Search

BOLSONARO AGORA É 22; URUSSANGUINHA OUVIDA NA CÂMARA; MOISÉS ARROIOSILVENSE; PF EM ARARANGUÁ; E MAIS

BOLSONARO, EM 2018, FOI ELEIITO PELO 17, E AGORA É 22

O presidente Jair Bolsonaro se filiou ao PL. Teve que passar por cima dos discursos anteriores em que batia no Centrão para poder se abrigar em um partido político e poder se habilitar a concorrer à reeleição. Na verdade, o presidente já havia dito que ele “é o Centrão”. E teve que se acertar com o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, que chegou a ser preso no chamado “mensalão do PT”, que de fato é o dono do partido. E terá que deixar para trás a famosa cantoria do General Augusto Heleno de que “se ligar Centrão, não sobra um meu irmão”. O fato é que em política não se pode “cuspir pra cima”. O inimigo de ontem pode ser o aliado de hoje e o inimigo de amanhã. O fato é que Bolsonaro deve ter em sua aliança para 2022 o PL, o Progressistas, Republicanos, PTB e mais uma penca de pequenas siglas. Terá a missão de concorrer aliado a partidos que ele jurava querer distância, discurso que ajudou a elegê-lo em 2018.

 

EFEITO 22 EM SC

A pré-candidata a deputada federal Júlia Zanatta (PL) estava lá em Brasília, acompanhou de perto a filiação. O senador Jorginho Mello (PL) foi quem fez o convite e depois das arestas aparadas, garantiu a vida do presidente Jair Bolsonaro para o partido. Ele irá se beneficiar pelo fato de concorrer com o número 22 no peito, mesmo número do presidente. O mesmo deve acontecer com deputados da sigla. Agora é preciso ajustar o time para caber todos os aliados, mas também para atrair parceiros que possam ajudar na construção do projeto de Jorginho ao governo de Santa Catarina. Se Jorginho Mello conseguir ter Progressistas, Republicanos e PTB em sua chapa, fica com um time forte para a disputa de 2022 pelo 22.

 

OBRAS NA URUSSANGUINHA

A 12ª segunda edição do Programa Câmara na Comunidade foi realizada na sede do Poder Legislativo porque o Centro Comunitário da Urussanguinha está interditado. José Carlos da Rosa, popular Neno Fontoura (PSD), foi o vereador anfitrião.

Além da habitual lista de demandas apresentadas pela comunidade, o prefeito César Cesa (MDB) fez um balanço dos 11 meses de governo. Falou os investimentos em Saúde e Educação e voltou a dizer que ainda faltam R$ 3 milhões para complementar os gastos constitucionais com na pasta da educação, que obriga investimentos de 25% das receitas.

César também garantiu a execução de duas obras na Urussanguinha, pavimentação da Rua Capitão Pedro Fernandes e Rua Virgulino de Queirós, ambas em fase de licitação, e a Rua Expedicionário Iracy Luchina, está em fase de projetos e que deve ser totalmente refeita.

 

ALINHAMENTO?

A foto reúne o vice presidente da Câmara de Vereadores, Jair Anastácio (PT) – que assume o comando da Câmara em Janeiro de 2022, vice prefeito Tano Costa (PSD), prefeito César Cesa (MDB) e o líder do governo Neno Fontoura (PSD) é um indicativo do momento atual. Poder Executivo e Poder Legislativo estão alinhados. Por ora, ao menos, o governo do prefeito César tem quase nenhuma oposição.

 

RODÍZIO GIGANTE DO PAULINHO

O vereador Pedro Paulo de Souza (PSD) afirmou à coluna que ficará afastado da Câmara de Vereadores por 8 meses. Fica no mês de Janeiro como titular e abre espaço para os suplentes. Paulinho é servidor da Prefeitura de Araranguá, onde seguirá trabalhando, mas usará o tempo livre do parlamento para se dedicar à campanha à reeleição de Júlio Garcia (PSD) a estadual e Ricardo Guidi (PSD). O primeiro suplente a assumir deverá ser Evandro Conceição (PSD), depois do vereador Mano (PSD), que assumiu na vaga de Samuca (PSD). Paulinho disse que este afastamento deve ajudar a unir o PSD de Araranguá.

 

NOVO CIDADÃO DO ARROIO

Três assuntos merecem destaque na sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva: 1) a queixa do presidente Vanderlei “Lei do Mar Azul” (PSL) sobre a falta de retorno de secretários às ligações de vereadores; 2) a aprovação da Lei Orçamentária Anual para 2022 no valor de R$ 52,5 milhões; 3) e a aprovação do Decreto Legislativo dos 5 vereadores do PSL para tornar o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) com 8 votos dos presentes (ausente apenas Márcio Macan, do PDT). Uma data deverá ser marcada para a entrega do título.

A sessão de encerramento da Câmara antes do recesso acontece em 14 de Dezembro.

 

VESTE A CAMISA DO ARROIO

O prefeito Evandro Scaini (sem partido) e o vice Carlos Scarsanella (PSL) participaram nesta semana de reunião com o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, e o presentearam com uma camiseta da cidade (escrito “Apaixonados por Balneário Arroio do Silva”) evidenciando Balneário Arroio do Silva. 

 

MOISÉS PRESIDENTE

Carlos Moisés da Silva (sem partido) tomou posse como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) na manhã desta terça-feira, 30, em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, em Curitiba. O governador Moisés sucede o governador paranaense Carlos Massa Ratinho Júnior.  O Codesul envolve os 3 estados do Sul e mais Mato Grosso do Sul.

 

CÂMARA NA SERRA DA PEDRA

Sob o comando do presidente Enison Recco (MDB), a Câmara de Vereadores de Jacinto Machado fez uma sessão itinerante na comunidade de Serra da Pedra, que ao longo da história teve 3 prefeitos: Mário Recco, Deoclides Recco e Alcides Saretto (PP).

Desde 2000 foi a primeira sessão em uma comunidade. Antes havia sido feita uma sessão da Câmara na sede da APAE.

O prefeito João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB) pretende fazer uma nova ligação com o Rio Grande do Sul pela Serra da Pedra para dar alternativa além da Serra da Rocinha e da Serra do Faxinal.

 

NOVA OPERAÇÃO DA PF

Em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), a Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação Superação, que deve combater desvios de verbas públicas federais que seriam utilizadas no enfrentamento à pandemia.

Dentre os 12 mandados expedidos, 1 deles foi em Araranguá, após investigação iniciada em 2020 e que apontava a existência de um grupo de agentes públicos municipais que teriam desviado milhões de reais, conforme informações do Portal 4oito.

 

POSSE NO SINDICONT

O contador e advogado Fábio Estevam Machado toma posse dia 3 de Dezembro como presidente do Sindicato dos Contabilistas da Região do Vale do Araranguá. Deixa o cargo o contador de Sombrio Jandir Pereira do Nascimento.

 

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Unesc e Sebrae estarão sexta-feira (2) na sede da Amesc para tratar do Plano de Desenvolvimento da região do Vale do Araranguá.

 

FORMATURA 5.0

O engenheiro civil Ênio Rosa de Souza (DEM), ex vice prefeito de Araranguá participa da quinta-feira (2) a domingo (5) de um evento em Florianópolis para comemoração pelos 50 anos de formatura da primeira turma de Engenharia Civil da UFSC.