Search

Ermo: Paulinho avalia 9 meses de governo, fala dos projetos, obras e investimentos

O prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia, o Paulinho (MDB), passou pelos estúdios da Post TV na manhã de sexta-feira, 1º de Outubro, onde concedeu entrevista ao Programa Conexão Sul, transmitido ao vivo, simultaneamente pela página do portal e também pela Rádio Som Maior FM.

Acompanhe os principais momentos da entrevista:

De acordo com o prefeito Paulinho, neste início de governo (9 meses), existem 27 projetos em andamento no município e já foram executados 4 km de pavimentação na região de Morro do Ermo.
O município trabalha para implantar um parque Industrial; e está recebendo uma usina de queima de lixo na entrada do município para negociar o recebimento de material descartável de toda a região.
O município tem uma grande empresa, a Bendo Alimentos, que já tem faturamento de R$ 600 milhões e estima faturar R$ 1 bilhão em 2022.
A administração de Ermo segue como uma das folhas de pagamentos proporcionalmente mais baixas da região, com 37% a 38% de comprometimento com gastos com pessoal. Ermo conseguiu liminar para pagar a reposição dos servidores, 3,6%, autorizado pela Câmara de Vereadores no final de 2020, apesar da Lei Federal do Congelamento de Gastos.
O município é comandado por uma aliança entre MDB, PP, PSD e PSL (grupo que está acertado para ir para o PTB), que manteve no poder Aldoir “Zica” Cadorin (PSD) por 2 mandatos e agora Paulinho em sua primeira gestão. Com Zica, o MDB foi vice (Donato Della Vecchia in memorian) e o PP apoiou a chapa.
Em 2020, o PSD deu apoio a Paulinho (MDB) para prefeito e Edson Bafinho (PP) para vice. O sucessor de Zica conseguiu manter maioria na Câmara de Vereadores, com 6 vereadores eleitos contra 3 da oposição.
Ermo completou 28 anos de emancipação dia 19 de Setembro, mas a fundação foi em 29/12. Neste período, foram prefeitos Altamiro Schmidt (MDB) – 1997 a 2004; Marquinhos Leone (DEM/PSD) – 2005 a 2012; Zica Cadorin (PSD) – 2013 a 2020; e Paulinho Della Vechia (MDB) – 2021 a 2024.
O prefeito Paulinho falou do falecimento em menos de 3 meses de seu pai, Donato Della Vecchia (MDB) – que sofria de Allzheimer; e do sogro, ex prefeito de Turvo, que lutava contra um câncer.
Falou ainda do período de enfrentamento da pandemia e da retomada das aulas no setor da Educação. Lembrou ainda que a estimativa de mortes por covid-19 era de 50 óbitos, mas a realidade foi de apenas 5.
Ermo irá retomar as festividades aos poucos, com realização da Festa do Colono no final do ano. Haverá abertura do Natal Verão dia 18 e Festa dia 19/12.
O prefeito recebeu, na tarde desta sexta, um automóvel para o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, com recursos do Ministério da Cidadania, em evento da Fiesc pelos 1.000 dias do governo federal.
Entre as obras de infraestrutura deve sair a Rodovia dos Imigrantes, de Morro do Ermo e Vista Alegre, que cria um corredor turístico. Em parceria com o prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), o prefeito Paulinho (MDB) busca no Governo do Estado para pavimentar 14 km entre Ermo e Araranguá (estrada Taquarussu, Barra do Jundiá, Itopaba) na margem leste do Rio Itoupava. Este foi nos anos 1700 o chamado Caminho dos Tropeiros.
6 km desvio
Sobre a Federalização da Rodovia SC-285 (Araranguá, Ermo, Turvo e Timbé do Sul), a Amesc está buscando junto ao DNIT, enquanto o governo do Estado trata da questão. O prefeito estuda um anel de contorno viário de 6 km entre Turvo e Jacinto Machado.
Paulinho disse que a ida de Carlos Moisés o MDB seria bem vinda, até porque o governo está dando atenção ao Sul do Estado, mais do que outros governadores do passado.