PSDB), presente ao evento, credita a Zé Milton a conquista da obra da SC-108, ligação a Jacinto Machado. Já o prefeito de Jacinto Machado, João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB), credita a obra ao deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB).

 

ARROIO SEM GRANDES EVENTOS

A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva divulgou uma Nota em que informa que ‘seguindo a portaria da Secretaria de Estado da Saúde nº 1305, de 30 de novembro de 2021, que não permite a realização de eventos públicos ao ar livre com mais de 500 pessoas sem o cumprimento do protocolo Evento Seguro […] infelizmente, os shows no palco principal e eventos de grande porte como o Carnaval, a Arrancada de Caminhões e a Arrancada de Motos não serão realizados pela Prefeitura. […] Ainda de acordo com a mesma nota, eventos de pequeno porte serão mantidos […] seguindo as orientações e os protocolos contra Covid-19. Fica mantida a programação esportiva, Música na Praça e a queima de fogos no Réveillon […] descentralizada e realizada em quatro pontos da orla […].  A chegada do Papai Noel, no dia 17 de dezembro, também será mantida […].

 

HOMENAGEM

Depois de 4 dias de reencontro com colegas engenheiros, Ênio Rosa de Souza (DEM), ex vice prefeito de Araranguá, foi homenageado pelo Conselho Federal e do Conselho Estadual Engenharia de Santa Catarina pelos 50 anos de formado pela primeira turma de Engenharia Civil da UFSC e pelos serviços prestados ao Estado.

 

SEM CORTES NAS BRs

O senador Jorginho Mello (PL) buscou diretamente de Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, a informação correta sobre cortes do orçamento da pasta para as obras da BR-470 e BR-163. O ministro explicou que se trata apenas de remanejamento de valor dentro das rubricas construção para manutenção. Apenas operação normal de orçamento. Nada de cortes.

 

SESSÃO TUMULTUADA

O que era para ser uma discussão por causa da cobrança da carga horária dos professores da Educação Infantil virou uma briga por causa do canil de Meleiro.

De acordo com informações que recebi logo após a sessão da Câmara de Vereadores de Meleiro, houve uma discussão mais ácida entre o vice prefeito Pedro Luiz (PL) e o cidadão Davi Correa, que estava entre o público. A confusão, que precisou de auxílio da Polícia para ser contornada, aconteceu após o uso da tribuna livre por parte de uma representante da causa animal. A ONG ODAM – Organização de Defesa dos Animais, queixava-se da situação dos animais que estão no canil municipal.

De acordo com uma fonte ligada ao Poder Executivo “uma das associadas levantou a voz na galeria e o presidente teve que suspender a sessão e a tirou para fora. […] Após a sessão, ele (o cidadão) começou um bate-boca com o vice-prefeito Pedro Luiz e um dos membros teria empurrado o vice prefeito. O vice prefeito entrou para a Câmara e foi chamada a guarnição da PM e foi lavrado um boletim de ocorrência”.

 

A VERSÃO DO PAÇO

O prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), gravou uma mensagem em vídeo para explicar os projetos enviados à Câmara de Vereadores que mexem com questões tributárias, e que, portanto, precisam aprovação da Casa Legislativa para poder ser aplicada em 2022 (princípio da anterioridade).

O fato é que este pacote está na Câmara de Vereadores e deverá ser analisado minuciosamente.

 

LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO

A Secretaria de Planejamento fez uma parceria com a consultoria da empresa Topocart para elaborar estudos e projetos técnicos com alto nível de precisão e tecnologia avançada, com levantamento prévio de imagens do município para a georreferenciamento da cidade para ações nas áreas de infraestrutura, economia, pessoas, governança, mobilidade, meio ambiente, segurança, saúde, educação, habitação e turismo.

 

DOUTOR HONORIS CAUSA DA UNC

Como reconhecimento pelo empenho pela abertura do curso de Medicina em Mafra, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade do Contestado (UnC), no Planalto Norte. A cerimônia foi na sexta-feira (3), com a presença da reitora Solange Sprandel da Silva e lideranças universitárias.

A autorização para o curso foi concedida em março de 2017 e a primeira turma ocorre em 2023.

 

PAUTA ARMAMENTISTA AVANÇA

Congresso trata da aprovação do relatório sobre o porte de armas na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.  O PL 6438/2019, que é iniciativa do Governo Federal, aborda o porte funcional de arma. Entre as classes englobadas pelo porte funcional estão: advogados, vigilantes, agentes de trânsito, CAC´s, servidores administrativos da PF e PRF, funcionários do IBAMA e Receita Federal, agentes portuários e policiais e membros das Forças Armadas.