Search

NO PP, 6 SUPLENTES JÁ ASSUMIRAM; MUDANÇA NO TURISMO DO ARROIO; TENSÃO NAS ELEIÇÕES DA OAB; E MAIS

RODÍZIO QUE SEGUE NO PP: 6 SUPLENTES JÁ ASSUMIRAM

A professora Patrícia Farias (PP) foi empossada na terça-feira (16) e já participou de sua primeira sessão nesta quarta-feira (17). Enquanto Patrícia fica na vaga de Diran Martins (PP) – que se afasta pela segunda vez este ano; e José Paulo Roldão (PP) está na vaga de Jorginho Pereira (PP) – afastado para uma cirurgia – quem deixou a Câmara de Vereadores de Araranguá foram as suplentes Palmira Afonso (Podemos) e Milne Garcia (MDB). Retornaram ao posto Luciano Pires (Podemos) e Lena Périco (MDB).

 

AGORA SECRETÁRIA

A jornalista Itaionara Tramontin Recco Vitor, foi promovida pelo prefeito Evandro Scaini (sem partido) de diretora a Secretária de Turismo, Indústria, Comércio, Agricultura e Pesca. Itaionara é acadêmica em Gestão de Turismo e atuava em Jacinto Machado na primeira gestão de Gaiola Mezzari (MDB). O Arroio teve a ativação do COMTUR, a atualização do Plano Municipal de Turismo, levantamento do inventário turístico, mobilização do Cadastur, e ações que têm estruturado o setor e impulsionado o desenvolvimento do Arroio.

 

MEU JAPA SUSHI

Estreou com o ‘pé direito’ o Meu Japa Sushi, empreendimento que tem a digital de Felipe Darós Xavier e Juliano Jacques. Muita gente passou pela praça de alimentação do Infinity Business Shopping nesta quarta-feira (17) para inauguração da casa, que teve apresentação de música ao vivo. Presença de lideranças locais, empresários, amigos e convidados. O pré-candidato a deputado estadual Marco Antônio Mota (Republicanos) marcou presença junto dos empresários Leno Bacha e Juliandro Jacques e do advogado Leonardo Bacha.

 

SANTA CHUVA

Depois de três dias difíceis em Araranguá por causa de incêndio nas turfas no caminho do Morro dos Conventos, a quarta-feira (17) de chuvas veio como um alívio para reduzir o sufocamento causado pela fumaça.

 

VIOLÊNCIA

Dois professores foram agredidos na ciclovia da ARA-227, que liga Araranguá ao Morro dos Conventos, no domingo (14). Um foi derrubada com a bicicleta e o outro agredido a socos.

 

BALSA PARALISADA

O Departamento Municipal de Trânsito de Araranguá (DEMUTRAN) suspende na sexta-feira (19) a balsa à partir das 19h, devido ao adestramento dos balseiros, e volta a funcionar normalmente no sábado (20).

 

MAL DE ALZHEIMER

O Poder Legislativo Araranguaense aprovou na noite desta quarta-feira (17) um anteprojeto do vereador Jair Anastácio (PT) que cria o apoio às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, bem como aos seus familiares. A sessão contou com a participação de Gabriela Ribeiro Pacheco, gestora da Supera Ginástica para o Cérebro, que reforçou a importância do anteprojeto.

 

INSTITUIÇÃO DO NOVEMBRO AZUL

O vereador Luciano Pires (Podemos) aprovou nesta quarta-feira (17) um projeto de lei que institui no município de Araranguá o “Novembro Azul” para garantir a legalidade e a continuidade das ações preventivas no combate ao câncer de próstata. Projeto de lei segue para a sanção do prefeito de Araranguá, Cesar Cesa.

 

PL PRONTO PARA O PRESIDENTE

Após reunião do PL com os comandantes estaduais convocada por Valdemar da Costa Neto, o senador Jorginho Mello (PL/SC) anunciou que o partido deu ‘carta branca’ ao presidente do partido para receber Jair Bolsonaro (sem partido) nas condições dele. Ou seja, sem empecilhos nos estados.

 

FATOR BORNHAUSEN

O Podemos, que recém filiou o juiz Sérgio Moro e o lançou como pré-candidato a presidente da República, tem um embaixador importante em Santa Catarina: o ex governador Jorge Konder Bornhausen. O filho dele, Paulinho Bornhausen, apontou o caminho do partido:

“Sou candidato a senador. Não serei suplente de ninguém. Estaremos na majoritária com uma das 3 posições. Sem suplência. Só depois de Abril saberemos como os partidos poderão escalar seus times e em companhia de quem. Se formos em chapa pura ainda faltará um nome. Se formos coligados, o partido escalará o seu representante. Ao seu tempo”.

 

PRÉ-ISOLAMENTO

O PL está se recompondo para receber Bolsonaro; o Republicanos foi convidado a estar na aliança Novo Brasil / PSD / Podemos; o PSC se reuniu com Jorginho Mello (PL) e com Dário Berger (MDB). Carlos Moisés (sem partido) corre sério risco de não ter partido para buscar a reeleição.

 

PSB MONTA TIME

Enquanto aguarda a posição de Jorge Boeira (PP), o PSB catarinense abre temporada de congressos municipais. Inicia em Campo Erê (19), Guarujá do Sul e São Miguel do Oeste (20/11) e encerra em 20/2/2022. Eleição de Diretórios Municipais e nominata de candidatos a deputado estadual e deputado federal estarão em pauta. 200 delegados deverão estar no Congresso Estadual de 12 a 13/03/22.

 

TEM QUE TIRAR MULHERES

OAB/SC acata pedido da chapa 4 e determina que chapa 2 reduza o número de mulheres. A candidata Vívian de Gann (chapa 2) disse que vai atender a decisão, mas lamentou que pedido tenha partido de outra mulher, no caso da candidata Cláudia Prudêncio (chapa 4). Alegação é que ao incluir mais mulheres que homens na nominata, a Chapa 2 feriu a regra da paridade eleitoral da entidade – foram registradas 51 mulheres e 42 homens.

 

ALESC E OS 30 ANOS DA EPAGRI

Em solenidade que acontece quinta-feira (18), 19h, no plenário Osni Regis, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, acontece homenagem às três décadas de fundação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), que é 21/11. A sessão especial é indicação do deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc, Zé Milton Scheffer (PP). A sessão contará com a presença da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, e diretoria, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, companhias, cooperativas e entidades ligadas ao agronegócio e pesquisa agrária.

 

REVISÃO DO CÓDIGO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE

A FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá), esteve presente nesta última sexta-feira (12), na Audiência Pública realizada pela comissão mista da Assembleia Legislativa responsável pela elaboração da proposta de revisão do Código Estadual do Meio Ambiente. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Içara com o deputado estadual José Milton Scheffer (PP) como moderador. A audiência buscava ideias para a construção de uma legislação ambiental mais moderna e aplicável, principalmente, voltada para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina.

 

CANCELADO DEBATE NA OAB (Vídeo)

O candidato a presidente pela chapa 3, Gabriel Kazapi, lamenta o debate que seria realizado pelo SBT para ir ao ar sábado (20).