Search

Estado divulga nova portaria proibindo grandes eventos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou nesta terça-feira, dia 30, uma nova portaria proibindo a realização de grandes eventos sem controle de público. Se encaixam nessa definição festivais, shows e outros eventos ao ar livre, com estimativa de público de mais de 500 pessoas, e sem condições de implantar o protocolo de Evento Seguro.
Segundo a SES, a portaria foi motivada por causa do alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a disseminação da variante Ômicron, que já teve dois casos xonfirmados no Brasil. Nenhum deles, porém, é em Santa Catarina.

O protocolo do Evento Seguro prevê a entrada de adultos com 18 anos ou mais, totalmente imunizados contra a Covid ou com teste negativo para a doença. Já adolescentes de 12 a 17 anos, devem comprovar terem recebido, ao menos, a primeira dose ou o teste negativo. O uso de máscaras continua obrigatório em todos os casos.

A portaria ainda mantém proibida a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente para a realização de qualquer atividade.

A decisão pode prejudicar a realização dos eventos de réveillon, já que ficaria inviável, conforme a SES, controlar o distanciamento em festas com mais de 500 pessoas.