Search

“Temos provas”, diz prefeito sobre destruição de peças de Natal

Vândalos atacaram a decoração de natal da cidade de Turvo durante este fim de semana. Peças dos enfeites foram encontradas em Santa Rosa do Sul e até em São João do Sul. Dos 21 bonecos espalhados pela cidade, sete foram vandalizados.
Para evitar que mais personagens sejam estragados, a decoração natalina da avenida municipal foi recolhida na manhã desta segunda-feira, dia 15, conforme relatou o prefeito municipal Sandro Cirimbelli, em entrevista ao programa Conexão Sul, da Rádio Som Maior e Post TV. “Nós tivemos a abertura do Turvo Um Sonho de Natal na sexta-feira, com casa cheia, tudo muito organizado, com o espírito do Natal que no ano passado não tivemos. Fizemos tudo com muito carinho. Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que vieram à Praça da Igreja Matriz”, conta Cirimbelli.
Ainda de acordo com Cirimbelli, a avenida principal da cidade também foi ornamentada e tudo parecia perfeito na sexta à noite. Porém, o espírito natalino parece não ter contagiado todo mundo. “Duas, três horas da manhã, pegaram um boneco e levaram para passear na gruta, no Sombrio, outros, mais raivosos jogaram três bonecos dentro do rio”, continuou. Anteriormente a estes episódios, mais três figuras já tinham sido retiradas e recolocadas pelos vândalos, danificadas.
Cirimbelli garantiu que a Polícia Civil foi avisada e boletins de ocorrência foram confeccionados. “Cabe a nós tomar as providências. Temos imagens de carros parando de madrugada para furtar, temos provas. Para nós é uma decepção. Estamos desde o início do ano conversando com a CDL, fazendo um planejamento para que fizéssemos um belíssimo Natal. Nossa parte nós fizemos”, disse. Nas imagens de câmeras de segurança, é possível ver um veículo Saveiro de cor branca cometendo os furtos.
Ainda conforme Cirimbelli, os crimes têm ocorrido todas as noites desde sexta-feira, e por isso, a retirada das peças na avenida foi necessária para evitar mais perdas. “Isso é dinheiro público. Posso voltar a colocar, mas fui obrigado a retirar, porque eles quebrariam os 21[bonecos]”, completou.
Toda a decoração foi orçada em cerca de R$60 mil, e segundo o prefeito, os suspeitos terão que devolver o valor gasto nos bonecos vandalizados. O crime de dano contra o patrimônio público prevê pena de detenção, de seis meses a três anos e multa.