Search

PL EM MOVIMENTO; APOIO DO TIO; VETO À POBREZA MENSTRUAL; RODÍZIO DOS PARTIDOS NA CÂMARA; E MAIS

FOTO DE CAMPANHA?

Depois do anúncio da prefeita Dalvânia Cardoso (PP) em evento do PL de que iria apoiar a candidatura a deputado estadual de Márcio Búrigo (PL), o Partido Liberal busca faturar com foto posada de outras autoridades do Progressistas. Posaram lado a lado, o senador Jorginho Mello (PL); o secretário Nacional da Pesca e Aquicultura Jorge Seif; vice-prefeito de Tubarão e pré-candidato a deputado federal, Caio Torkaski (PL), e o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP). O registro é de sexta-feira (8), no município de Armazém, na Amurel, durante em um encontro de psicultores. Cogitou-se, é claro, a possibilidade de o prefeito de Tubarão compor como vice na chapa de Jorginho Mello (PL) em 2022, o que é bem difícil já que Torkaski foi para o PL com o aval de Ponticelli e promessa de apoio do prefeito à candidatura. Para Ponticelli concorrer é preciso que renuncie ao cargo para Torkaski. Os dois não irão para a disputa. Seif (PL) é cogitado para ser candidato ao senado na mesma chapa. Jorginho Mello quer ser o candidato a governador de Jair Bolsonaro (sem partido) e discute filiação no Progressistas.

 

FAMÍLIA SALVARO

O empresário Henrique Salvaro costumar apoiar seus parentes nas eleições proporcionais. Não deve ser diferente em 2022. Ele irá apoiar a pré-candidatura de Márcio Búrigo (PL). Foi o que ficou ajustado em uma conversa entre ambos sábado (9). O apoio do tio Henrique foi após a retirada da pré-candidatura do sobrinho, Cleiton Salvaro (PSDB). O empresário é casado com Iolanda e pai de Sandra Salvaro, primas da mãe de Márcio. “Ele vai e apoiar nossa caminhada. Foi no escritório dele onde me chamou para me dar essa bela notícia. A esposa dele é minha prima. Continua apoiando familiares”, disse Márcio à coluna.

 

DE OLHO EM 2024

O ex vice prefeito de Morro Grande, Eduir “Poka” Marcello, ex Progressistas, se filiou ao Partido Liberal.

 

SEDE PRÓPRIA PARA APAE

A Prefeitura de Balneário Gaivota recebe R$ 2,5 milhões para construção da sede da Associação de Pais e Amigos dos excepcionais – APAE, convênio do Governo do Estado. Foi um pedido do deputado estadual Zé Milton (PP) e da bancada de vereadores progressistas. Em 2018, o município doou o terreno para abrigar a construção para a entidade, hoje presidida pela ex vereadora Cida Scheffer.

 

ANIVERSARIANTE

A sabatina de sexta-feira (8), foi sobre os 32 anos de Sicoob Credisulca. Falaram o presidente Romanin Dagostin, Graceline Pescador Savi e Gabriel Pedroso.

 

POBREZA MENSTRUAL 1

Depois da polêmica, envolvendo a suspensão do apoio da Assembleia de Deus à candidatura à reeleição da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), mais uma vez a parlamentar volta ao centro dos debates. Desta vez, por causa do anúncio de veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto apresentado com pompa e cantado em verso e prosa pela parlamentar, que destinaria R$ 50 milhões para mulheres de baixa renda. O Projeto de Lei (PL) 1.664/2021 aprovado na Câmara dos Deputados, de autoria de Geovânia de Sá, que amplia a distribuição de absorventes higiênicos, gratuitamente, às mulheres em situação de vulnerabilidade social, com distribuição adequada às necessitadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), recebeu sinal de veto.

Coube ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (União Brasil), dizer que havia tendência de derrubada do veto presidencial. Confusão na certa. O presidente foi aconselhado a vetar o Projeto sob a alegação de trata-se de matéria financeira, de competência exclusiva do Poder Executivo. Coube à Damares Alves, ministra da Mulher e da Família, tentar explicar o inexplicável para ajudar o chefe. Os defensores do presidente lembraram que Fernando Haddad (PT) também havia vetado projeto semelhante no município de São Paulo quando era prefeito.

 

POBREZA MENSTRUAL 2

O PL 1664/21 e mais 14 projetos foram apensados ao PL 4968/2019, que prevê o fornecimento de absorventes a estudantes de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio. Com o projeto de Geovania de Sá, a distribuição dos absorventes higiênicos a todas as mulheres em situação de vulnerabilidade. O Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual visa proteger mulheres que não tem condições de comprar absorventes. De acordo com a deputada “a ideia é permitir que elas não precisem recorrer a métodos inseguros para conter o sangue, como trapos, papel higiênico, folha de jornal e até sacolas”.

 

RODÍZIO NA CÂMARA DE ARARANGUÁ

Nesta tarde de sexta-feira (8), às 18 horas, o PSD abre seu primeiro espaço para suplente. Marcos Pereira da Silva, o Mano (PSD), assume por 30 dias em lugar de Samuel Nunes, o Samuka (PSD). A Câmara de neste momento tem como suplentes Arlete Pereira da Luz (PP) – na vaga de Márcio Tubinho (PP); e o professor Daniel Bronstrup (PDT), na vaga de Nelson Soares (PDT).

 

DIA 15 DE OUTUBRO

Tem mais duas posses marcadas para esta data. O presidente Diego Pires (PDT) irá dar posse à suplente Milene Garcia (MDB), que assume por 30 dias na vaga da vereadora Maria Helena Périco (MDB); e Palmira Afonso (Podemos), que substitui ao titular, Luciano Pires (Podemos). No Progressistas, também deve assumir nos próximos dias a suplente professora Patrícia Farias (PP), com o afastamento do vereador Jorginho Pereira PP). Ela será a quinta suplente a ser prestigiada pelo partido que tem ainda os ex vereadores Paulo Roldão e Jacinto Dassoler.

 

OUTUBRO COM CINCO SUPLENTES

Em resumo, no mês de Outubro, 5 suplentes estarão na Câmara: Daniel Bronstrup (PDT) na vaga de Nelson Soares (PDT); Mano Pereira da Silva (PSD) na vaga de Samuel Samuka Nunes (PSD); Milene Garcia (MDB) na vaga de Lena Périco (MDB); Palmira Afonso (Podemos) no posto de Luciano Pires (Podemos); Patrícia Farias (PP) na vaga de Jorginho Pereira (PP). Arlete Pereira da Luz [PP) deixa o posto e volta Márcio Tubinho. (PP);

 

JÁ ASSUMIRAM MANDATO

Quem ocupou vaga com vereador até agora foram os suplentes: Ozair Banha da Silva (PT); Sayonara Araújo (PT); Suzi Becker (PP); Bruno Guimarães (PP); Luiz Henrique Ramos (PP) e Fernando Serrano (PL).